Parte da pista do Aeroporto de Porto Alegre está com asfalto esfarelando

Foto: Jornal NH

A situação do Aeroporto Internacional Salgado Filho vai se relevando à medida que as águas do Rio Guaíba vão recuando, e mostram uma realidade pior do que se imaginava.

O aeroporto, que está há quase 1 mês sem receber voos após o início das enchentes que mataram mais de 100 pessoas no Rio Grande do Sul e deixaram milhares de desalojados, poderá ter que refazer parte do asfalto da sua pista de pousos e decolagens.

Técnicos que fizeram uma análise preliminar na pista, que agora está com boa parte seca e visível, como mostra o vídeo abaixo, apontaram que parte do asfalto na cabeceira 11, que é mais próxima do Guaíba e da BR-116 que dá acesso ao aeroporto, está esfarelando.

A informação é do Gaúcha ZH, que teve acesso aos dados preliminares numa visita técnica feita pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, junto de outros membros do governo.

A dimensão do dano ainda não é precisa, sendo necessário esperar secar mais áreas e realizar uma análise de solo mais técnica e científica. Mas caso seja necessário reconstruir ou reasfaltar parte da pista, o prazo de fechamento do Salgado Filho poderá ficar além da previsão atual, que é para meados de julho. Ate lá os voos seguem ocorrendo na Base Aérea de Canoas, de maneira limitada.

Link: https://aeroin.net/parte-da-pista-do-aeroporto-de-porto-alegre-esta-com-asfalto-esfarelando/



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Enchente, Reconstrução do Rio Grande do Sul após enchentes

Tags:, ,

8 respostas

  1. privatizar os lucros e estatizar os prejuízos

  2. Um detalhe que mostra inconsistência na informação do Murilo é que o ILS está danificado. Ora, quem acompanha notícias deve ter lido que estão solicitando transferência do ILS de Poa para Caxias emergencialmente. Se estão querendo fazer isso é porque o equipamento está em boas condições.

  3. Olha, conforme tua afirmação, se a pista é o menor dos problemas, então não há problema, haja vista que se os equipamentos como radar, ILS etc danificaram o SF pode seguir operando visualmente como a maioria dos aeroportos do interior e mesmo assim conseguirá atender a pelo menos 50 vôos diariamente, sendo ainda melhor que operar a BACO que vai operar 10 diários.

    Danos elétricos nos demais sistemas não é difícil reparar sem muita demora, msm que tenha que ser refeito totalmente. Não esqueçamos que os danos foi no térreo e não em todo terminal.

    Mesmo que as esteiras não funcionem, ainda assim sem forma manual é melhor do que está sendo feito, no shopping e como é feito Caxias ou P. Fundo ou como era o SF antigamente.

    Acho que teu prognóstico está excessivamente pessimista baseado nas opiniões dos expert que não inspecionaram pessoalmente o local.

    Veremos.

    • Assino embaixo do teu comentário Augusto.

      Odeio gente que quer passar por especialista, e pessimista ainda por cima.

      Danos elétricos e de ILS podem ser arrumados e ou trocados. Óbvio que esse aeroporto vai ficar 100% operacional daqui uns meses.

      Outra coisa, muito fácil dizer que seria melhor construir outro aeroporto em vez de arrumar o atual. Construir outro quando? 2050? Viagem total do nosso amigo Murilo.

  4. Segundo vários especialistas em aeroportos, entre eles Pedro Janot em entrevista à Band, o aeroporto não tem condiçoes de reabrir antes de novembro. Isso foi dito há 15 dias atrás.

    Há aqueles, desinformados, que querem porque querem ser otimistas quanto a esse aeroporto, que vai reabrir em agosto e bla,bla,bla…

    Mas querer não é poder, os fatos se impõe e o que se diz é q esse aeroporto está até condenado, os reparos da parte de radares e toda a parte elétrica foram destruídos, a pista é o de menos e segundo experts será mais caro arrumar do que fazer um aeroporto novo pois os equipamentos são avançados e precisam de ajuste finíssimo.

    Estão querendo evitar o fim da concessão de qualquer jeito, mas basta se informar para ver q ela não vai pra frente a menos que o governo repasse essa no povo gaúcho o que é uma traição a um estado necessitado de recursos.

    Nenhuma empresa séria aceitará manter um aeroporto na beira dos rios Jacuí, Gravataí e Sinos. Tchau Fraport, aos que ficaram brabinhos recomendo um chá de camomila e que esperem a água baixar antes de me xingar e responder, mais algumas semanas e a verdade aparece, tchau Salgado Filho foi bom (mais ou menos na verdade, poucas linhas diretas com a europa) enquanto durou.

    • Por enquanto estamos naquela fase de muita especulação, muito achismo e pouca certeza.

      Alguém sabe se o contrato de concessão com a Fraport obriga uma das partes a se responsabilizar totalmente numa situação dessas? Ou se ela deveria ter um seguro e não tinha? Alguém sabe as condições atuais do aeroporto antes da vistoria dos especialistas? Se alguém souber, por favor, informe. Vai ajudar a esclarecer as dúvidas de muita gente. Por enquanto, muito achismo, isso sim…

  5. Amanhä começa o conserto da pista…

Faça seu comentário aqui: