70% do PIB em 40 cidades

Porto Alegre mantém a liderança no ranking na comparação 2009 e 2008 Crédito: RICARDO GIUSTI / CP MEMÓRIA

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou ontem um estudo sobre o desempenho do PIB dos municípios gaúchos em 2009. Uma das principais avaliações é que apenas 40 das 496 cidades concentraram, naquele ano, 70% do PIB estadual. Em relação ao ranking dos dez maiores PIBs municipais, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul e Rio Grande permaneceram na liderança na comparação com 2008.

O município de Gravataí se destacou, passando da sexta colocação para a quinta. O posicionamento pertencia a Triunfo, que caiu em função do baixo desempenho do polo da cidade. Na sequência, surgem Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul, que também foi um dos destaques, já que o crescimento da produção de fumo permitiu que o município subisse duas posições em relação a 2008, superando Pelotas e Passo Fundo.

Conforme o economista da FEE Jefferson Augusto Colombo, os resultados do PIB dos municípios em 2009 estão vinculados aos efeitos da crise mundial, o que afetou principalmente as regiões de produção de itens para exportação – influenciadas pela variação das commodities.

De acordo com a divisão por segmento econômico, a agropecuária está presente em 140 municípios (28,23%), a indústria em 41 (8,27%) e os serviços em 315 (63,51%). Para Colombo, isso significa que ainda existe grande concentração da indústria no Estado, com a produção mantendo-se nos mesmos municípios. A pesquisa apontou, ainda, que tiveram crescimento do PIB acima da média 216 municípios, representando 43,55%. Abaixo da média há 280 cidades (56,45%).

Correio do Povo



Categorias:Economia Estadual

Tags:

1 resposta

  1. Péssima essa superconcentração..

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: