Governo foca na limpeza e organização do Aeroporto de Porto Alegre para poder avaliar os danos em seguida

Aeroporto Internacional de Porto Alegre
Foto: Maurício Tonetto / Divulgação Secom-RS

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reuniu-se com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, na tarde da quarta-feira (22/5), no Gabinete da Presidência.

Na ocasião, Costa Filho informou ao ministro e às equipes do Tribunal sobre a situação do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que está fechado desde o início de maio, após as fortes chuvas que devastaram o estado do Rio Grande do Sul.

Segundo o ministro, o governo federal está, neste momento, focado na limpeza e organização dos prédios do aeroporto. A próxima etapa, diz, será realizada em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e consistirá em uma inspeção rigorosa do pavimento da pista de pouso e decolagem, com o objetivo de verificar se houve danos estruturais decorrentes do alagamento. Por fim, explicou, serão definidos quais reparos finais serão feitos.

Também durante a reunião, a equipe da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos do TCU (SecexConsenso) explicou o andamento dos processos de solução consensual envolvendo os aeroportos de Brasília (DF), Galeão (RJ), Viracopos (SP) e Guarulhos (SP).

Por sua vez, a equipe da área de Portos e Aeroportos da Secretaria de Controle Externo de Infraestrutura (SecexInfra) abordou outros temas de interesse do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), como ampliação da aviação regional e possível expansão do Porto de Santos.

Participaram da reunião o assessor da Presidência, Antonio José Saraiva Júnior, o titular da SecexConsenso, Nicola Khoury, e a auditora-chefe da unidade de Auditoria Especializada em Infraestrutura Rodoviária e de Aviação Civil do TCU (AudRodoviaAviação), Laura Berlinck.

Informações do MPor

Link: https://aeroin.net/governo-foca-na-limpeza-e-organizacao-do-aeroporto-de-porto-alegre-para-poder-avaliar-os-danos-em-seguida/

______________________

Área do Aeroporto Internacional Salgado Filho sendo drenada pela iniciativa privada (arrozeiros) Imagens de ontem, 25 de maio.

Não entendi até agora por que a Fraport não providenciou a drenagem.



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Enchente, Reconstrução do Rio Grande do Sul após enchentes

Tags:, , ,

25 respostas

  1. Vamos drenar o aeroporto antes de drenar um bairro. Incrível isso.

    • Mobus, quem tá drenando o aeroporto é a iniciativa privada. Arrozeiros. Empresários. Tu vai dizer agora pros arrozeiros que eles drenem o bairro tal e deixem o aeroporto? Incrível isso!

      Informações postadas agora no nosso Instagram avisam que vai começar a drenagem do Humaitá e região entre hoje e amanhã, com as bombas da Sabesp. Agora sim uma iniciativa do poder público. E não de empresários do agro.

      • Tu vai dizer agora pros arrozeiros que eles drenem o bairro tal e deixem o aeroporto? Incrível isso!

        SIM!

        Precisamente isso.

        Tão querendo vender o empresário como salvador da pátria ou coisa que o valha, então ele que vá lá fazer a caridade de drenar o bairro onde 13 mil pessoas moram.

        Sério gente vocês adotaram o aeroporto como filho? Não entendo porque todo mundo tá enlouquecendo com esse negócio do aeroporto ao ponto de achar que ele tem que ter prioridade sobre BAIRROS INTEIROS.

      • Quem come arroz é o povo, não o aeroporto.

    • Pede pro Estado, eles é que estão sendo omissos. O que te importa o que outra pessoa faz na vida privada? Reclama é dos teus políticos que estão com ações abaixo do ideal.

      • Perceba que eu disse “Vamos”. Conjugação do verbo ir no tempo presente, modo indicativo, para a primeira pessoa do plural, mais conhecido como “nós”.

        Nós falhamos como sociedade no momento em que o problema do aeroporto tem mais prioridade que o problema do bairro residencial de 13 mil habitantes. Se os arrozeiros são os empresários heróicos como estão querendo vender, que sigam o exemplo de tantos outros empresários e pessoas privadas que estão doando serviços e produtos para as pessoas que precisam.

        O aeroporto pode esperar. E digo isso na posição de pessoa que depende do aeroporto pra ver a família. Eu abro mão disso sem nenhum problema.

        Enfim, nada aqui me surpreende, a pandemia já tinha escancarado a falta de capacidade de viver em sociedade desse país, a presente situação é nada mais do que uma refilmagem.

    • Exatamente Mobus!

  2. Nesse exato momento os moradores da Vila Farrapos trancaram a Castelo Branco e estão retirando a agua de balde.

    Aposto para vocês se os moradores continuarem se negando a sair da pista milagrosamente uma bomba vai aparecer lá. É triste as pessoas terem que se fazer de loucas para que o básico ocorra.

    https://x.com/guimilman/status/1795055474037109217

    • Eu geralmente sou contra esse tipo de protesto, mas eles estão absolutamente cobertos de razão. Não tem desculpa pra não terem drenado aquela região ainda, TRÊS SEMANAS DEPOIS DA ENCHENTE.

      • Dito e feito, a bomba apareceu. Instalaram hoje uma bomba da SABESP. As tiveram que se fazer de loucas e começar a tirar a água de balde para que a bomba aparecesse.

        Não consigo entender como as pessoas podem ter tanta solidariedade com o cavalo caramelo e tanto desprezo com a Vila Farrapos.

  3. Uma vergonha a gente pagar imposto e empresários terem que drenar o aeroporto. Cadê a gestão pública ?

  4. E antes que algum inteligência suficiente venha falhar bobagem, a Vila Farrapos é um bairro, não é mais uma invasão, já foi urbanizado, e eles pagam IPTU. A questão é que são pobres.

  5. A Vila Farrapos tá embaixo da água e zero bombas. As pessoas estão dormindo em lonas na beira da Castelo Branco. A vida humana não vale mais nada mesmo, as pessoas estão numa situação deplorável, temperatura gelada. Temos a base aérea de Canoas quebrando um galho, a prioridade deveria ser a Vila Farrapos.

  6. Eu vejo governo estadual, federal e sociedade civil trabalhando para recuperar o aeroporto de alguma forma. E a dona Fraport tá fazendo o que exatamente? Nem uma mísera bomba se mexeram para arrumar.

    • Eu vejo a Fraport sendo vítima do governo estadual e do municipal, ninhos de incompetentes e despreocupados com as pessoas físicas e jurídicas, do estado e da grande POA! Esses foram omissos e deixaram como em nenhum outro lugar no mundo nessa escala, um sistema podre e ineficiente, que permitiu esse alagamento monstro destruidor de patrimônios e vidas, gerar perdas incalculáveis. O que tais governos municipal e estadual deveriam ter feito, era ter trabalhado com seriedade observando tal vulnerabilidade e aprimorando o dito sistema para não deixar transbordar e alagar, isso sim meu caro. E vá lá então a sociedade civil a se mobilizar heroicamente e a Fraport a se agilizar, imagine a complexidade e seriedade disso, para ofertar um lugar provisório e seguro para o estado voltar a ter voos, numa mais do que louvável parceria com o Park Shopping Canoas e a base aérea daquela cidade, aos quais deveríamos era ser gratos!

    • E o Leitinho querido quer pegar empréstimo federal para ressarcir a Fraport… Esse é caso para impeachment.

      Iniciativa privada o risco faz parte do negócio, lucrou lucra sozinho, perdeu perde sozinho.

Faça seu comentário aqui: