Maior encontro de software livre da América Latina inicia na Capital

Maior evento da AL ocorre desde o ano 2000.

Inicia nesta quarta-feira (21), oficialmente a partir das 18h, no Centro de Eventos da Pucrs, o 11º Fórum Internacional Software Livre – fisl11. Organizado pela Associação Software Livre.org (ASL.org), o fórum espera reunir mais de oito mil participantes até o próximo sábado (24). O evento é considerado o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo.

Cristiano Sant'Anna/indicefoto.com/Divulgação/JC

Na atual edição, a feira traz a proposta de se tornar uma rede social personalizada, livre e autônoma. Para isso, foi utilizado o o Noosfero, a primeira plataforma web livre desenvolvida no Brasil  para redes sociais, que, integrada ao portal do software livre (http://softwarelivre.org/), informa os visitantes sobre tudo o que acontece no evento, além de permitir a interação e colaboração no momento de produzir o conteúdo. Os usuário podem utilizar sua página pessoal para expor ideias, montar galerias de fotos e vídeos, compartilhar interesses e preferências, além de promover debates.

O evento ocorre em parceria com a prefeitura da Capital, com a colaboração da Procempa e de diversas secretarias municipais. Segundo um documento assinado na semana passada pelo prefeito José Fortunati, serão disponibilizados espaços culturais na Usina do Gasômetro, plantio de mudas para a compensação ambiental e viagens da Linha Turismo com desconto. Além disso, a Procempa vai disponibilizar a hospedagem de servidores virtualizados em seu DataCenter, a transmissão da Rádio e da TV Software Livre e a conexão do sinal wireless aos participantes. No total, serão oferecidos até 50 Mbps (megabits por segundo) de banda de acesso à Internet.

O fisl ocorre desde o ano 2000, proporcionando aos participantes palestras, discussões e novidades sobre os softwares de código aberto. Nesta edição, o evento conta com a presença de importantes nomes do software livre no mundo, como o administrador de sistemas do Google na Suíça, Michael Hanselmann, Rafael Vanoni Polanczykc, desenvolvedor do OpenSolaris, e Jon “Maddog” Hall, fundador da Linux Internacional.

Jornal do Comércio



Categorias:Eventos, TURISMO

Tags:, , , ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: