DEFINIDO O TRAÇADO DO AEROMÓVEL NA PUC-RS

É com grande satisfação que escrevo este post aqui. Finalmente Porto Alegre terá um sistema de transporte moderníssimo, e que até agora foi relegado ao abandono e descaso. Pena que serão somente 1.800 metros. Mas já é um início!

 

 

Vejam a matéria da Revista da PUCRS, de dezembro/2008.

 

aeromovel-puc-fotoRecentemente foi concluída a definição do traçado da linha do Aeromóvel, que será instalada no Campus Central da Universidade.Na fase inicial, serão 1.800 metros de extensão num traçado semelhante a uma meia-lua(acompanhe na ilustração abaixo). Partindo da frente do Centro Clínico, a linha passa entre o Prédio Poliesportivo e o Estádio Universitário; atravessa a Avenida Ipiranga por cima do Arroio Dilúvio em direção ao estacionamento; passa por trás do Salão de Atos e prédio 50 até o Tecnopuc, onde faz uma curva, finalizando o trajeto entre os prédio 30 e 15. Ao longo da linha haverá cinco estações, localizadas em pontos estratégicos, com acesso via elevadores e escadas. O tempo máximo de espera será de três minutos, podendo o passageiro atingir o ponto mais distante em cinco minutos. Segundo o coordenador do Projeto Aeromóvel na PUCRS, professor Edgar Bortolini, da Faculdade de Engenharia, o traçado e os locais das estações foram definidos, principalmente, levando em consideração uma análise de tráfego realizada. Um exemplo disso é a constatação de que 80% dos alunos do Campus Central concentram-se num raio de 150 metros apartir da estação que ficará entre os prédios 30 e15 (zona que também abrange os prédios 32, 11 e 40). “Esta linha inicial constituirá um laboratório que servirá para a certificação internacional do sistema e testes complementares de motores, sistemas de propulsão, energias alternativas, veículos, estações e sistemas de transbordo”, conta o professor.

Linha no Campus Central terá 1.800 metros de extensão

Linha no Campus Central terá 1.800 metros de extensão

Atualmente, a atenção da equipe está voltada para a travessia da Avenida Ipiranga, a integração do sistema com a arquitetura existente no Campus e o mínimo impacto ambiental. Uma das possibilidades que está sendo estudada é manter uma passarela para pedestres na parte inferior, sendo a via elevada construída em baixa altura. “A integração com outros modais de transporte localizados na Ipiranga, principalmente os ônibus que são utilizados por cerca de 50% dos alunos da Universidade, é um dos pontos importantes. Estuda-se também a integração futura com o metrô projetado para a Avenida Bento Gonçalves”, revela Bortolini. Das 17 metas físicas inicialmente previstas, a equipe do projeto concluiu 11 delas no mês de agosto, passando agora para as fases de detalhamento da engenharia básica da via, estações e veículos,construção da via de testes (próxima ao Tecnopuc) plano de negócios e testes de resistência, vibrações e ruído. O cronograma prevê o término dessas atividades até o mês de agosto de 2009. O Projeto Aeromóvel é resultado de um convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia e envolvea PUCRS (Faculdades de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Informática e Administração, Contabilidade e Economia), UFRGS e a empresa Aeromóvel Brasil S.A.

COMO FUNCIONA

O trem será movido por propulsores pneumáticos a gás natural ou energia elétrica. Como não terá motor, o ruído será baixo. Quem estiver em sala de aula no prédio 50, por exemplo, não ouvirá quando o veículo passar por perto. Como o trajeto é curto e rápido, as pessoas irão em pé, mas alguns lugares serão reservados para idosos ou para alguém que precise ir sentado. O dispositivo poderá atender até seis mil passageiros por hora por sentido. No site www.pucrs.br/aeromovel é possível obter mais informações sobre o projeto e assistir a um vídeo com a simulação de um passeio com o trem.

Fonte: Revista da PUCRS INFORMAÇÃO, Novembro-Dezembro/2008



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1 resposta

  1. Ótima notícia! A PUCRS tem um baita incentivo pra fazer isso, pois eles não podem perceber lucro na sua operação, o que lhes força a fazer investimentos desse tipo.

    Agora, tenho cá minhas dúvidas quanto ao traçado sugerido… ele cruza a Av. Ipiranga bem longe do ponto de ônibus e passarela atuais… mas pelo menos já atende bem o estacionamento.

    Adicionalmente, se eles preveem um percurso de 5 minutos com espera de 3, podemos assumir que vamos ter dois veículos ou mais, certo? Será que querem fazer tudo via dupla? Ou vão tentar via singela com pontos de ultrapassagem?

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