Prefeitura entrega cercamento eletrônico da Redenção

Posição das câmeras permite monitorar quase toda a área. Foto: Gilberto Simon

Posição das câmeras permite monitorar quase toda a área. Foto: Gilberto Simon

O prefeito José Fortunati entrega oficialmente nesta terça-feira, 27, o cercamento eletrônico e videomonitoramento do Parque Farroupilha (Redenção). As 21 novas câmeras instaladas, somadas às cinco que já estavam em operação, foram estrategicamente posicionadas para permitir monitorar quase toda a área do espaço público. A apresentação do sistema está marcada para as 10h, no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre – Ceic (rua João Neves da Fontoura, 91).

O projeto da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) tem parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), que executou a instalação das câmeras, e com o Ceic, de onde os agentes da Guarda Municipal (GM) farão o monitoramento, com espelhamento na Central de Operações da GM. O objetivo é a prevenção de danos ao patrimônio público e crimes e facilitar a identificação de vândalos e criminosos.

No Parque Marinha, local onde serão instaladas mais nove câmeras, o projeto está em fase de execução, com entrega prevista para janeiro.

Financiamento – Em maio de 2015, a prefeitura da Capital garantiu o financiamento junto ao Badesul para a instalação dos equipamentos. O valor é de R$ 1,7 milhão. A contrapartida do município será de R$ 170 mil.

Prefeitura de Porto Alegre

Anúncios


Categorias:Parques da Cidade

Tags:,

6 respostas

  1. Que alívio. Agora vamos poder ver se vai ter algum efeito prático ou não (acho que não terá, vagabundo não tem medo de câmera, e sim de policial) e finalmente tomarmos uma decisão mais realista quanto ao cercamento físico.

    Curtir

  2. Não adianta nada entupir a cidade de câmeras se não houver AÇÃO. Lembro do caso de Canoas que prenderam um sujeito que efetuou um roubo e o perseguiram com ajuda de câmeras. Não precisamos de mais policiais, as câmeras, se bem usadas podem aumentar tremendamente a efetividade das forças de segurança, mas tem que haver uma integração. Não adianta nada ter um funcionário da prefeitura olhando assaltos e vandalismos e anotando num caderninho e passando para o prefeito ir no Jornal do Almoço reclamar que “a população não coopera com o mobiliário urbano”. Tem que haver ação, se 30 minutos depois que o cara assaltar alguém ou danificar o mobiliário ele for abordado pela BM, o índice desses crimes vai diminuir. A cara de coitado do prefeito na televisão, não.

    Curtir

    • “Não adianta nada ter um funcionário da prefeitura olhando assaltos e vandalismos e anotando num caderninho e passando para o prefeito ir no Jornal do Almoço reclamar que “a população não coopera com o mobiliário urbano””

      Essa frase tem vicio do inicio ao fim, ninguem anota nada em caderninho pra bonito.

      Ja existe o CEIC – Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre, essas cameras farão parte do sistema ja existente.

      Quem opera essas cameras (ja existentes e as novas):

      Se forem da prefeitura – Guardas municipais
      De propriedade da brigada – Brigadianos
      De propriedade da EPTC – Agentes de transito

      Quem pode ver as imagens ao vivo: Todos estes orgãos.

      A policia civil, federal etc sempre tiveram acesso as gravaçoes desde que solicitado por processo administrativo que é agilizado no mesmo dia.

      O Cidadão que necessitar de alguma imagem tambem pode solicitar judicialmente e ter as imagens de ocorrencias de transito, assaltos ou etc que por ventura tenha participado.

      Curtir

  3. Poutz, se eu soubesse dessa das cameras, poderia ter pego um sem vergonha que tentou meter um golpe no transito, alegando que batemos no carro dele.
    hahaahah
    Por sorte, cara feia e engrossar a voz resolveu tudo, sem violência.
    Tudo bem que quando meu irmão (que tava dirigindo) saiu do carro bufando e falando que iria resolver isso chamando as autoridades, o cara viu o alemão de 1,85 de altura e 2 de largura, desistiu do golpe.
    hahaha

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: