Belo Horizonte é a metrópole do País que cresce mais rápido

Belo Horizonte é metróple brasileira que cresce mais rápido Foto: Getty Images

Um estudo com as 200 maiores regiões metropolitanas do mundo apontou que Belo Horizonte é a que cresce mais rápido no Brasil, seguida por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. De acordo com a pesquisa do instituto americano Brooking, no entanto, as cidades do País estão em ritmo mais lento em comparação a outras capitais da América Latina. Enquanto as brasileiras figuram entre o 28º e o 50º lugar no ranking global, Santiago (Chile) aparece em 9º lugar, Buenos Aires (Argentina) ocupa a 16ª posição, e Lima (Peru) é a 25ª.

Brasília despencou na lista, caindo da 16ª posição no estudo feito entre 2007 e 2010, para a 34ª na pesquisa de 2010-2011. O mesmo aconteceu com o Rio de Janeiro, que foi de 24º para 42º. Por outro lado, Belo Horizonte deixou a capital paulista para trás, subindo do 39º lugar para o 28º, enquanto São Paulo perdeu apenas uma posição em relação ao estudo anterior, para a 37ª. Porto Alegre avançou da 60ª para a 50ª.

A chinesa Xangai lidera o ranking mundial de metrópoles em crescimento – entre as dez primeiras, quatro estão no gigante asiático. Arábia Saudita e Turquia também se destacaram, com duas (Riyadh e Jiddah) e três cidades (Izmir, Ankara e Istambul), respectivamente, no Top 10. O levantamento leva em consideração dados de população, do Produto Interno Bruto (PIB), de emprego e da renda per capita.

Crise

Na outra ponta do ranking aparecem as metrópoles europeias mais afetadas pela crise financeira. Atenas (Grécia) apresentou retrocesso tanto nos índices de emprego, como de renda, e aparece na última posição (200ª). O Mesmo acontece com Lisboa (Portugal), que ocupa o 199º lugar, depois de Dublin (Irlanda) em 198º e Sevilha (Espanha) em 197º.

Confira as melhores colocadas e as brasileiras da lista:

1 – Shanghai (China)

2 – Riyadh (Arábia Saudita)

3 – Jiddah (Arábia Saudita)

4 – Izmir (Turquia)

5 – Hangzhou (China)

6 – Ankara (Turquia)

7 – Istanbul (Turquia)

8 – Shenzhen (China)

9 – Santiago (Chile)

10 – Shenyang (China)

28 – Belo Horizonte (Brasil)

34 – Brasília (Brasil)

37 – São Paulo (Brasil)

42 – Rio de Janeiro (Brasil)

50 – Porto Alegre (Brasil)

Fonte: Terra Economia



Categorias:Outros assuntos

12 respostas

  1. O Brasil sempre vaí crescer menos, e com esta carga tributária e carga trabalhista. Todos falam mas ninguém, quer reduzir o dinheiro no bolso.

    Curtir

  2. Essa foto de BH lembra essa foto de Caxias:

    Curtir

  3. Pode ser ligado a construção civil também… no sentido de “crescimento urbano” – tanto que falou de Shangai que é um canteiro de obras imenso.

    BH eu já tinha comentado em outro posto que vinha crescendo com bem mais qualidade que Curitiba que todo mundo defende tanto.

    Na verdade tá tudo ligado né, se aumenta as pessoas, aumenta consumo, aumenta economia, boom da construção civil…

    Curtir

    • Por que quando eu escrevo a palavra “p o s t” na hora de enviar vira “p o s t o”?? Daqui a pouco vai parecer que eu sou caduca…

      Curtir

    • É, mas existem maneiras e maneiras de acontecer um boom de construção civil. Em poa, temos coisas bizarras sendo construídos, como os grandes condomínios de edifícios quase lá na restinga. Quando vejo aquilo, penso em milhares de pessoas que vão ter carro para se deslocar pois o transporte público lá é escasso e demorado. Sei que Curitiba tem restrições que grandes empreendimentos deem ser perto dos BRT’s. Não sei sobre BH.

      Curtir

      • Ah sim… eu tenho observado pelas minhas revistas de ARQ que assino: vem MUITA coisa de BH e de Santiago, no Chile.

        Claro que deve ter porcaria, mas pelo menos tem uma massa de qualidade vindo junto!

        Não sei que condomínios são esses lá pra Restinga… eu sei daqueles terreninhos 6×30 na Aberta dos Morros e arredores, que em 2 anos foram de 25mil pra 75mil o valor!

        Mas o pessoal aqui adora edifícios… tem que ser tudo torres altíssimas espelhadas, é puro progresso. Tem que transformar a ZS, casas não levam a nada…

        … então deve estar tudo bem pra eles.

        Curtir

  4. Por outro lado, se estamos falando em crescimento econômico, todos sabem que, apesar da propagando do governo federal, o Brasil está crescendo menos que os países em desenvolvimento (BRICS e outros).

    Aliás bem menos… mas no Brasil quase não há oposição e mídia come pela mão do governo, através da publicidade estatal e da pressão das “organizações” comandadas pelo partido do governo, com a ameaça de controle.

    Curtir

    • E ainda temos que ouvir aquela gritaria dos PIGs, isso que é o pior. Está virando padrão, o Tarso hoje mesmo no FST falou que o Battisti foi invenção da mídia golpista e do Berlusconi. Sabe pouco de história este Tarso hein.

      Curtir

  5. Pois é, cresce em que sentido?

    Curtir

  6. Mais cresce populacionalmente ou estamos falando de economia?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: