Já foi discutido muito aqui o que fazer com o Morro Santa Teresa, realmente um enorme desperdício de um local que tem muito potencial.
Sempre se fala em colocar restaurante, serviços, etc. Falamos também aqui sobre colocar um teleférico. São todas boas idéias, mas como se consegue a verba para realizar isso? A Prefeitura ou o Estado não tem condições. Então teria que ser a iniciativa privada. Mas o que temos visto até agora é o desinteresse ou falta de verbas também.
Então minha sugestão é a seguinte. Porque não ligar a revitalização do Morro Santa Tereza ao projeto do Internacional para a Copa 2014? Sei que não é simples, mas existem vantagens:
1. Se trata de um grande projeto, os investimentos no Santa Tereza serão pequenos em comparação.
2. Apesar das áreas estarem separadas, um teleférico conectando o Santa Tereza ao projeto do entorno do Beira-Rio faria do Santa Tereza uma parte desse projeto, por um preço relativamente baixo.
3. Isso levaria o público do entorno do estádio até o Morro, onde se teria uma vista privilegiada de todo o projeto do Internacional.
4. Se poderia construir um restaurante panorâmico pelo proprio internacional.
5. As pessoas que subissem até o Santa Tereza teriam curiosidade de conhecer o entorno do Beira-Rio e usariam o teleferico para descer.
6. As duas áreas conectadas por um teleférico se apoiariam mutuamente.
7. O Internacional se responsabiliazaria pela segurança da área.
8. O Santa Tereza automaticamente estaria dentro dos projetos para a Copa 2014
Claro que o próprio projeto do Inter tem seus problemas, mas é um grande projeto, e nao seria dificil incluir o Santa Teresa nele, acho que é uma chance viável para o Santa Tereza.
A vista lá do alto do Belvedere:
A idéia do Jorge inclui um teleférico ligando o belvedere ao terreno ao lado do Beira-Rio, onde fica hoje as escolas de samba. Seria um trajeto curto, de apenas 700m, e o mais reto possível, como mostra a imagem abaixo:
Texto: Jorge Piqué
Categorias:Belvedere do Santa Teresa, Gigante para Sempre (Beira Rio)
Soube hoje de um detalhe bem importante. O Governador em maio assinou um decreto
garantindo a permanência das famílias moradoras do Morro Santa Tereza.
http://www.omorroenosso.com.br/noticia98.html
Nesse caso acho mais dificil ainda a opção de retirada da vila por
motivos de segurança e a única opçao é oferecer a possibilidade de
mudança para quem quiser e aproveitar o projeto do teleférico para
fazer uma atuação social na vila, dar infraestrutura e urbanizar.
Pode ser com verbas dos projetos sociais da União e/ou como contrapartida social do Internacional.
O teleférico seria mais uma opção de transporte público para os moradores da
vila, como já acontece com o teleférico do Complexo do Alemão.
Isso que o governo do estado fez foi um crime, incentivando e “legalizando” invasões a bens públicos e de preservação. Se tivessemos Poderes independentes, um ato desse tipo poderia levar a um processo contra o agente público que o tenha aprovado, inclusive ao IMPEACHMENT. Mas no Brasil o que vale são os canchavos e a “governabilidade” mantida com dinheiro público.