Orla Moacyr Scliar é 100% acessível

GCS - Piso Tátil da Orla

Foram instalados dois mil metros de piso tátil, que cobrem o 1,3 km de extensão  Foto: Alex Rocha/PMPA

A nova Orla Moacyr Scliar é 100% acessível. O projeto original do arquiteto Jaime Lerner para revitalização do trecho 1, entre o Gasômetro e a Rótula das Cuias, foi adaptado pelos técnicos da área de acessibilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) para adequar-se às necessidades específicas da Capital. O complexo foi inaugurado há um ano, em junho de 2018, e é um consenso entre os porto-alegrenses.

As adaptações no projeto garantiram que a revitalização esteja de acordo com o Plano Diretor de Acessibilidade (LC 678/11), com o Decreto Municipal 17.302/11, além de cumprir as normativas técnicas exigidas pela NBR 9050, que regulamenta a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos no Brasil. Para garantir acessibilidade universal, foram tomadas medidas como a instalação de dois mil metros de piso tátil, que cobrem o 1,3 quilômetro de extensão da orla. O piso produzido em polímero na cor amarela, como especifica a normativa, tem grande durabilidade e baixa manutenção e garante uma interferência visual mínima ao projeto. Foram feitos aproximadamente 130 mil furos para a instalação dos pisos direcionais e alertas, num trabalho milimetricamente planejado, que levou cerca de três meses para ser concluído.

imagem184438

Complexo foi inaugurado há um ano, em junho de 2018   Foto: Cesar Lopes/ PMPA

Pensando nos 23,87% de porto-alegrenses que, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possuem algum tipo de deficiência, foram postos, além do piso tátil, corrimãos próximos às arquibancadas e construídas inúmeras rampas para assegurar a acessibilidade e conforto no acesso aos mais diversos espaços do complexo. Em seu entorno, foram reservadas ainda vagas de estacionamento para pessoas com deficiência física e visual e instaladas sinaleiras e faixas acessíveis.

Prefeitura de Porto Alegre

 

 

 



Categorias:Acessibilidade, ORLA, Orla Moacyr Scliar, Outros assuntos, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:,

1 resposta

  1. EM PENSAR QUE TEVE GENTE QUE QUERIA COLOCAR HABITAÇÕES EM TODA A EXTENSÃO DA ORLA, QUASE QUE CERCEANDO O DIRETO DE ACESSO A TODA A POPULAÇÃO.
    QUE SIRVA DE EXEMPLO QUE SE TORNOU A ORLA HOJE E A BRIGA SEM SENTIDO NA ÉPOCA.
    QUE VALE UMA OBRA DE IMPACTO QUE SOMENTE ATINGIRIA UMA PARCELA DA POPULAÇÃO?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: