Simples e eficaz -atualizado

Dois exemplos de simplicidade e eficácia para dois problemas desta cidade.

1. As cercas de ferro que cercam nossas casas e prédios. Existe coisa mais feia que casa após casa cercada de grades despadronizadas?

Numa passada por Santiago via Streetview Airlines, me deparei com essa rua. As casas são todas cercadas por grades ou muros altos, mas tu não percebe nada porque são cobertas de cerca via e trepadeiras. Que diferença.

Atualização: Para os que reclamaram que trepadeiras escondem a casa dos bandidos. Alguns arbustos baixinhos já suavizam substancialmente a feiura das grades.

2. A segunda foto mostra paredões em Filadélfia, EUA. Porque não fazermos o mesmo nos paredões encardidos do centro?  (claro que o mobiliário urbano ajuda MUITO, como os postes de iluminação antigos (que eu adoro!), as árvores, o asfalto bom e a calçada larga e clara )

Simples e eficaz.



Categorias:Outros assuntos

21 respostas

  1. Empenas cegas são a maior tragédia urbana do Centro de Porto Alegre .

    Curtir

  2. Pena não podermos viver sem as grades… Aqui bandido fica solto e o cidadão de bem aprisionado…

    Curtir

  3. Estive semana passsada em Porto Alegre com um amigo Irlandes. Como é perigoso pegar o Linha Turismo. O bus passa por cada fio eletrico de telefone que poderia matar alguem no segundo piso. Alem de dar um aspecto horrivel a cidade.

    Curtir

  4. Marcelo nao foi muito feliz nesse exemplo de Santiago. Ninguem quer ver ruas com mini-penitenciarias cercadas de muros como se ve em outras capitais de fora do RS. Prefiro as grades. E, sim, muito arbusto acaba servindo de esconderijo de bandido; ninguem vai querer ser surpreendido chegando em casa ‘a noite. No Brasil, tem-se que pensar nisso tambem.

    Curtir

    • Mês passado tive uma amiga dinamarquesa visitando e ela ficou espantada com os aspecto inóspito de prisão das nossas casas. Arbustos na frente,mesmo que baixos, amenisariam muito o problema (ver montagem acima).

      PS: Se as grades (junto com os muros) fossem todas padronizadas, mesma altura, cor, etc também melhoraria o aspecto.

      Curtir

    • Bom, entre muro e grade, prefiro muro, porque grade dá impressão de presídio. Já um muro bem caprichado tem aspecto melhor. MAS o melhor seria nao ter muro nem grade. Como não é possível nesse país, então um muro coberto de hera, ou grades com muitos arbustos. O principal é suavizar esse horror de muros e grades com plantas, árvores, flores. E um mínimo de padronização na rua. Minha opinião.

      Curtir

      • O que acontece em Copenhague e outros locais da Europa e’ que eles tem um murinho em frente de casa e ai, em volta e em cima, ha’ esses arbustos em forma de muro, que os moradores sao bem cuidadosos em aparar regularmente. Visto de longe parece um muro mesmo, mas esses muros “plantados” nao servem para seguranca la’ na Europa, eles servem para que as pessoas que estao caminhando na rua nao fiquem olhando pra dentro da casa dos outros. E’ uma questao de mera privacidade. Na maioria dessas casas, a sala da TV fica em frente ao passeio publico. Ou seja, nao e’ como no Brasil, em que ha’ um muro de 3 metros para seguranca, onde, entao, o pessoal planta trepadeiras em cima. Nao sei em que tipo de muro esse exemplo de Santiago se encaixa. Quando eu digo que prefiro grades, estou imaginando que a outra opcao e’, justamente, o muro de 3 metros. Claro que o ideal seria outro.

        Curtir

      • Presídio pra mim é isso: http://goo.gl/maps/dlZRy. Grande nem se compara com presídio. Bairros-presídio são os paulistas: http://goo.gl/maps/7YqCG. Plantas melhoram o ambiente se for um meio-termo como nessa casa: http://goo.gl/maps/1IxAt

        Curtir

  5. Bah, ta louco, é horrivel, prefiro bem mais as grades normais, mas sem aquelas cercas que mais parece zona de guerra que colocam em alguns lugares.

    Eu gosto de ver a arquitetura das casas, os prédios e tudo mais.

    As melhores cercas são as de vidro… mas são bem caras..

    Curtir

  6. Marcelo Bumbel, plantas são sempre bem-vindas, mas são poucos que a utilizam como parte da “segurança” de uma residência. Você é um desses que utilizam plantas junto à grade ou apenas está falando (escrevendo) porque é mais fácil falar do que fazer?

    Curtir

  7. Deveriam botar cerca elétrica no meio dessas árvores. Se o bandido tentar pular… ninguém mandou.

    Curtir

  8. Honestamente acho que poderias achar alguns lugares com cercas como as de Santiago aqui em POA também, talvez na Assunção ou Morro do Osso.

    Curtir

  9. Também gosto das de vidro. A maioria não poder/não quer manter cercas vivas.

    Curtir

  10. Depois que tu vê o resto do país dominado por muros altos e ruas claustrofóbicas, tu percebe como o uso de cercas é uma solução superior. Muros verdes são quase equivalentes aos muros normais, já que impedem a visão da casa e devem ter o mesmo efeito de atração de bandidos, já que não deixam quem está do lado de fora enxergar o que está havendo no lado de dentro. Como sou ligado à arquitetura, melhor que cerca, pra mim, só muros de vidro (tem alguns em Porto Alegre) ou casas sem cerca ou muro nenhum.

    Curtir

  11. O problema é que a cerca viva diminui a eficácia da cerca, acredito eu, pois tem mais lugar para para se apoiar. Outro problema é a manutenção, se não podar vira floresta.

    Eu gosto das cercas de vidro… quase não dá para perceber sua existência

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: