Vou pegar carona no post abaixo de Barcelona e transportá-los agora mais ao norte à capital da Espanha. Valdebebas é um projeto de desenvolvimento urbanístico na parte norte do município de Madrid. A singularidade deste novo distrito, com milhares de edificações em construção, é a combinação de usos: residenciais, escritórios, shoppings, hotéis, centros de lazer e instalações públicas e uma grande conectividade a redes de transportes públicos. Quando pronto ele vai acolher cerca de 12,500 casas de apartamento e uma população de 40.000 habitantes.
Quando me deparei com este projeto em construção me lembrei que a Espanha está na M. Que nossa economia ultrapassou a deles. Mas o que mais me chocou foi, da mesma maneira que as fotos das ciclovias de Boston, a esmerada qualidade no acabamento, no incrível bom gosto paisagístico, na preocupação quase fanática pelos detalhes, pela perfeição, pelo esmero e a qualidade.
Este post irá ser o primeiro de três, pois as fotos são muitas. Novamente, espelhamo-nos! (Clique para ampliar)
Uma vista geral
Um render de com será um trecho, quando pronto. Não existe arranha céus ou high rises, mas notei uma preocupação de fugir um pouco dos pombais
O projeto paisagístico, à direita, será esmiuçada mais adiante
A quantidade de árvores plantadas aqui é estonteante
Os detalhes, os detalhes
Ciclovia: árvores darão sombra no verão aos ciclistas
Detalhes: bebedouros e paisagismo
Isso não é um paisagismo qualquer
Categorias:Arquitetura | Urbanismo
Se Porto Alegre quisesse enfrentar o déficit habitacional, poderia adotar soluções realmente planejadas e ordenadas, como esse tipo de projeto urbanístico; além de reativar edifícios privados/públicos abandonados/subutilizados.
Mas o que se vê é projeto Minha Casa Minha Vida indo cada vez para o Extremo Sul, onde não há e não chegará tão cedo infraestrutura adequada.
ok