Porto Alegre teve temperatura histórica de -1ºC no sábado

JULHO CONGELANTE

Capital tem frio mais intenso da década

Aeroporto Salgado Filho registra -1ºC ao amanhecer

Pouca gente estava acordada para sentir, mas Porto Alegre registrou, na manhã deste sábado, o frio mais intenso da década. No ápice da onda polar que fustiga o Estado, o termômetro da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Jardim Botânico cravou 0ºC entre 6h e 7h, a mesma marca do histórico frio de julho de 2000.

Outras estações espalhadas pela Capital constataram um frio maior ainda. A estação do aeroporto Salgado Filho chegou a registrar -1ºC. A base da Metroclima, serviço contratado pela prefeitura, na Lomba do Pinheiro, indicou -0,5ºC. Para efeitos de estatística, só é possível se comparar dados das mesmas estações. Portanto, em uma série histórica mais longa, são usados os dados da estação do Jardim Botânico do Inmet.

No Interior, a menor marca coube a Vacaria, onde os termômetros desceram a -6,3ºC às 7h. O Rio Grande do Sul já teve temperaturas menores no início da década. Em 2004, em Cambará, houve -6,4ºC. Em julho de 2000, São José dos Ausentes registrou -8,2ºC. A menor da história ocorreu em agosto de 1955, com -9,8ºC em Bom Jesus.

Quem acordou cedo no sábado, sofreu. Em São Francisco de Paula, ao abrir a torneira da pia do banheiro para escovar os dentes, o professor e padre licenciado Elias Ferreira da Silva, 52 anos, constatou que a água congelara. Então, olhou pelas janelas da casa e contemplou o espetáculo: os pátios da cidade, na Serra, estavam cobertos de geada, como um imenso tapete branco estendido sobre a grama.

As mínimas EM PORTO ALEGRE no sábado, 25/07/2009
 
Jardim Botânico: 0°C
Aeroporto: -1°C
Lomba do Pinheiro: -0,5°C
Avenida Sertório: -0,4°C
Belém Novo: 1°C
Menino Deus: 1,6°C
Moinhos de Vento: 2°C

 

Geou em toda a capital !

Veja a foto de um carro na rua, hoje pela manhã:

Frio de -1 grau em Porto Alegre fez tudo congelar na madrugada e manhã deste sábado, 25/07

Frio de -1 grau em Porto Alegre fez tudo congelar na madrugada e manhã deste sábado, 25/07



Categorias:Outros assuntos

Tags:

3 respostas

  1. Interessante a matéria. Não imaginava que o Jardim Botânico fosse um dos bairros mais frios. Tampouco o Menino Deus um dos mais quentes, mas aposto que este teria a sensação térmica das mais baixas, devido ao vento.

    Curtir

  2. Esse dia é histórico! Pena que em 84 nao se faziam muitos registros (fotos) das notícias. Naquele ano nevou am Poa !
    Na ZH de hoje saiu uma foto muito expressiva do Country Club, todo branco de geada!

    Curtir

  3. Poisé..na manhã de Domingo (26 de Julho), novamente negativou em Porto Alegre. -1°C no Aeroporto, repetindo a temp. do Sábado.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: