Comitiva nos Estados Unidos apresenta projetos de PPPs ao BID

GP - Missão Estados Unidos

Operação de empréstimo do município com a instituição foi pauta da reunião  Foto: PMPA

A comitiva que está representando Porto Alegre em missão nos Estados Unidos se reuniu na manhã desta terça-feira, 27, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington. Na pauta, operações de empréstimo do município com a instituição e possibilidade de assistência técnica do BID em projetos de PPPs para a Capital gaúcha.

O BID conheceu as possibilidades de parcerias público-privadas para Porto Alegre e se dispôs a vir ao município para entender melhor como poderão auxiliar na estruturação dos projetos. O prefeito Nelson Marchezan Júnior disse que o maior avanço no BID foi a garantia de apoio técnico para reformular o Plano Diretor da cidade, em especial do 4° Distrito.

Além disso, o prefeito, o secretário da Fazenda Leonardo Busatto e a comitiva conversaram sobre os problemas que o município enfrentou ao tentar realizar uma operação de crédito para a área da educação. Uma negociação de quatro anos, que não pode ser realizada devido ao rebaixamento na Capacidade de Pagamento inicialmente pela Secretaria do Tesouro Nacional para a nota C. Como  a Capital perdeu a capacidade de contrair empréstimo com instituições internacionais, acabou perdendo a possibilidade de finalizar o processo.

Na segunda-feira a comitiva participou de cinco agendas, que garantiram um empréstimo de US$ 30 milhões, além de apoio técnico para a estruturação de projetos e revisão do Plano Diretor da capital, com recursos a fundo perdido

Missão EUA – A comitiva embarcou na sexta-feira, 23, para uma missão dividida entre Washington e Nova Iorque, com objetivo de atrair investimentos para Porto Alegre. Integram a missão o prefeito Nelson Marchezan Júnior; os secretários municipais da Fazenda, Leonardo Busatto; de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi; secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Daniel Rigon; e a deputy chief resilience officer, Marcela Ávila. Pela Câmara Municipal, fazem parte da comitiva os vereadores Valter Nagelstein, Mauro Pinheiro, Moisés Barboza, Ricardo Gomes e Wambert di Lorenzo. Os representantes da Aliança pela Inovação de Porto Alegre são o professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diretor da Escola de Engenharia da Ufrgs; Marcus Coester, da Aeromovel Brasil S.A; Henri Siegert Chazan, presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre; e Marc Allan Weiss, presidente Global Urban Development.

Prefeitura de Porto Alegre

Leia aqui também:

Marchezan anuncia US$ 30 milhões do Banco Mundial para o 4º Distrito



Categorias:Outros assuntos

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: