Está em construção no RS o maior parque eólico da América Latina

Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul está construindo, com apoio do Governo Federal, o maior complexo de energia eólica da América Latina, que vai gerar mais de 550 megawatts (MW) de energia, o suficiente para abastecer uma cidade com 3,4 milhões de habitantes.

São três grandes parques eólicos em obras, dois deles contam com investimentos do PAC 2: o Parque Eólico Geribatu (Santa Vitória do Palmar) e o de Chuí (Chuí). O terceiro é o de Hermenegildo, também em Santa Vitória do Palmar.

Toda a energia produzida pelas eólicas do Rio Grande do Sul será conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por uma linha de transmissão de 500 quilômetros de extensão. A linha já está sendo construída entre Santa Vitória do Palmar e Nova Santa Rita.

Hoje, a energia dos ventos é responsável por apenas 2,2% do total fornecido pelo parque gerador elétrico brasileiro. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) aponta que as usinas eólicas em operação no país geraram 1,3 GW em junho deste ano, 141% a mais do que no mesmo mês de 2013 (539 MW ? que equivalia a 0,9% do total).

Affonso Ritter



Categorias:Energia, Energia Eólica

Tags:, , ,

4 respostas

  1. Com 7,000 km de litoral, serão bilhōes de watts!!!

    Curtir

  2. Obra do governo federal.

    Curtir

  3. TUDO QUE È MAIOR E MELHOR VEM DO RS!
    (ironia)

    Curtir

  4. Coisa boa.
    Ta ai uma coisa que cria um impacto visual, mas, na minha opinião, um impacto positivo, é incrível ver essas maquinas de longe e de perto.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: