Revitalização à portuguesa

Os portugueses nos ensinam o que é “revitalização”  com o projeto – já entregue, da revitalização da Praça de Lisboa, localizada no centro da cidade do Porto. É o que se pode dizer de um projeto inovador e surpreendente. Os arquitetos responsáveis pela obra decidiram tirar a praça do chão, literalmente. Os especialistas criaram ali uma espécie de shopping, urbanizando ainda mais a região, mas se valeram dos diferentes níveis topográficos da praça para suspender o jardim e colocá-lo em cima do teto das lojas, transformando em um ambiente natural ideal para se apreciar nos dias estressantes. Comprove as imagens.

Clique para ampliar

Antes

prac3a7a_de_lisboa

 

Depois

mercado_actual

fotografia

8588807711_229a562ff1_c

Bem que queria algo assim no terminal dos bondes ao redor do chalé. (Sonha…)



Categorias:Outros assuntos

Tags:

24 respostas

  1. Aproveitando o post… exemplo de aproveitamentos de viadutos:

    Berlim:

    Viena, Áustria

    Buenos Aires Argentina:

    Wuppertal, Alemanha

    Campos, RJ:

    Realidade Brasileira:

    Curtir

    • Perfeito…pq nao aqui????

      Curtir

    • A foto de Buenos Aires não abriu pra mim, mas se for o que eu estou pensando, vi dois viadutos com soluções interessantes.

      Um deles tinha um restaurante que me parecia ser de um bom nivel (só carro de luxo deixando o pessoal para se alimentar), e o outro fizeram um chafariz na parte de baixo.

      Baita solução para dar vida para a parte de baixo dos viadutos, e tirar os mendigos.

      Curtir

      • Hmm o site em questão está bloqueando hotlinks. Reupei a imagem pra outro host e corrigi os links.

        Curtir

  2. E se tivessem tb essa mesma visão para o viaduto Otávio Rocha em relação as lojas que poderiam ser instaladas…Marcelo bumbel, nao tem como você fazer um projeto que envolva lojas bacanas, restaurantes e iluminação e apresentar aqui no blog para nós. Me da uma agonia ver o viaduto naquele estado.

    Curtir

  3. @ Francisco: Eu conheci essa praca(ao lado da torre dos Clerigos) quando estive na cidade do Porto…..ela fica num “buraco” e ja possuia lojas e bares na sua versao antiga(area mais escura da parte inferior da foto 1). Eles simplesmente desmancharam uma estrutura que ja estava antiga e desgastada por uma mais moderna e arejada. O antigo local era “arido” e sem vida….o novo possui uma cobertura verde bela e harmoniosa que certamente deu um “up” na regiao.
    ……mas tem gente que e’ cega e so sabe ser contra “lojas e shoppings”….. Va entender!

    Curtir

    • É que lojas e shoppings aqui no Brasil normalmente significam coisas como o Shopping Walig ou o Barra Sul, um enorme bloco de concreto e vidro, com um estacionamento pavimentado enorme em volta, e quase nenhum verde.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: