Grupo lança plataforma de interação entre candidatos e eleitores on-line

Após campanha de financiamento coletivo, grupo lança o site Voto Como Vamos.

O grupo, formado por jovens de diversas formações, propôs no início de Junho o financiamento coletivo do projeto através do site catarse.me, estipulando uma meta de R$ 12.500 para o início do desenvolvimento. A meta foi atingida no dia 15 de Junho, com a contribuição de 257 pessoas. Após 6 semanas de trabalho, e contando com a ajuda do grupo de trabalho voluntário da ThoughtWorks Brasil, foi lançado o site para o público.

screenshot do site voto como vamos

interface do site voto como vamos

Candidatos publicam propostas e eleitores discutem e avaliam

O primeiro passo para o lançamento do site foi  o envio de um convite aos candidatos aos cargos disputados na eleição de 2012 em Porto Alegre. Este convite, enviado por e-mail, continha as instruções detalhadas que garantiam o acesso de cada candidato ao site. Uma vez no site, o candidato pode adicionar e gerenciar suas propostas de campanha. Cada proposta tem seu próprio endereço na web, o que permite a interação com redes sociais como o Facebook e Twitter. A ideia é que, uma vez que a proposta atinge as redes sociais, os eleitores acessem o site e avaliem e façam comentários sobre a proposta do candidato. De acordo com a equipe de desenvolvimento do projeto, até o presente momento tem-se 32 propostas cadastras, 35 candidatos com registro confirmado e 125 eleitores conectados.

Projeto prevê acompanhamento pós-eleição

Em função do curto espaço de tempo para o desenvolvimento, a primeira fase do projeto contemplou apenas a interação pré-eleições. As próximas etapas do desenvolvimento do projeto compreendem o acompanhamento dos candidatos eleitos em relação as propostas de suas campanhas, incluindo o clipping de notícias e outras informações obtidas por portais de transparência pública.

Aberto para outras cidades

O projeto foi desenvolvido utilizando plataformas e ferramentas livres, e tem seu código-fonte disponível ao público através do site github. Tendo em mãos o código-fonte, grupos de outras cidades podem facilmente implementar ou aprimorar uma versão do sistema para seu próprio uso.



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , ,

4 respostas

  1. Tem esse daqui também! Vale a pena assistir e acessar o site: http://www.politicos.org.br/

  2. Ficou muito bom! E o pessoal já está curtindo ou ‘descurtindo’ as propostas! Muito interessante!
    Daqui a pouco vem as perguntas de como e quando a proposta será realizada, daí o bicho pega!

  3. Essas propostas registradas no site poderiam servir como prova, para uma futura punição aos candidatos eleitos, caso não empreguem ao menos um mínimo de esforço para cumprir suas promessas de campanha. Porque falar é fácil né….

Faça seu comentário aqui: