Rua 24 Horas será revitalizada com substituição do piso e projeto paisagístico

Travessa Eng. Acilino de Carvalho, a “Rua 24h”
Foto: Gilberto Simon 29/08/2023

A Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE) anunciou a revitalização da Travessa Engenheiro Acilino de Carvalho, popularmente conhecida como Rua 24 Horas. Entre as intervenções planejadas, destaca-se a renovação do telhado, a substituição do piso existente e a implementação de um projeto paisagístico. A assinatura do contrato com a empresa que fará as obras foi publicada em edição do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Localizada entre as ruas dos Andradas e Andrade Neves, no Centro Histórico, a travessa receberá o investimento de mais de R$ 435 mil para sua restauração. A a obra inicia-se em 10 de janeiro, com de seis meses para conclusão.

O pavimento será confeccionado a partir das pedras removidas da Rua dos Andradas, onde as obras do Quadrilátero Central estão em andamento. A retirada do pavimento atual será executada pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da prefeitura.

Foto: Gilberto Simon 29/08/2023

Os icônicos tijolos à vista, característicos da travessa, passarão por um processo de recuperação, reforçando a preservação do seu aspecto tradicional.  Também serão corrigidos problemas identificados em calhas e algerozes, assegurando a funcionalidade do espaço. 

Para o titular da SMPAE, Cezar Schirmer, a revitalização de espaços icônicos do Centro Histórico é fundamental para o resgate do senso de pertencimento nos cidadãos porto-alegrenses. “Essa iniciativa, aliada a tantas outras de recuperação de espaços públicos, principalmente na área central da cidade, vai proporcionar à comunidade um espaço renovado e mais funcional, reforçando o nosso compromisso com a preservação do patrimônio urbano e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, finaliza.

Link: https://prefeitura.poa.br/smpae/noticias/rua-24-horas-sera-revitalizada-com-substituicao-do-piso-e-projeto-paisagistico



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, centro, Centro Histórico, Programa de Reabilitação do Centro Histórico

Tags:,

5 respostas

  1. Nossa, nem me lembrava que ainda tinha essa passagem ali.

  2. Com certeza dá para transformar essa ‘passagem’, que é o que é, de forma super positiv. E tudo depende que um profisisonal realmente gabaritado por favor, se dedique a aproveitar o potencial e refinar a experiência. Acho que paisagismo sim, e como é difícil em POA né, seria muito bem-vindo aí e pensado com espécies e vasos adequados r em sintonia a fim de gerar um efeito estético maravilhoso, isso por si só já daria uma cara e geraria uma sensação bem bacana e atrativa para a tal “rua”. Li um comentário anteriore quanto bom senso quando o Lucas lembra que: vigilância também é fundamental porque isso de necessidades fisiológicas feitas ali durante a noite não dá para tolerar pô, se querem de fato mudar a energia e a dinâmica desse local.

  3. Muito bom, precisa dessa revitalização mesmo. Seria interessante um esforço para que o mix de comércio e serviços da galeria de fato atendesse 24h.

    Na estrutura atual (ja cortei cabelo alí) acredito que precisaria de uma adequação para os padrões mais atualizados de edificações; é bem antiga a parte interna, talvez isso prejudique a instalação de novas atividades.

    Tem a questão do pessoal que já atua alí também, que são pontos de comércio modestos, talvez não consigam acompanhar a revitalização do espaço.

    Outra questão é a segurança e o monitoramento; sempre que eu passava por alí de manhã o local tinha forte odor de “banheiro”, possivelmente por uso inadequado do espaço à noite.

  4. é um prédio publico? porque não é a iniciativa privada que ta fazendo isso?

    • A iniciativa privada no Brasil é muito fraca, é atolada de regras pelo Estado. Não é à toa que reclamam dela. Mas o Estado é ainda pior, só que isso não vêem, mesmo o país sendo essa esculhambação.

Faça seu comentário aqui: