Protótipo de abrigo de ônibus será instalado neste sábado

Imagem: PMPA/Divulgação

A partir deste sábado, 2, será retirada a estrutura da parada de ônibus localizada na Ipiranga, em frente à sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O equipamento será substituído por um abrigo teste, que será implantado pela Concessionária Eletromídia, responsável pela gestão e manutenção de 1.507 abrigos pelos próximos 20 anos. A instalação será concluída no domingo, 3.

“Decidimos com a concessionária e nossa equipe técnica instalar um abrigo teste para que possam ser feitos ajustes, se necessário, antes da colocação definitiva em diversos pontos da cidade”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

O equipamento terá quatro assentos e três tomadas USB, espaço para cadeirantes, iluminação artificial por LED, proteções superior e lateral contra ventos e chuvas, informações sobre itinerário, além de três faces publicitárias.

Trânsito – Durante o final de semana, os usuários do transporte público serão atendidos por uma estrutura provisória. Em relação ao trânsito haverá bloqueio parcial de um terço da pista na avenida Ipiranga, entre a rua General Lima e Silva e a rua Jornal do Brasil, no sentido bairro/Centro. 

Link: https://prefeitura.poa.br/smmu/noticias/prototipo-de-abrigo-de-onibus-sera-instalado-neste-sabado



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Mobiliário Urbano

Tags:

12 respostas

  1. nessa parada, esperando onibus, meu celular foi carregado, nao pela porta usb mas por um homem armado. Foi em 2021 atrás da eptc onde havia outro modelo de parada “modelo”,tenho ocorrencia policial a qual as autoridades é claro odiaram fazer o registro e me tiraram para idiota em quanto eu dava os relatos.

  2. Muito bonito, só acho desnecessária a tomada USB. Do jeito que são as coisas, é capaz de dar choque e causar uma tragédia ainda.

    Só estou curioso pra saber como vão controlar depredação, afinal esse painelzinho de led vão tentar roubar logo logo.

    E é triste ter que pensar nisso, mas a chinelagem tomou conta da cidade faz tempo.

  3. Quando o Melo era vice-prefeito, tiraram as paradas pretas com iluminação lateral e colocaram as atuais, compostas por um poste e um telhadinho de fibra. Posteriormente, o Marchezan foi pra Paris e justificou a viagem com a implementação de uma parada de ônibus com telhado solar e entrada USB. Acho que foi feita uma única, que fica no Parcão. Daí passam mais de 10 anos e apresentam um projeto piloto. O portoalegrense tem direito de ser cético.

  4. No site do Jornal do Comercio tem a foto como esta.. mas confesso que esperava mais…

    • Pois é, eu vi lá no site. Tem uma coisa que me incomoda, que é a placa indicando as linhas. Achei meio feia e pouco funcional. Acredito que, como está em fase de testes, aceitem sugestões. Espero também que arrumem a calçada… Não dá pra simplesmente concretar onde ficou sem o revestimento, fica muito feio. Mas no geral, achei a parada bonita, acho que vai melhorar a estética da cidade onde for instalada.

  5. Excelente: Estes tipo de Ponto de Ônibus se parece com os que vi em Londres, UK. São bonitos e funcionais, pois fornecem inforamções sobre linhas dos coletivos e horários de chegada no ponto. E esses previstos para Porto Alegre, ainda terão conectores USB. Muito útil. Parabéns à Administração Municipal.

  6. Da minha parte eu comemoro e me alegro pelo fato de que finalmente estão colocando um equipamento público na forma dessas paradas novas, mais moderno, mais funcional e aleluia também mais bonito!
    Esperamos que a população saiba valorizar e que ajude a cuidar.
    Queremos também depois que possam ser criadas paradas decentes nessa mesma linha mas em outra escala né para serem implantadas nos corredores de ônibus, substituindo o horror atual.
    A meu ver isso tem um potencial bem expressivo de dar um UP na imagem da cidade e deixá-la mais apresentável e agradável, e gostamos desse novo horizonte que se abre.

    • Bem bonita e moderna. Mas seria um ponto positivo nessa troca se as paradas que forem retiradas fossem transferidas para as regiões periféricas da cidade. Muitas não tem iluminação são aquelas bem antigas com um ferro e um telhado.

  7. bonito, mas truco que esse negócio de estimar tempo de chegada vai funcionar

Faça seu comentário aqui: