Os portugueses nos ensinam o que é “revitalização” com o projeto – já entregue, da revitalização da Praça de Lisboa, localizada no centro da cidade do Porto. É o que se pode dizer de um projeto inovador e surpreendente. Os arquitetos responsáveis pela obra decidiram tirar a praça do chão, literalmente. Os especialistas criaram ali uma espécie de shopping, urbanizando ainda mais a região, mas se valeram dos diferentes níveis topográficos da praça para suspender o jardim e colocá-lo em cima do teto das lojas, transformando em um ambiente natural ideal para se apreciar nos dias estressantes. Comprove as imagens.
Clique para ampliar
Antes
Depois
Bem que queria algo assim no terminal dos bondes ao redor do chalé. (Sonha…)
Categorias:Outros assuntos
Aproveitando o post… exemplo de aproveitamentos de viadutos:
Berlim:

Viena, Áustria

Buenos Aires Argentina:

Wuppertal, Alemanha

Campos, RJ:

Realidade Brasileira:

CurtirCurtir
Perfeito…pq nao aqui????
CurtirCurtir
A foto de Buenos Aires não abriu pra mim, mas se for o que eu estou pensando, vi dois viadutos com soluções interessantes.
Um deles tinha um restaurante que me parecia ser de um bom nivel (só carro de luxo deixando o pessoal para se alimentar), e o outro fizeram um chafariz na parte de baixo.
Baita solução para dar vida para a parte de baixo dos viadutos, e tirar os mendigos.
CurtirCurtir
Hmm o site em questão está bloqueando hotlinks. Reupei a imagem pra outro host e corrigi os links.
CurtirCurtir
E se tivessem tb essa mesma visão para o viaduto Otávio Rocha em relação as lojas que poderiam ser instaladas…Marcelo bumbel, nao tem como você fazer um projeto que envolva lojas bacanas, restaurantes e iluminação e apresentar aqui no blog para nós. Me da uma agonia ver o viaduto naquele estado.
CurtirCurtir
@ Francisco: Eu conheci essa praca(ao lado da torre dos Clerigos) quando estive na cidade do Porto…..ela fica num “buraco” e ja possuia lojas e bares na sua versao antiga(area mais escura da parte inferior da foto 1). Eles simplesmente desmancharam uma estrutura que ja estava antiga e desgastada por uma mais moderna e arejada. O antigo local era “arido” e sem vida….o novo possui uma cobertura verde bela e harmoniosa que certamente deu um “up” na regiao.
……mas tem gente que e’ cega e so sabe ser contra “lojas e shoppings”….. Va entender!
CurtirCurtir
É que lojas e shoppings aqui no Brasil normalmente significam coisas como o Shopping Walig ou o Barra Sul, um enorme bloco de concreto e vidro, com um estacionamento pavimentado enorme em volta, e quase nenhum verde.
CurtirCurtir