Comentário sobre a falta de um terraço de observação no Porto Alegre Airport

salgado-filho-google

Aeroporto Internacional Salgado Filho – Google Earth

Ontem fui conferir as obras de ampliação e remodelação do Aeroporto Salgado Filho. Confesso que fui tomado por um sentimento de profunda decepção. Não com as obras em si: acho que está tudo muito bom; finalmente o Salgado Filho está dando o merecido salto de qualidade que necessitava há tempos. Minha decepção ocorre pelo fato de perceber que o novo terminal está se tornando um local de embarque e desembarque de passageiros. E só. Obviamente que a Fraport iria priorizar o passageiro; até aí nenhuma surpresa. Só não esperava que o não-passageiro fosse tão menosprezado. Melhor seria dizer desprezado, talvez. Tenho 55 anos e sou de uma geração que lotava o terraço do antigo Salgado Filho para ver o embarque das excursões para a Disney nos Boeings 747 da Aerolineas Argentinas. Ou para ver as raras aparições dos DC-10 e 747 da Lufthansa. Amo ver os aviões decolando e aterrissando, ver a movimentação das aeronaves no pátio. Agora, ao que tudo indica, isso tudo será privilégio exclusivo dos passageiros. Nós, os amantes da aviação, os aeroentusiastas, fomos abandonados pela Fraport. O terraço do antigo terminal está acessível somente em dias úteis, em horário comercial. Não está aberto à noite, nem nos fins de semana, nem nos feriados. Onde antes ficava o terraço no atual terminal, hoje se encontra o embarque internacional e o restante foi loteado entre algumas operações de alimentação. Aos acompanhantes dos passageiros e amantes da aviação restou somente a possibilidade de tomar um café, um refrigerante, comer um pedaço de pizza, um sanduíche, uma fatia de torta. E dar meia volta. E ir embora. Adeus ao Salgado Filho que um dia conheci. Que pena que a Fraport não teve a sensibilidade que a Zurich demonstrou no novíssimo e belo Aeroporto Hercílio Luz.

 

Comentário feito por Jaime Costa, retirado do Fórum Skyscrapercity.com, domingo, dia 10/11/2019.

Caso se confirme a falta de um terraço aberto ao público no Aeroporto Internacional de Porto Alegre, realmente se trata de grande falha do projeto feito pela Fraport.

Aguardamos resposta oficial da Fraport sobre este fato.

 

 



Categorias:Outros assuntos

20 respostas

  1. Estava buscando na internet algum comentário ou artigo que falasse deste descaso na reforma do Aeroporto de Porto Alegre… Realmente não consigo entender o porque de não manter ou recriar aquele espaço com vista para os aviões que o antigo aeroporto tinha. Se não ligam para as pessoas, poderiam pensar que o espaço também serviria como uma boa forma de atrair consumidores para as lanchonetes, cafeterias, bares, restaurantes e demais pontos de comércio deste aeroporto. Realmente uma pena!

  2. Decepcionada com aeroporto Salgado Filho, é um caixote sem emoções. Podíamos observar nossos queridos embarcando, dar um até breve, desejar bom vôo, orar pela segurança de todos. Hoje nos despedimos da filha na entrada do embarque e logo adiante ela desapareceu por detrás dos biombos. Fiquei triste, queria acompanhar a aeronave decolar e me despedir assim, conversando mentalmente, em silêncio, com o viajante. Com emoção.

  3. o aeroporto de Floripa ficou muito mais bonito que o de Porto alegre e Curitiba. Não sei se o de Fortaleza (outro que é gerido pela Fraport) tem algum lugar para ver as aeronaves saindo ou chegando. Mas aqui na capital gaúcha a empresa realmente deu as costas para quem gosta de aviões ou pessoas que iam acompanhar parentes em viagens… lamentável.

  4. Realmente é uma pena não termos mais um terraço para observamos a movimentação no pátio. Agora, o único ponto que nos proporciona alegria em ver as aeronaves chegando e partindo fica no Boulevard Laçador mas nos dias muito quentes, é quase impossível ficar ao ar livre. Com chuva, também não dá. Saudades do terraço antigo, tanto do terminal 1, quanto do 2. Sonho com o anúncio de uma área apropriada para essa vista da movimentação no pátio emoldurada por nossa capital ao fundo.

    • Pois é, estou aqui esperando minha filha viajar, e pra ter acesso às janelas, somente gastando alguma coisa nas conveniências e talvez achar uma mesa próxima da janela, gostaria de saber o que passa na mentalidade de um arquiteto quando desenhou esse projeto.
      Dom, 07/02/22

  5. Finalmente encontrei um post que externa a indignação de várias pessoas que tem reclamado contra essa Fraport. No meu caso a questão é o Aeroporto de Fortaleza que tinha uma ampla área para visitantes com uma vista panorâmica de toda extensão da pista. Essa empresa transformou essa área num espaço administrativo. Um verdadeiro aeroporto internacional não pode prescindir de um mirante, é o caso de Fortaleza, e pelo visto em POA tbm. Nestes casos o que se tem é uma grande rodoviária bonita, e olhe lá. Espero que isso mude em algum momento.

  6. Confins tem um ótimo terraço!

  7. Mais um aqui que sente falta do terraço de observação, pq sou fascinado em ver os aviões subindo de descendo! Quando quis levar minha filha para ela assistir isso em dezembro do ano passado ficamos cozinhando no terminal antigo num sabado a tarde pq nem o ar condicionado estava ligado, e do terminal novo não se vê nada infelizmente.

  8. Viajei semana passada para Fortaleza, onde o aeroporto também é administrado pela Fraport.
    As obras de Porto Alegre estão mais adiantadas, lá me pareceu ter muito mais o que fazer do que aqui, mas confesso que achei lá mais bonito. A arquitetura por fora é mais atrativa, mais moderna, tem janelas grandes em todos os ambientes o mobiliário é mais moderno com acabamentos em vidro..
    Enfim, não gosto de reclamar porque sim, está muito melhor do que nosso antigo aeroporto e sim, está com cara de aeroporto internacional, só achei legal comentar já que é a mesma empresa que administra…

    • Sou de Fortaleza e me identifiquei com o post do colega. Havia um excelente mirante no terceiro andar do então aeroporto pinto martins, que hj se tornou uma área administrativa.

  9. Gostei daquele telheirinho de estacionamento mensal. Estilo puxadinho do minha casa, minha dívida.

  10. O terminal antigo não conversa com o novo, uma verdadeira gambiarra arquitetônica. Sem falar que o embarque virou um sobe e desce de escadas rolantes e voltas desnecessárias.

  11. Eu também compartilho dessa recordação de ir ao Salgado Filho para assistir às partidas e chegadas dos aviões. Pelo que já ouvi dizer, esse é um passatempo tradicional do porto-alegrense. Façamos a Fraport saber disso enquanto ainda houver tempo para alterar o projeto.

  12. Ha muitos aeroportos da Europa que tem o “observation deck”. Pois faz parte da cultura de muitos países observar os pousos e decolagens, o que é exatamente igual a cultura de Porto Alegre. Talvez tenha faltado uma maior preocupação com os hábitos e cultura porto-alegrenses na hora de ‘NÃO’ projetar o terraço. Então para quem fala que é uma tendência mundial em tirar os terraços fica meio sem sentido essa afirmação. E o Floripa Airport, porque lembraram?

  13. Realmente isso decepcionou demais. Além disso, o aeroporto até que ficou bonito, mas um pouco sem graça do ponto de vista arquitetônico. O aeroporto de Floripa dá de 10 x 0 no nosso “Porto Alegre Airport”.
    Não sobrou nenhuma indicação do verdadeiro nome: Aeroporto Internacional Salgado Filho! Mas realmente foi uma obra rápida, limpa e agora temos um aeroporto compatível com as demandas da aviação

    • Pois é, eu comentei isso no post anterior sobre o aeroporto. Não gostei do projeto, não tem personalidade nenhuma. O terminal feito pela Infraero, apesar de não atender mais à demanda, é bem mais agradável com seus tons de azul e pastilhas nas paredes que relembram cenas gaúchas.

  14. Concordo plenamente.!
    Porque privar- nos disto que proporciona bons momentos.!

Faça seu comentário aqui: