Foro Central de Porto Alegre, o novo “treme-treme” da cidade!

Técnicos descartam novo tremor em Foro da Capital e creditam confusão a boato

Brigada Militar tranquiliza funcionários do local e acredita que houve uma brincadeira

————–Obs.: O título do post obviamente não é da Zero Hora, é meu!!!!



Categorias:Outros assuntos

5 respostas

  1. Acho interessante como engenheiro civil a velocidade com que foi diagnosticado que nada havia no prédio do Fórum Central. Na realidade uma vibração ao lado de um prédio com fundação direta é algo extremamente normal, mas num prédio com fundação profunda não é usual. Um exemplo de um prédio que sofre problemas de vibração é o prédio do ex-Parobé no centro histórico da UFRGS, este prédio não tem fundação profunda pois na época da sua construção este tipo de fundação não era comum.

    Atribuir vibrações a compactadores que operam ao lado de um prédio é mais extranho ainda. A penetração que a vibração de um compactador qualquer não passa da ordem do metro, isto mesmo com compactadores de grande massa.

    Não é difícil calcular a penetração de uma vibração no solo, mas não acredito que laudos técnicos tenham sido emitidos em poucas horas. No mínimo deveria ser feito algumas medidas com acelerômetros para verificar quais as frequencias que estão fazendo o prédio vibrar.

    Acho que mesmo vibrando não haverá problemas estruturais no prédio do Fórum, entretanto acho que o problema foi tido como resolvido rápido demais para meu gosto, sem a realização de ensaios simples e baratos que poderiam ser feitos.

  2. O tremor de terra teve o epicentro em Abu Dhabi. kk

  3. Se tremeu mesmo eu nao sei,mais que la no subsolo os pilar que sustentan o predio estao rachados, isto estao. acho que deveriao fazer uma vistoria melhor no predio,nao so pelo lado de dentro e sim pelo lado de fora tambem. As rachadduras estao la perto do pessoal da limpeza,segundo eles as rachaduras se abrirao depois do tremor.

  4. Meu ap treme todo dia quando passa caminhões em frente de casa…. devo correr?
    sahusahuashuashusahu

    Isso ae é das obras ali do lado, logo mais os “ambientalistas” vão usar isso pra não construir na orla.

  5. Pelo que o Políbio disse ele tava lá e tremeu mesmo.

Faça seu comentário aqui: