Governo avalia implantação de aeroporto em Torres e Canela, além de expansão de Caxias do Sul

Imagem: Andréia Coppini / Prefeitura de Caxias do Sul

Na última quarta-feira (5), os ministros Paulo Pimenta (Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS) e Celso Sabino (Turismo) estiveram nas cidades de Gramado e Canela para apresentar as ações do Governo Federal em apoio ao estado, visando acelerar a retomada do turismo no Rio Grande do Sul e impulsionar a economia local. O aumento no número de voos, a concessão de financiamento para atividades turísticas e o estímulo às viagens ao Rio Grande do Sul estão entre as iniciativas.

Uma das possibilidades debatidas é a ampliação do aeroporto de Caxias do Sul e a implantação de um aeroporto de porte médio nas cidades de Torres e Canela. “Estamos discutindo com alguns executivos da área aeroportuária de Brasília e temos várias possibilidades na mesa. Eu, o ministro Pimenta e toda a equipe de governo do presidente Lula estamos trabalhando para que todas essas possibilidades sejam concretizadas para breve retomada dos voos para o estado”, destacou Sabino.

Durante o encontro com representantes locais do setor, que contou com a presença dos prefeitos Nestor Tissot (Gramado), Constantino Orsolin (Canela), Marcos André Aguzzolli (São Francisco de Paula) e Martim Wissmann (Nova Petrópolis), o ministro falou também das ações do MTur para apoiar os empreendimentos gaúchos.

Entre as medidas já iniciadas pelo ministério está a disponibilização de R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), voltados à concessão de financiamentos com condições especiais a atividades turísticas prejudicadas. Do total, R$ 100 milhões já foram repassados e o valor restante será aportado conforme o avanço das contratações. O recurso pode ser utilizado para capital de giro, compra de equipamentos e obras de reforma e ampliação.

“Estamos trabalhando fortemente para a retomada do Rio Grande do Sul porque a chuva vai parar, a água vai secar, a lagoa vai descer e o crescimento econômico vai voltar, porque todos nós entendemos que o crescimento econômico salvam vidas, promove a geração de empregos e uma distribuição de renda democrática“, afirmou o ministro Sabino.

O ministro Paulo Pimenta reforçou as ações do Governo Federal, como a Medida Provisória que liberou R$ 15 bilhões que poderão ser utilizados em financiamentos para empresas de todos os portes do Rio Grande do Sul. “Essa ação faz parte do Fundo Social e disponibilizará recursos para abertura de crédito em locais atingidos por calamidades públicas”, disse Pimenta.

Em outra frente, o MTur dará visibilidade aos atrativos turísticos gaúchos em grandes festivais internacionais para promover o turismo na região. Na posição de homenageado na Feira Internacional de Turismo (FIT), que acontece em Buenos Aires, em setembro, o Brasil priorizará a divulgação do estado. A Argentina é o principal emissor de turistas ao Brasil e o principal receptor estrangeiro de turistas do Rio Grande do Sul.

O MTur também trabalha para que a Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece em Madri, na Espanha, no mês de janeiro, homenageie o turismo do estado gaúcho.

As cidades da Serra Gaúcha concentram atrações como parques temáticos, ótima gastronomia e belezas naturais da conhecida Região das Hortênsias. Somente em 2023, Gramado recebeu cerca de oito milhões de turistas. O número foi um recorde histórico, com aumento de 6% em relação a 2022, quando cerca de 7,5 milhões de pessoas passaram pela cidade.

Link: https://aeroin.net/governo-avalia-implantacao-de-aeroporto-em-torres-e-canela-alem-de-expansao-de-caxias-do-sul/#google_vignette

Obs.: Comprimento das pistas

Torres 1.500m
Canela 1.100m
Caxias do Sul 1.700m



Categorias:Aviação, Enchente

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15 respostas

  1. Ok, toda iniciativa pra que se incremente a infraestrutura aeroportuária do estado é muito bem-vinda, mas acho que só se deram conta disso agora. O que eu quero mesmo, de imediato, é ver o Salgado Filho operando a pleno novamente o mais breve possível, e me parece (posso estar errado) que os movimentos nesse sentido são muito acanhados.

    • Mudanças que são da área de prevenção não costuma ser levado a sério em qualquer uma das casas legislativas do país. Só se ocorre uma coisa inédita e mais rara que assusta o país todo que por um tempo depois eles prestam atenção a projetos desse tema.

  2. Liga tudo com trem de passageiros pra tirar o RS do século XVIII.

    • Ótima lembrança!! Temos que desenvolver o transporte ferroviário novamente!

    • Meu sonho, Renan.

      Um trem bala seria perfeitamente viável para conectar POA até Joinville e POA até Buenos Aires. O trajeto, na maior parte, seria plano e a linha não necessitaria de grandes túneis ou pontes. Mas para isso, a economia (dos estados, Brasil e Mercosul) precisaria estar crescendo bem mais para garantir verba suficiente para um projeto dessa magnitude e também usuários interessados. E tem o lobby das transportadoras…

  3. Fechou Salgado Filho, o povo se lembrou da falta de aeroportos descente. Monopólio é assim mesmo. Quero também Canoas aberto para voos de passageiro… Campo dos Bugres é uma pista ruinzinha na grande Caxias da Sul..

  4. Tomara que o setor aeroporutário finalmente evolua para além da capital nas principais cidades do inteiror também e que se possa sair do padrão dos típicos terminais minúsculos/defasados/medíocres, e o que forem fazer não façam só tipo coisinhas, estruturazinhas mequetrefes e paupérrimas, e sim aeroportos na linha dos do interior de Santa Catarina e ainda mais do Paraná, aonde existem baita terminais, pistas extensas poderosas, estruturas em geral lindas e modernas, padrão a melhor entrega para os cidadãos, que potencializa o turismo e principalmente os negócios no interior alavancando as cidades polos e fortalecendo a economia deses estados. Fato é que o Rio Grande do Sul precisa muito de aeroportos melhor estruturados, alinhados e compatíveis com a importância das suas cidades mais destacadas do interior.

    • Exato, Aeroporto de Londrina, PR, considero um exemplo.

      • O RS está muito defasado e ainda somos arrogantes.
        Vamos pegar Juazeiro do Norte, uma cidade do interior do Ceará, com 250 mil habitantes. O aeroporto de lá tem voos para Brasília, Fortaleza, Recife, Campinas e Guarulhos, mais de 50 voos semanais. Aqui temos as maiores cidades do interior penando pra operarem 2 ou 3 voos diários.

        Está na hora de olharmos ao redor e acordarmos! Já ficamos muito pra trás (ou será que foi lá que sempre tivemos).

  5. Torres tem potencial pra ser um dos principais destinos de verão do Sul do país, ao nível de Itapema e Itajaí-SC. Um aeroporto comercial seria muito bem-vindo e impulsionaria ainda mais o crescimento da cidade.

    • Com aquela pista curta e estreita?
      Me parece que só constroem pista pra operar taxi aéreo e voo privado pra político e empresário rico.

      Operar em aeroportos assim só com ATR72 e ainda com restrições. É inacreditável que a gente mesmo com terrenos de sobra precise ficar restrito a pista de monomotor.

  6. Canela tem um aeroporto bastante limitado pelas dimensões da pista, curta e estreita: 1260 x 18 m, o que limita a operações no máximo com o Gran Caravan, além disso não há como ampliar muita coisa.

    Torres ok, 1500×30 deve comportar até E190, ja que tem resistência da pista de 32 enquanto que PF a resistência é 36.

    SBTR seria interessante porque a população do litoral norte é bastante expressiva, porém a infaestru6do estado está muito acanhada, focando tudo no SBPA. É preciso descentralizar.

    O que não entendo é Santa Maria, importantíssima cidade do coração do RS não operar com jatos para atender toda a região mais fronteira oeste e campanha.

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