A imagem que se tem de um estacionamento é de um deserto vazio e árido, eventualmente povoado por carros, como nos entornos de shoppings e hipermercados. Edifícios-garagem, por sua vez, sugerem estruturas bizarras, com única função de abrigar veículos. Pois bem, nem sempre é assim quando da tarefa se encarregam arquitetos competentes.
No cruzamento da Collins com 7th, em Miami (South Beach) encontra-se o Ballet Valet Parking: uma reciclagem (ou ‘retrofit’ extensivo) de quarteirão onde prédios históricos art deco tiveram sua parte fronteira recuperada para uso comercial, e o seu interior dedicado à edifício-garagem com 650 vagas.
O Arquitectonica utiliza 3 tipos de vegetação ancoradas em estrutura de suporte como revestimento, camuflando e protegendo os carros e, ao mesmo tempo, oferecendo ao entorno prédio de imagem natural e agradável. Trata-se de exemplar intervenção, com os passeios animados pelas lojas e os carros retirados das vias públicas, abrigados de maneira decorosa.
Já nas mãos da dupla Herzog e de Meuron, o programa “carros + lojas” é tratado de forma a exaltar uma estrutura, elevada a estado da arte, na espetacular promenade comercial Lincoln Road, próximo ao exemplo anterior. Detalho um pouco mais aqui.
Espaços abertos para carros, lojas e eventos…
…e Arquitetura com maiúscula. Interpretação de programa brilhante…
… sem esquecer, é claro, que a interface com o domínio público – a calçada – deve ser resolvida com atividades de comércio e serviços, animando-o e pelo menos ali afastando o fantasma dos shoppings centers ubíquos, medíocres e alienantes. Viram? Quem disse que edifício garagem é “feio”?
Blog do Eduardo Galvão
Publicado sob licença.
Categorias:Arquitetura | Urbanismo
Esse edificio garagem que o GersonLondon enviou ficou show. Ótimo projeto.
Um dia chegaremos lá Marcelo, estou fazendo a minha parte.
Para deixar claro, não se trata de fazer prédios apenas ‘bonitos’, mas que vão além disso e que efetivamente contruibuam para a construção de uma cidade melhor. As calçadas animadas são a solução reconhecida mundialmente como o principal antídoto contra a criminalidade.
Vejam por exemplo (até farei um post a respeito) a quadra da Anita junto à Francisco Petucco, com lojas e estacionamento (enjambrado, mas mesmo assim útil) na frente: sempre com movimento, gente, VIDA. Já na Francisco Petucco, entre Anita e Plínio, são 400 metros de muros e cercas…trata-se de um urbanismo maléfico, burro, retrógrado.
Por que não INCENTIVOS à atividades comerciais ao longo dos passeios, hoje destinados a recuos de jardim que não tem jardim?
Acho que o Eduardo Galvão está exigindo demais de uma cidade que conseguiu produzir um camelódromo como o nosso.
Existe um estacionamento assim, cheio de folhagens, ao lado do Iguatemi Corporate. Só que fica escondido numa rua lateral e quem passa pela Nilo mal percebe.
É verdade Rafael. Aqui ta ele, em fotos minhas:
Eu ainda prefiro estacionamentos subterrâneos.
Eu ja havia publicado e sugerido algumas imagens dos estacionamentos do aeroporto de Barcelona….algo que varios shoppings e o aeroporto de POA deveriam seguir…..algo simples, nao muito caro e que da uma certa “leveza” a qualquer local….
mas eu sei que e’ pedir demais para a Capital da Provincia!
http://www.gkdmetalfabrics.com/projects/barcelona_airport_parking_garage.html
Toooooooooma