Monumentos e prédios históricos recebem iluminação cênica

 Iluminação cênica na praça Brigadeiro Sampaio. Foto: Divulgação / SMSURB / PMPA

Na noite de terça-feira, 26, as equipes da concessionária IPSul finalizaram a instalação da iluminação cênica dos monumentos da Praça Brigadeiro Sampaio e no Chalé da Praça XV, no Centro de Porto Alegre.

As luzes em destaque de monumentos e prédios históricos fazem parte do plano de modernização da iluminação pública da Capital, previsto na parceria público-privada entre a Prefeitura e a concessionária. Ao todo, 55 monumentos e prédios receberão esse tipo de intervenção e a previsão é que o trabalho siga até o final do ano. Nesta quarta-feira, 27, o serviço será realizado no Museu do Trabalho. 

“Além de dar destaque a pontos históricos e culturais da cidade, as luzes cênicas também auxiliam para que esses espaços fiquem mais seguros. Estamos trabalhando em parceria com a concessionária para que esse trabalho seja duradouro e traga mais vida a diferentes regiões da Capital”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

O plano de modernização, que substitui lâmpadas de vapor de sódio e pela tecnologia LED, mais duradoura e econômica, já está entrando no terceiro marco. Desde o segundo semestre do ano passado até agora, cerca de 77 mil lâmpadas foram substituídas em diferentes bairros da cidade. O Parque Marinha do Brasil também passa pela modernização, com a instalação de luminárias em LED e reforços nas instalações para coibir a ação de criminosos.

Link: https://prefeitura.poa.br/smsurb/noticias/monumentos-e-predios-historicos-recebem-iluminacao-cenica



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

8 respostas

  1. Mas não é só iluminação. Os monumentos precisam de manutenção em geral, como poda de grama, capina no entorno, pintura, reposição de partes furtadas, etc, ..
    Um exemplo é o monumento do Bento Gonçalves na João Pessoa. Uma vergonha. O gaúcho se gaba pela revolução farroupilha. No entanto, o monumento está abandonado, pichado, com mato no entorno. Talvez o monumento seja tão importante quanto o laçador, mas o cuidado devido não é o mesmo.

    Curtir

  2. Louvável…. valoriza a cidade e contribui para a segurança e auto estima. parabéns!!!

    Curtir

  3. Iluminação ok.

    Mas deveria ter uma lei pra combater os vândalos que pincham a cidade.
    Tipo desconto de 5% na carteira de trabalho e pagamento da restauração.

    Me indigna embelezar para outros destruírem sem punição.

    Digo isso porque morei no Luiz Afonso na CB e todo dia tinha uma parede pinchada.

    De qualquer forma achei legal a ideia da iluminação, Porto Alegre merece.

    Curtir

  4. Porto Alegre uma cidade que merece brilhar! Podem surgir problemas sim, e vejamos que, em qualquer outra cidade ok. O que importa mesmo na capital gaúcha N mudanças positivas estão ocorrendo, não há como negar, e não está ficando mais naquilo do ‘não dá’ e de deixar o espaço público no abandono e tudo se deteriorando. Não mais, e junto com isso aquelas mentalidades com transtorno pessimista-derrotista vão ficando pra trás e que bom. Brilha forte POA!

    Curtir

  5. No passado os postes eram feitos para durar, estão aí até hoje. Na verdade antigamente tudo era feito para ter qualidade. Hoje em dia parece que a mentalidade descartável que os produtos chineses geraram nas pessoas está afetando elas no raciocínio.

    Curtir

  6. vai durar 3 dias

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: