Inicia nesta terça o Simpósio Internacional sobre governança em cidades, na PUC

SIMPÓSIO INTERNACIONAL

Debates sobre governança em cidades começam amanhã

O Simpósio Internacional Governança Democrática em Cidades, que reunirá palestrantes de 13 países, começa amanhã, 24, às 9h, no Centro de Eventos da PUC. Também contará com as participações de delegações de organismos internacionais, como as três agências da ONU – Undesa, Unesco e UN-Habitat, a Comissão Européia e importantes redes de cidades, como a Metropolis, a CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e a Mercociudades.

O prefeito José Fogaça participa da solenidade de abertura e do primeiro painel, às 10h, que será coordenado pela economista Silvia D’Anibale, do Departamento de Políticas Econômicas e Desenvolvido Urbano da prefeitura de Roma. Também participam do painel a assessora de Relações Internacionais do Governo do Estado do México, Georgina Pozo Rivas; e o analista político e consultor do Office of Public Management/OPM de Londres, Philipp Copestake;

O evento é uma realização da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, com apoio da Procempa e da Secretaria Municipal da Educação e parceira com dez instituições e entidades nacionais e internacionais.

Os temas abordados expressam a preocupação com o futuro das cidades, com o desenvolvimento local e o papel das novas tecnologias para a inclusão social, buscando uma maior integração entre as iniciativas que estão acontecendo em várias partes do mundo. “Será uma grande oportunidade para que prefeitos, vereadores e gestores públicos, bem como a sociedade civil e o setor privado troquem experiências e promovam transferência de boas práticas sociais”, afirma a secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão.

O Simpósio, que terá programação também na quarta-feira, 25, conta ainda com a parceria da Câmara Municipal da capital gaúcha, CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Famurs, Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Local, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC).

Representações – Entre as cidades diretamente representadas estão Berlim (Alemanha), Tebriz (Irã), Rosário (Argentina), Belo Horizonte e Cuiabá. O simpósio terá palestrantes de Bamako (Mali – África), Cidade do Panamá (Panamá), Kerala (Índia), San Rafael (Estados Unidos), Delft (Holanda), Suzhou (China), Londres (Inglaterra) e Victoria (Austrália).

Serviço – O evento ocorre no prédio 40 da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681), tanto no auditório central, como em diversas salas, conforme o eixo temático de interesse.

Site Prefeitura



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

%d blogueiros gostam disto: