Comentário sobre a falta de um terraço de observação no Porto Alegre Airport

salgado-filho-google

Aeroporto Internacional Salgado Filho – Google Earth

Ontem fui conferir as obras de ampliação e remodelação do Aeroporto Salgado Filho. Confesso que fui tomado por um sentimento de profunda decepção. Não com as obras em si: acho que está tudo muito bom; finalmente o Salgado Filho está dando o merecido salto de qualidade que necessitava há tempos. Minha decepção ocorre pelo fato de perceber que o novo terminal está se tornando um local de embarque e desembarque de passageiros. E só. Obviamente que a Fraport iria priorizar o passageiro; até aí nenhuma surpresa. Só não esperava que o não-passageiro fosse tão menosprezado. Melhor seria dizer desprezado, talvez. Tenho 55 anos e sou de uma geração que lotava o terraço do antigo Salgado Filho para ver o embarque das excursões para a Disney nos Boeings 747 da Aerolineas Argentinas. Ou para ver as raras aparições dos DC-10 e 747 da Lufthansa. Amo ver os aviões decolando e aterrissando, ver a movimentação das aeronaves no pátio. Agora, ao que tudo indica, isso tudo será privilégio exclusivo dos passageiros. Nós, os amantes da aviação, os aeroentusiastas, fomos abandonados pela Fraport. O terraço do antigo terminal está acessível somente em dias úteis, em horário comercial. Não está aberto à noite, nem nos fins de semana, nem nos feriados. Onde antes ficava o terraço no atual terminal, hoje se encontra o embarque internacional e o restante foi loteado entre algumas operações de alimentação. Aos acompanhantes dos passageiros e amantes da aviação restou somente a possibilidade de tomar um café, um refrigerante, comer um pedaço de pizza, um sanduíche, uma fatia de torta. E dar meia volta. E ir embora. Adeus ao Salgado Filho que um dia conheci. Que pena que a Fraport não teve a sensibilidade que a Zurich demonstrou no novíssimo e belo Aeroporto Hercílio Luz.

 

Comentário feito por Jaime Costa, retirado do Fórum Skyscrapercity.com, domingo, dia 10/11/2019.

Caso se confirme a falta de um terraço aberto ao público no Aeroporto Internacional de Porto Alegre, realmente se trata de grande falha do projeto feito pela Fraport.

Aguardamos resposta oficial da Fraport sobre este fato.

 

 



Categorias:Outros assuntos

17 respostas

  1. o aeroporto de Floripa ficou muito mais bonito que o de Porto alegre e Curitiba. Não sei se o de Fortaleza (outro que é gerido pela Fraport) tem algum lugar para ver as aeronaves saindo ou chegando. Mas aqui na capital gaúcha a empresa realmente deu as costas para quem gosta de aviões ou pessoas que iam acompanhar parentes em viagens… lamentável.

    Curtir

  2. Realmente é uma pena não termos mais um terraço para observamos a movimentação no pátio. Agora, o único ponto que nos proporciona alegria em ver as aeronaves chegando e partindo fica no Boulevard Laçador mas nos dias muito quentes, é quase impossível ficar ao ar livre. Com chuva, também não dá. Saudades do terraço antigo, tanto do terminal 1, quanto do 2. Sonho com o anúncio de uma área apropriada para essa vista da movimentação no pátio emoldurada por nossa capital ao fundo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: