Pular para o conteúdo

A beleza e a modernidade que Porto Alegre não conhece

24/11/2010

Mirante decente, bonito, seguro, bem cuidado, sem favela na frente



Bom restaurante na montanha, com vista para a cidade, oferecendo lazer e também dando apoio a quem quer permanecer mais no local  (Belo Horizonte)

 

Mirante

Poderíamos ter uma ponte bonita.  Poderíamos ter uma ponte em localização cartão-postal  (Natal)

Magnífico cartão postal

O projeto orginal era uma ponte tosca e simples, tipo a nova de Floripa; e iriam fazerm em um local bem afastado, sem graça. Mas ganhou a versão de a construir num local de destaque, e bela.

São Paulo

Avenidas modernas, corredores de ônibus com beleza (Curitiba)

São Paulo



Parada de ônibus limpa, conservada até pelos cidadãos, bonita, com  bancos , de vidro (e paradas na mesma situação até em bairros pobres (Rio de Janeiro, Salvador)

Prédios altos, modernos, ousados, vistosos (Curitiba)

Torre aberta à visitação:

Marinas abertas ao público, lazer na orla (Salvador)

Lazer qualificado, bonito, confortável, na orla  (Rio)

__________________________________________________________

About these ads
51 Comentários leave one →
  1. Felipe X Link Permanente
    24/11/2010 10:04

    O belvedere de BH me lembrou o nosso. Tínhamos tudo para ter um melhor que o de BH, pois eles não tem o Guaíba, e olha como está

    A torre da Oi de Curitiba o mesmo! Aquela torre da Claro deve ter a melhor vista da cidade e é fechada!!

  2. Stéfano Link Permanente
    24/11/2010 10:06

    Porto Alegre realmente não tem nada de bom… não sei o que vocês ainda estão fazendo aqui! Deveriam ir pra BH, Curitiba, Salvador… nossa, que lugares bons pra se viver!

    • 07/12/2011 16:07

      POA tem tudo de bom sim Stéfano… só é uma mulher linda que não cuida de sua aparência. Então fica bem feia como é a cidade hoje. Mas a culpa é de mentalidades atrasadas e bairristas como a sua. E esses lugares que vc citou são bons para se viver sim, e muito mais bonitos que POA hoje! Que tal vc se movimentar para ajudar a mostrar e fazer aparecer a beleza desta linda mulher?

  3. PAULO LUIZ POZZA Link Permanente
    24/11/2010 10:10

    É O PREÇO QUE PAGAMOS POR SERMOS TÃO “POLITIZADOS”…O MORRO DA EMBRATEL PODERIA PERFEITAMENTE POSSUIR UM RESTAURANTE GIRATÓRIO NO ALTO DE UMA TORRE…POUCAS CIDADES NO MUNDO POSSUEM UM VISUAL TÃO LINDO…MAS QUEM SE ARRISCA A SUBIR LÁ HOJE?

  4. Felipe X Link Permanente
    24/11/2010 10:13

    Stefano, a gente vai construir uns prédios de 40 andares, daí poa vai ser ótima. :DDDD

  5. 24/11/2010 10:39

    Que diferença!!! e que estupidez!!! ainda vamos apreciar nossa orla…algum dia talvez…

  6. 24/11/2010 10:43

    Poxa ta certo POA precisa de melhor infraestrutura, mas tambem nao precisa exagerar nao e’? kkkkkkkk oque e’ aquele carro quase virado..kkkkkkk pelo menos e’ um pegeot bem legal, seria pior se fosse uma brasilia!!!

  7. 24/11/2010 10:46

    Falta vontade política. Na eterna dicotomia gaúcha, quem perde são os gaúchos. É obvio que para tocar uma projeto de modernização, SEMPRE vão haver conservadores e ______ (coloque o adjetivo que achar melhor).

    O x da questão é a falta de ousadia e ______ (coloque o adjetivo que achar melhor) dos nossos gestores públicos para encarar de frente os processos de mudança.

    A política gaúcha é rasteira, se discute projetos por décadas e não se faz nada. Estes projetos apenas acalentam o anseio de alguns por mudança e por fim, são frustrados pela falta de ousadia, vontade política e ______ (coloque o adjetivo que achar melhor) dos nossos qualificados gestores.

    Chega de discutir quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Vamos fritar o ovo e aumentar o galinheiro.

  8. RicardoH Link Permanente
    24/11/2010 11:02

    PHIL : a foto do carro em cima do muro não foi à toa: foi pra mostrar os obsoletos e HORROROSOS muros que são usados nessa cidade, que enfeiam e degradam as avenidas que tema sina de receber os horríveis corredores de ônibus.

    Todas as cidaes que tem belos corredores já aboliram essa muralha medieval a tempo.

    SP usa até mesmo câmeras pra flagrar carros espertinhos que ousam entrar na faixa exlusiva – que é sem muralha horrorosa, ficando clean e bonita.

    Também pode ser usado pequenos canteiros verdes. Tudo, menos esses muros toscos. Que são no mínimo PERIGOSÍSSIMOS para os carros, ainda mais sendo pessimamente mau sinalizados com “olhos de gato”.

  9. RicardoH Link Permanente
    24/11/2010 11:06

    Leitores: vocês acham que é melhor retirar as fotos de Porto Alegre, e deixar somente as fotos das outras cidades?
    Deixar as fotos de Poa não soa como “criticar por criticar”, bater na mesma tecla, aopasso que o mais inteligente seria deixar somente as fotos dos (maravilhosos) exemplos das outras cidades?

    O que vocês acham que deixam essa matéria melhor ?

    Eu ou Gilberto podemos retirar as fotos de Poa, se assim a matéria ficar mais adequada.

  10. 24/11/2010 11:07

    Sabem qual é a minha idéia sobre o Muro da Mauá??? fazer uma rampa em toda a orla da altura do muro até a beira do cais, toda enfeitada com praças, bancos para sentar, plantar árvores, enfim, que falem os arquitetos, a margem ficaria protegida de enchentes(que nunca houve , depois de 1941). Alguns vão me dizer, isso é loucura, cobriria metade dos armazéns, eu digo, e daí, ali não vai ser porto mesmo…e os armazéns não precisam de toda aquela altura, estão muito acima do nível do muro. …idéia muito louca!!!

  11. 24/11/2010 11:30

    hahah o carro virado ficou ótimo…. tinha q colocar aquele gurizadinha marginal lá apreciando a vista do guaiba ai fechava todas hahahah

  12. 24/11/2010 11:32

    Eu subo, sou fabricante de Torres Metálicas…

  13. Ricardo Link Permanente
    24/11/2010 11:37

    Que nojo dessa gente que adora criticar POA sem qualquer embasamento. Ate’ foto de um acidente com um carro colocaram, como se isso fosse indicacao de alguma coisa. E comparar POA com Salvador, Natal… vamos ver como anda a desigualdade social destas capitais… la’ existem vilas ao redor dos pontos turisticos. Talvez devessemos copiar o faveledo do Rio e SP tambem.

    • 07/12/2011 16:10

      Continue então ó bairrista obtuso a apontar os problemas dos outros e fechar os olhos para os seus… POA é linda, mas muito mal cuidada e abandonada. A intenção é fazer com que melhore, pois assim tem potencial para ficar melhor que muitas das cidades citadas…

  14. 24/11/2010 11:37

    Meu sonho era fazer uma torre(tipo Eiffel) com restaurante giratório e todo envidraçado, panorâmico, com elevadores, não precisaria mais do que 100 metros de altura em cima do morro, e com treinzinho descendo até as margens do Guaiba, tipo Pão de Açucar, quem se abilita a custear essa obra…???

  15. Ricardo Link Permanente
    24/11/2010 11:40

    O que eu mais gostei foi o “lazer qualificado, confortavel, no Rio” hahaha A minha ideia de lazer qualificado e confortavel nao e’ sentar em um local onde ha’ perigo de arrastoes e com vista para favelas. Cada um tem o lazer que merece.

    • 07/12/2011 16:13

      Para se perceber beleza há de se ter sensibilidade… e pelo visto vc nunca esteve no Rio. Também quem tem a orla do guaíba (a mais linda do mundo, bem cuidada e etc) vai entender de beleza?
      Meu amigo veja a população de POA e acorde…. pelo no. de habitantes, a cidade tem proporcionalmente mais favelas que o RIO. E está aumentando….

    • 07/12/2011 16:16

      A melhor resposta do nosso amigo MarceloP:
      Putz, o pessoal fala tão mal do Rio, mas nenhuma cidade nossa é tão conhecida internacionalmente no Brasil. Será que se mostrarmos uma foto do gasômetro dentro do nosso próprio país as pessoas irão reconhecer? Ou a ponte do Guaíba? Ou o Laçador?

      Acredito que o post fala sobre atrações, sobre beleza, sobre inovação. Será que temos inovado?

      Claro que temos nossas belezas, mas será que as aproveitamos adequadamente? Somos reconhecidos por isto, ou só nós nos reconhecemos

  16. 24/11/2010 11:41

    Um prato com frutos do mar, custaria uma bagatela de R$250,00, tem gente que paga isso, não pagaram um milhão por um camarote no Beira-Rio???

  17. 24/11/2010 11:43

    Não gosto desse tipo de comparação e desses exageros. Não é bem assim.
    Também dá pra pegar o melhor de Poa e mostrar o que essas cidades não tem. Mas não é por aí.
    Acho que dessa forma funciona como uma divulgação tosca de Poa. Qualquer pessoa que ver isso, vai achar que vivemos na “Rocinha do Brasil”. Ou pior, porque só vemos matérias endeusando a rocinha.
    É por causa dessas que as vezes a gente vie opinião de gente de fora sobre a cidade, sobra a má impressão, e quando chegam aqui falam que se espantaram. Não é bem assim.
    Eu acho desnecessário esse tipo d ecomparação e um serviço de divulgação errada sobre a imagem da cidade.

    • 07/12/2011 16:15

      A melhor resposta de nosso amigo MarceloP:
      “Putz, o pessoal fala tão mal do Rio, mas nenhuma cidade nossa é tão conhecida internacionalmente no Brasil. Será que se mostrarmos uma foto do gasômetro dentro do nosso próprio país as pessoas irão reconhecer? Ou a ponte do Guaíba? Ou o Laçador?

      Acredito que o post fala sobre atrações, sobre beleza, sobre inovação. Será que temos inovado?

      Claro que temos nossas belezas, mas será que as aproveitamos adequadamente? Somos reconhecidos por isto, ou só nós nos reconhecemos “

  18. 24/11/2010 11:49

    Lá em cima do restaurante panorâmico, como toda a torre tem um pouco de ocilação…quem sofre de vertígem nas alturas, é a mesma situação que andar de navio…depois de jantar 7 vezes, se acostuma, aí come até churrasco…

  19. PAULO LUIZ POZZA Link Permanente
    24/11/2010 12:01

    MAS TEMOS QUE CRITICAR, SÓ ASSIM MELHORAREMOS…AQUELA FOTO DOS ECOCENTRICOS ABRAÇANDO O GUAÍBA CHEGA A SER RIDÍCULA…O PONTAL DO ESTALEIRO RESIDENCIAL NÃO SAI MAIS, MAS AS RATAZANAS DEVEM SE DIVERTIR MUITO NO MEIO DE TODA AQUELA SUCATA E LIXO (QUE BOM, ELAS NÃO FICARÃO CONFINADAS NUM ZOOLÓGICO)…E O PIOR É QUE O PODER PÚBLICO PAGOU 1/2 MILHÃO POR AQUELE PLEBISCITO FAJUTO…

  20. 24/11/2010 12:02

    realmente, se fossemos pegar as coisas bonitas de porto alegre..
    e vejam bem, só nos falta um marco turístico de proporçao igual ou melhor dos que postado no tópico
    quero ver a cidade que tem o estilo e a qualidade de vida de porto alegre, portanto, nao é bem assim.
    com o cais do porto, aeroporto maior e o BRT a cidade vai mudar radicalmente, e a qualidade de vida será aprimorada ainda mais.

  21. 24/11/2010 12:12

    Eu paguei, tu pagaste, eles pagaram…Se toda essa grana que jogam fora, fosse aproveitada em coisas úteis, como o nosso cais, nossa orla, O QUERO CAIS já estaria pronto a horas…

  22. Gil Vicente Link Permanente
    24/11/2010 12:27

    Vendo aquele restaurante numa marina de Salvador me lembrou do restaurante que poderia ter saído no Pontal, e que seria bem maior, mais para dentro do lago, e com uma vista do centro fantástica. Quase que saiu…
    Da mesma forma a revitalização do cais – a discussão já acabou, agora é só assinar o contrato e iniciar as obras. Está quase… Vai sair?
    E quanto ao morro Santa Teresa = se tivesse sido aprovado o projeto da FASE, com a remoção das favelas do morro, o mirante naturalmente seria disputado, e uma revitalização do local seria possível. O projeto não foi aprovado por 2 votos… Quase saiu…

    Para tornar Porto Alegre uma cidade turística, é só passar do quase – e sabemos quem não deixa passar do quase. Triste Porto Alegre.

  23. 24/11/2010 12:32

    Mas o que acontece e’ que os doidinhos de esquerda SAEM AS RUAS para fazer essas passeatas ridiculas eles por mais errados que estejam nao desistem do que querem, e aqueles que querem uma POA melhor e mais bonita nao saem, nao se manifestam dai nao ganham nada.

  24. 24/11/2010 12:42

    o problema é que esses doidinhos de esquerda sao um bando de desocupados sem nada a perder, um pseudo-político vai lá enche a cabeça deles e eles vao crente fazer protestos acreditando na prosperidade de alguma forma.. se eles tivesse o mínimo de cultura, isso nao aconteceria, pois seriam racionais, faltou um pouquinho só de estudo nessa gentinha.

  25. 24/11/2010 12:44

    faltou um pouquinho só de estudo para todos os políticos da facção corruPTa tb.

  26. RicardoH Link Permanente
    24/11/2010 12:53

    Anderson: obrigado pela opinião. Estava querendo uma avaliação, mesmo, sobre a melhor forma de apresentar a matéria.

    Tanto concordei contigo que reformulei o que é mostrado.
    :)

  27. MarceloP Link Permanente
    24/11/2010 14:38

    Putz, o pessoal fala tão mal do Rio, mas nenhuma cidade nossa é tão conhecida internacionalmente no Brasil. Será que se mostrarmos uma foto do gasômetro dentro do nosso próprio país as pessoas irão reconhecer? Ou a ponte do Guaíba? Ou o Laçador?

    Acredito que o post fala sobre atrações, sobre beleza, sobre inovação. Será que temos inovado?

    Claro que temos nossas belezas, mas será que as aproveitamos adequadamente? Somos reconhecidos por isto, ou só nós nos reconhecemos ?

    Muito bom o post, atiçou a discussão…

  28. Augusto Link Permanente
    24/11/2010 14:45

    Ótimas fotos. Exemplos de urbanismo. Enquanto isso, na capital dos gaúchos – só tro-lo-ló, lero-lero e lenga-lenga.

  29. 24/11/2010 14:47

    Stéfano, me diz uma coisa: tu acha Porto Alegre tão boa assim ? Por que estes comentários sempre contra nós ? Tu acha que estamos exigindo demais dos governantes desta cidade ? E que grosseria sugerir que nos mudemos de cidade ? Se não concorda com o que nós dizemos aqui, é só não visitar mais o blog. Tira dos favoritos. Simples. E vai viver a tua vida maravilhosa na capital mais atrasada do país.

    Editando: atrasada em termos urbanísticos. Achei que tinha sido claro. Este é o enfoque principal do Blog. Em outros quesitos, realmente Porto Alegre está nos primeiros lugares.

  30. 24/11/2010 14:49

    Belíssimo post Ricardo.
    Ficou melhor assim !
    É isso aí.

  31. 24/11/2010 15:44

    Concordo com o Gil Vicente… precisamos sair do “quase”!
    Só vemos projetos, maquetes, simulações… mas e a obra pronta? Ou demora uma eternidade ou fica somente no “quase”…

    Quanto aos outros comentários … fala mal do Rio de Janeiro quem não a conhece. Tem problema de violência? Tem. Aqui por acaso não tem? Tem vilas e cidades da região metropolitana tão perigosas quanto as favelas do RJ. Claro que nas devidas proporções, afinal, a capital carioca é BEM maior que nossa cidade. E outra… a capital carioca tem maior visibilidade. Tudo o que acontece lá vira notícia. Quem de exterior vai querer saber se existe tráfico de drogas e assassinato em Porto Alegre e região metropolitana se não é uma área turística?

  32. Ricardo Link Permanente
    24/11/2010 15:49

    Porto Alegre mais atrasada do Brasil? Nao e’ o que os rankings de desenvolvimento me dizem. Ter o menor indice de favelizacao do Brasil, por exemplo, vale mais do que qualquer obra.

    • 24/11/2010 16:13

      Falo atrasada em termos urbanísticos. Achei que tinha sido claro. Este é o enfoque principal do Blog. Em outros quesitos, realmente Porto Alegre está nos primeiros lugares, inclusive em qualidade de vida.

    • 07/12/2011 16:18

      Atrasada em termos urbanísticos Ricardo… e compare população X no. de favelas… tu quer que uma cidade de 7 milhões tenha o mesmo no. de favelas que uma com 1,6? Veja a proporção e tu verás que poa TEM mais favelas!

  33. 24/11/2010 15:50

    Rafael,
    conheço o Rio e discordo de ti. Nem a pior vila de Alvorada chega aos pés da melhorzinha favela do Rio.
    O que acontece no Rio é algo Boçal. Seria notícia se fosse em qualquer outra cidade deconhecida. É só ver que as chacinas nas pequenas cidades Mexicanas viraram notícia mundial. E não foi nada diferente do que estamos acostumados a ver no Rio.

  34. Stéfano Link Permanente
    24/11/2010 15:51

    Realmente tenho uma vida maravilhosa, e acho a “capital mais atrasada do país” o melhor lugar para se viver… sinto muito por quem não gosta. Ninguém é obrigado a viver aqui, enfim…

  35. Ricardo Link Permanente
    24/11/2010 16:13

    Sobre a area da FASE no Morro Santa Tereza… nao sou petista e nao voto no PT, mas a Yeda queria vender 73ha do Morro por uma verdadeira mixaria. Seria o sinal verde pra construir predios e condominios la em cima. Alguem realmente acha que o comprador da area a transformaria num parque com mirante e restaurante? Obvio que nao.

    • 24/11/2010 16:18

      Concordo Ricardo. Ainda bem que não venderam a área da Fase. Imagina diversos prédios da Goldsztein la em cima, sem parque nenhum. Esta área da Fase necessita de um planejamento muito bem criterioso, sem privilegiar alguma construtora e/ou pessoas. A Fase pode permanecer lá, e ainda sair interessantes projetos. O Belvedere Rui Ramos que existe lá em cima deve ser revitalizado, independente da área da Fase. Não é necessário entregar a cidade de mão beijada para a iniciativa privada, mas sim, planejar para o bem da cidade.

  36. 24/11/2010 16:41

    Acho que o primeiro passo a ser dado em direcao a uma modernizacao de POA seria 1) NUMCA, em ipotese alguma, jamais votar no PT!!!!! Nem para prefeitura de POA e nem para o estado! Pronto resolvido!! Mas como eu ja havia escrito, o problema e’ cultural, o povo gosta de ser do contra e acham um partido do contra tudo no PT.

  37. 24/11/2010 17:01

    Aqueles prédios de Curitiba são tenebrosos.

  38. RicardoH Link Permanente
    24/11/2010 18:11

    Ricardo, que grande bobagem voce dizer que quero a violecia do Rio, as favelas de Salvador… só faltou dizer que quero a poluição de Sao Paulo.
    Se há cidades brasileiras com mais problemas sociais que Porto Alegre, isso só enaltece suas virtudes de conseguir também coisas boas pra elas, e isso só acentua a vergonha de Porto Alegre, mesmo tedo “indices sociais” tão bons, não connsiga ter coisas bonitas bonitas como aquelas cidades têm. Não consegue ter população que cuida de suas paradas de ônibus (em Salvador e Rio, por ex, mesmo nos bairros pobres a população não cola nada e cuida de suas paradas – eu tenho fotos disso).
    Rio e Salvador têm problemas sociais maiores, e mesmo assim AS PESSOAS não sujam e não avacalham com suas paradas de ônibus. Essas cidades tem problemas, tem muito mais pobreza que Porto Alegre, mesmo assim tem vários aspectos elogiáveis.
    Portanto, se elas conseguem tantas coisas boas, Porto Alegre, que tem indices sociais muito melhores, renda melhor, que tem obrigação de se apresentar muito melhor, mais moderna, cuidada.

    Porto Alegre PODE ter uma cidade bonita, ousada, moderna.
    Porto Alegre não tem motivo nenhum pra não ter muitissimas opções de lazer, mirantes, marinas, avenidas vistosas… pois, mais que as outras, tem menos problemas, tem mais educação e tem renda.

  39. RicardoH Link Permanente
    24/11/2010 19:13

    E como o Gilberto falou, repito: claro que estou falando da cidade em termos urbanisticos.
    E em termos de opções de lazer, turismo, e de condições de poder usufruir de sua orla, morros, etc, item em que a cidade é uma VERGONHA.
    Porque em outros quesitos, claro que Porto Alegre tem muitas virtudes. Isso é inegável.

  40. JULIÃO Link Permanente
    24/11/2010 20:02

    A venda do terreno da Fase seria a melhor coisa que aconteceria para o Morro Santa Tereza. Agora, aquilo vai ficar assim por décadas.

  41. 25/11/2010 6:03

    Gilberto, se em BH nos morros com belos mirantes e restaurantes tem muitos prédios e altos, pq no terreno da Fase não poderia ter alguns? Não daria um belo visual tanto para quem mora neles quanto vistos de longe? Algum problema se alguma construtora vai lucrar com isso? Com certeza seria bem mlhor do que deixar assim como está, com certeza ainda por muitos anos. Se lá pode, fica a minha pergunata, pq aqui não podem ser construidos?

  42. 25/11/2010 17:11

    Stefano, ninguem é obrigado a viver aqui. Mas NÓS, ao contrário de ti, queremos que Porto Alegre evolua, e PORTANTO, temos que ver os problemas da cidade.

    Quem acha que sua cidade é perfeita, acha que nada deve ser mudado. E a cidade para no tempo. Qdo percebe, a cidade já está atrasada em relação ao resto do mundo!

    É justamente pq GOSTAMOS de POA que criticamos e queremos mudanças em algumas coisas. Acorda cara.

  43. 25/11/2010 17:12

    concordo que os prédios de Curitiba mostrados não são os melhores exemplos. Nem mesmo em Curitiba eles são os melhores exemplos de prédios.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.160 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: