Prefeitura lança edital para estacionamentos subterrâneos

Estudos serão avaliados por uma comissão designada pelo prefeito Foto: Cristine Rochol/PMPA

Foi dado o primeiro passo para a construção de estacionamentos subterrâneos em Porto Alegre. O prefeito José Fortunati assinou hoje, 16, o edital de manifestação de interesse público para receber estudos sobre a criação de vagas de estacionamento no subsolo da cidade. O ato, que ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal, contou com a presença do coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.

De acordo com o prefeito, a consulta pública é a fase inicial para verificar a viabilidade técnica e econômica do projeto que irá contribuir para a melhoria da mobilidade urbana nos bairros. Inicialmente foi sugerido pela prefeitura dois locais para receberem os estacionamentos subterrâneos: a Praça Parobé e o Parque Ramiro Souto. Porém, Fortunati destacou que além das duas áreas indicadas, os interessados poderão sinalizar outras opções de locais que tenham necessidade deste tipo de ação.

Conforme Tutikian, as empresas terão 60 dias para apresentar as propostas. Os estudos serão avaliados por uma comissão que foi designada pelo prefeito. A equipe poderá selecionar uma ou mais sugestões, cujas informações servirão de base para a elaboração do projeto básico da licitação pelos técnicos do município. Os estudos aproveitados receberão remuneração da empresa selecionada, por licitação, para construir os estacionamentos.

“É o momento de pensarmos a mobilidade da cidade de forma integrada para o futuro”, disse Fortunati afirmando que a intenção é que a prefeitura apresente os terrenos e os demais custos sejam da iniciativa privada, que terá a concessão por 30 anos.O prefeito citou exemplos de estacionamentos subterrâneos no mundo e no Brasil, em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo. Lembrou, ainda, que Porto Alegre já possui um estacionamento deste tipo, para o público que visita o Museu Ibere Camargo.

O diretor-presidente da EPTC falou das dificuldades para encontrar vagas de estacionamento na cidade e de manter a fluidez do trânsito com as ruas ocupadas por veículos. “O estacionamento subterrâneo propicia que nossa cidade tenha vagas em lugares importantes de zonas de comércio e serviços, ao mesmo tempo que colabora para fluidez e segurança no trânsito”, frisou Cappellari, alertando que hoje há mais de 710 mil veículos cadastrados na cidade.

Veja o vídeo:

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Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Estacionamentos Subterrâneos, Meios de Transporte / Trânsito

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17 respostas

  1. sim, os motoristas são os vilões, eles tem culpa de o transporte publico ser um lixo, logo, eles merecem pagar caro.

    hahaha, cada palhaçada que leio.

  2. pior que eles tiram uma grana federal com aqueles estacionamentos, mas são varios donos em cada predio (descobri isso pagando pro meu chefe uma mensalidade, que é bem alta..) E eles gostam de por carros até o talo, ae as vezes precisam ficar tirando carros pra sair outros.. ae metem eles no meio da rua… ja vi até acidente por causa disso.

    Ta na hora de fiscalizar

    • Um colega de trabalho que aluga uma vaga desses estacionamentos da Mauá disse que pediram para ele um novo valor pelo estaciomento: R$ 200/mês!
      São uma máfia!
      Mas por um lado até acho certo ter que pagar caro, pois quem quer andar de carro, tem mais é que pagar caro mesmo!
      Só não concordo com a existência daqueles prédios feios em uma área que deveria ser melhor aproveitada.
      Também sou a favor de demolirem a grande maioria! Que sejam construídos estacionamentos subterrâneos e reformados outros prédio-estacionamento.

  3. Na Independência, quase em frente a Santa Casa, tem um estacionamento horroroso, sujo e caindo aos pedaços. Na João Pessoa também tem outro na mesma situação. O único decente que eu consigo lembrar é um no início da José da Alencar, em frente ao hospital.

    Agora, inaceitável mesmo é a Av. Mauá: a futura melhor localização de Porto Alegre (em frente ao Cais, e com vista para o Guaíba) é dos automóveis. Pela derrubada desses estacionamentos, já!!!!

  4. Bem, é investimento privado.. eu não gostaria de ver o município gastando com isso.

  5. Finalmente!

    Essa era um boa ideia que precisava ser implantada em Porto Alegre. Tamara que surjam empresas interessadas e depois que os estacionamentos subterrâneos se espalhem por outros bairros da cidade que precisam de tal equipamento público.

    Uma sugestão: para cada estacionamento subterrâneo deveria ser a implantado um trecho de ciclovia numa faixa da via publica, ao lado, que atualmente vem sendo usada para estacionamentos de automóveis.

  6. bah, soh pra aumenta o congestionamentos, muita gente e todo mundo de carro…..

  7. Tutikian fala aos 59 seg: “… entao nos vamos a consulta publica”

    ahhhh????

    • Ele falou errado, ou tu falou errado. Não é ‘consulta pública’, é AUDIÊNCIA PÚBLICA. Tem que ter isso, por lei. Mas não interfere em nada. Não te preocupa. É só pra dar a chance da “sociedade” conhecer mais detalhadamente o projeto e poder opinar sobre. Mas é muito subjetivo. Espero pelo menos.

  8. ameeem… a cidade taa precisando…

    melhor que isso, só tirando aqueles estacionamentos de 30 andares que temos no centro (ou reformando e deixando eles mais bonitinhos..)

    • Guilherme tu tens toda a razão, aqueles edificios estacionamento no centro são HORROROSOS reforma nas fachadas já!!

    • Guilherme, é possível melhorar os estacionamentos do centro, sim! Falta é vontade e investimento. Também odeio aqueles prédios.
      Sem falar que aqueles estacionamentos tumultuam o trânsito pois suas áreas de entrada e saída são péssimas.

      Adoro um estacionamento que tem ao lado do Iguatemi Corporate. Ele deve ter uns 3 ou 4 andares e é cheio de folhagens penduradas.

    • Como já disse, na Av. Mauá, uma das áreas mais nobres da cidade (ou que deveria ser uma das mais nobres), esses prédios de estacionamentos ou “lixos” que existem por lá deveriam ser colocados a baixo e convertidos em hoteis ou edifícios de escritório.

      Talvez isso venha a acontecer no futuro, como consequência da repaginação do Cais da Mauá.

  9. O prefeito esqueceu de citar que a estética de menos carros estacionados é muito melhor. Claro que essa medida não vai terminar com carros estacionados nas ruas por serem muitos, mas ajuda.

    • Que estética, cara?
      Tu queres coisa mais anti-estética do que as pichaçhões, mendigos e sujeira nas ruas?
      Agora tá preocupado com a estética de carros estacionados em vez de se preocupar com o que realmente é feio?
      Como certas pessoas se preocupam com bobagens e não se preocupam com o essencial.

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