Capitólio: prefeito e ministra da Cultura anunciam novidades

Cine-teatro construído em 1928, Capitólio será transformado em cinemateca Foto: João Fiorin/Arquivo PMPA

Com o objetivo de anunciar novidades para conclusão das obras de restauração do antigo Cine-Theatro Capitólio, o prefeito José Fortunati recebe a ministra da Cultura Ana de Hollanda hoje, 22. A reunião será às 12h, no Paço Municipal, e contará também com a presença do secretário municipal de Cultura, Sergius Gonzaga.

O Capitólio é um antigo cine-teatro desativado de Porto Alegre. O prédio foi projetado e construído pelo engenheiro Domingos Rocco, sendo inaugurado em 12 de outubro de 1928. O espaço possuía um equipamento moderno para a época e oferecia 1.295 lugares para espetáculos variados, desde projeção de filmes, até apresentações de balé e teatro.

Foi fechado definitivamente em 1994, já bastante deteriorado, tendo inclusive sofrido um incêndio. Em 2002 ocorreu seu tombamento como patrimônio histórico do município. A partir de 2004 foi iniciada uma parceria entre a prefeitura, a Fundacine, com o apoio da AAMICA (Associação dos Amigos do Cinema Capitólio), para realizar a completa restauração do prédio e sua transformação em uma cinemateca.

Prefeitura de Porto Alegre

 



Categorias:Outros assuntos

Tags:

7 respostas

  1. Quanta novela pra inagurar essa “casinha de esquina”,,,credo!!

    Curtir

  2. Acho legal estes espaços culturais que são reformados e se tornam casas culturais e etc…, mas acho que deveriam reformar também para fins não tão culturais, Não se essa é a maneira mais correta de falar, mas por exemplo, tem um cinema de rua ali na Benjamin, que esta fechado, acho que virou igreja até agora, Não tenho certeza, mas poderiam fazer um cinema mesmo, com filmes populares e atuais, os mesmos dos shoppings, pra criar um movimento legal e regular nestes ambientes.

    Curtir

  3. Gilberto, há alguns anos o SESC iria assumir totalmente o Capitólio. O que aconteceu? Sabes alguma coisa a respeito?

    Curtir

    • Pois é, inclusive atualmente o Capitólio está bem degradado, como se tivessem esquecido dele depois das reformas de fachada.

      Curtir

    • Realmente, entrei nele numa “caminhada no centro” e ele está de uma maneira que parece que de um dia para o outro mandaram os pedreiros embora. Obra inacabada.

      Curtir

      • Mas a obra realmente está inacabada, Felipe X. A Fundacine conseguiu milhões de reais da Petrobras pra fazer a cinemateca mas nunca chegou a concluir.
        Isso não é exatamente surpreendente, visto que a Fundacine (que não é um órgão público, antes que impliquem) foi criada há uns 30 anos para construir um polo de cinema em Porto Alegre e até hoje não conseguiu mais do que servir de intermediário para a captação de recursos para filmes do estado.

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: