Iluminação de Porto Alegre chama a atenção em imagem divulgada pela Nasa

Uma imagem da Grande Porto Alegre a partir do espaço ganhou destaque nesta terça-feira, 12. A foto foi feita por um astronauta da Nasa a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 4 de julho e mostra a nitidamente a Capital até o bairro Vila Assunção, na Zona Sul, além das cidades no entorno.

A iluminação em um tom mais claro em Porto Alegre chama a atenção na fotografia e é resultado do plano de modernização da iluminação pública que vem sendo implementado desde o segundo semestre do ano passado na Capital. O primeiro marco foi concluído em março deste ano e, até agora, as equipes da concessionária IPSul já instalaram cerca de 74 mil lâmpadas de LED, substituindo as de tecnologia mais antiga, como o vapor de sódio. Após a troca de todas as luminárias (cerca de 103 mil pontos), a economia de energia deve passar dos 55%, gerando redução mensal de R$ 1,3 milhão no pagamento da conta de energia por parte da prefeitura. Na terceira etapa do plano, serão implantados sistemas de telegestão nas vias mais movimentadas da cidade e nos monumentos com iluminação de destaque. Esse sistema é capaz de acionar, desligar e/ou controlar o fluxo luminoso (dimerizar) dos pontos de iluminação pública, detectar falhas e medir a temperatura de funcionamento. Para solicitar a manutenção de lâmpadas, basta abrir um protocolo no aplicativo 156+POA que irá direcionar o contribuinte para a página da concessionária. Os pedidos ainda podem ser feitos pelo telefone 156. O uso de fotografias auxilia na detecção dos problemas por parte dos técnicos.

Link: https://prefeitura.poa.br/smsurb/noticias/iluminacao-de-porto-alegre-chama-atencao-em-imagem-divulgada-pela-nasa



Categorias:Outros assuntos

Tags:

6 respostas

  1. Urge a necessidade de remodelagem do sistema de eletricidade e postes de poa, passando para sistemas subterrâneos gradativamente e valorizando pontos importantes como o centro, orla, etc.

    A poluição visual que postes de madeiras e fios de qualquer jeito causam na cidade é absurda, além de que significaria economia em manutenção a longo prazo, sem estar sujeito a queda de árvores etx

    Curtir

  2. Cachoeirinha e Sapucaia também com tons mais claros

    Curtir

  3. Eu estou morando no interior do RS e passei um tempo sem andar por POA à noite, mas notei a diferença absurda da iluminação na minha última visita.

    Curtir

  4. Ficaram excelentes essas novas luminárias. Minha dúvida é se a taxa de iluminação pública não deveria cair, agora que o consumo de energia vai diminuir.

    Curtido por 1 pessoa

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: