Eduardo Leite pede construção de terminais provisórios na Base Aérea de Canoas

Foto: Sgt Müller Murin/FAB/Divulgação

O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que pediu ao Presidente Lula para ampliar a Base Aérea de Canoas (BACO) para receber voos comerciais.

Hoje a BACO opera apenas com voos humanitários de carga e operações militares, mas já existe um plano, ainda sem data para ser executado, de que receba em torno de 5 voos comerciais por dia.

Em seu Twitter, Leite informou que enviou um ofício a Lula “solicitando a qualificação e a ampliação da operação da Base Aérea de Canoas”, para viabilizar as liegações aéreas para a grande Porto Alegre.

Segundo o governador, o objetivo é ” aumentar a capacidade aeroportuária por meio da construção de terminais provisórios, da viabilização da operação noturna, entre outras medidas”. Vale ressaltar que a BACO sempre operou voos noturnos, e continua a fazer durante este período de enchentes no Rio Grande do Sul.

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5 respostas

  1. Usar uma base aérea militar para voos comerciais é uma piada, só para operações de emergência se pondera isso e é um paliativo

    O ideal é realizar que Porto Alegre e a região metropolitana têm problemas estruturais em suas partes industrias e infraestrutura. Com o assoreamento dos rios (de dragagem muito cara e demorada) e aumento das chuvas pode-se dizer que tal região tornou-se impraticável e sempre ameaçada por nova inundação.

    É importante aumentar de imediato os aeroportos do norte do estado e Caxias do Sul pois o Salgado Filho está abalado, certamente a concessão será desfeita, com razão, pois a base do contrato quebrou por completo.

    Deslocar aos poucos o que há de indústria na região metropolitana para áreas seguras será um processo natural, que deveria ser seguido pelo deslocamento da administração estadual para uma região mais previsível e segura tendo em vista as mudanças climáticas.

    • Serão necessárias adaptações, mas não há nada de absurdo em usar a base aérea militar para voos comerciais. Isso ocorre no Brasil em aeroportos mais movimentados que POA, como GRU e BSB. Se houver dano estrutural à pista do Salgado Filho, a construção de terminais temporários na base aérea é a opção mais sensata e viável.

  2. O eu sempre quis Canoas aberto para concorrer com o Salgado Filho, mas o monopólio caro e ruim näo deixa.. Faz 20 dias e nada, a água vai baixar e nada de Canoas ter passageiros civis..

    • Canoas com 50% da cidade devastada e empobrecida tem problemas mais graves para cuidar no momento do que investir em um aeroporto, precisa antes Sobreviver.

      Quanto a questão do Salgado Filho concordamos, há forças atuantes no estado que só desejavam investir todo o capital em Porto Alegre e truncar o desenvolvimento de outras cidades competidoras, tal comportamento terá que mudar agora, forçosamente.

      • Sem a Base Aérea de Canoas as ajudas näo chegam. Quem manda nos aeroportos é o monopólio estatal federal. Construir e reformar um aeroporto custa muito caro.. Quero ver depois das água baixarem..

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