Chafariz da Praça Dom Sebastião se transforma em canteiro ajardinado

O famoso chafariz da Praça Dom Sebastião, no centro de Porto Alegre, onde estavam situadas as 4 estátuas personificando os grandes rios da bacia do Guaíba: Cahy, Gravatahy, Sino e Jacuhy, conforme a grafia antiga na sua base, chafariz este o qual constituía-se como o primeiro monumento comemorativo a ser instalado ao ar livre no Rio Grande do Sul,  agora é um bonito jardim com folhagens.

As estátuas, atualmente, estão instaladas no jardim da Hidráulica Moinhos de Vento.

Foto: Gilberto Simon (05/12/2014)

Foto: Gilberto Simon (05/12/2014)

O Chafariz originalmente.  Foto: Gilberto Simon

O Chafariz originalmente. Foto: Gilberto Simon



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

16 respostas

  1. gostaria de corrigir de certa forma o que eu escrevi. disse que o jardim era bem feito e que as estátuas finalmente estavam salvas, mas não disse que também acho um absurdo secar as nossas fontes. concordo 100 por cento com o que disse o josé truda palazzo jr.

  2. Em todo o resto do mundo, água em movimento faz parte da construção da paisagem urbana, dos parques e praças. Mas aqui em Banânia “dá trabalho” e o “administrador” municipal burro, venal e incompetente odeia ter trabalho. Soca uma folhagem ordinária lá que é melhor, e de dois em dois anos manda capinar.

    • Concordo contigo, mas na minha opinião a população local obviamente não todos mas uma parcela significativa possui uma cultura de menosprezo ao espaço público que realmente destoa do restante da região Sul, bem na linha da mais pura falta de educação, aí juntando-se a esta corja de políticos murrinhas e patéticos, está feita a capital gaúcha, podrona e decepcionante, quando poderia ser todo o contrário.

  3. “Realmente o ajardinamento desse canteiro após a retirada do chafariz é o melhor a se fazer, dentro do possível. Mas sinto falta de flores, nenhuma, nem nesse canteiro!”

    Esqueça. Você NUNCA verá floreiras nesta província.

    .

  4. Mais uma insignificância de nossos administradores públicos (todos), pois, com eles as coisas não evoluem, mas, dão com os burros n’água. Eu quero descobrir se no Brasil os nossos dirigentes têm o cérebro na cabeça ou no bumbum.

  5. Concordo 150% com o Marcelo Bumbel.

  6. Ficou bom.
    Melhor do que antes.

  7. Tristeza, lástima, indignação, burrice sei lá quantos adjetivos mais poderia usar: enterrar um chafariz, nem que que seja para honrar o título de Cidade das Fontes Secas, é um crime. Não preciso mencionar como seria fácil aproveitar a encanação e criar um chafariz novo. Com uma previsão de 35C no domingo, quem não iria ficar extasiado sentado aos seus pés? (desculpe a montagem tosca, fiz rapidamente só para reforçar o texto)
    .

  8. achei muito bem feito o jardim, e além disso mais adequado do que as estátuas de mármore italiano que agora, em um local mais seguro, terão sua preservação efetivamente garantida. a propósito, acho que dessa vez escolheram bem as espécies das plantas. são resistentes.

  9. Não temos mais chafariz e, em breve, não teremos mais jardim!

  10. Um matinho bem legal pros mendigos fazerem um cocozinho bem gostoso.

    • …”a boca fala do que está cheio o coração.”

      • Pois é, me impressiono como a gente vê disso. É como quando alguém vê uma bici com a lanterna no bicicletário da empresa (que tem vigilância na frente) e a primeira coisa que diz é: “tá fácil para roubar tua luz, hein?”

      • toda vez que algo minimamente positivo acontece na cidade, vem alguém pra comentar que vão sujar, roubar, destruir, que deviam parar de investir nisso. melhor então implodir a cidade com todo mundo dentro (me incluo), pelo menos o guaíba iria dobrar de tamanho e a natureza poderia viver em paz.

  11. Realmente o ajardinamento desse canteiro após a retirada do chafariz é o melhor a se fazer, dentro do possível. Mas sinto falta de flores, nenhuma, nem nesse canteiro!
    E claro que o melhor seria a Prefeitura ter mantido as estátuas e revitalizado o chafariz.

Faça seu comentário aqui: