Testes finais do Chafariz do Largo Glênio Peres – veja aqui imagens inéditas

Será inaugurado amanhã, às 10:30, no Largo Glênio Peres, em pleno coração da cidade, o chafariz que faz parte do processo de revitalização do centro histórico, Programa Viva o Centro, coordenado pela prefeitura de Porto Alegre com patrocínio da Coca-Cola (Vonpar).

Os primeiros testes foram feitos no início da noite, inclusive tivemos links de dois leitores, o Lucas Feijó e o Guilherme Schneider, que nos enviaram, através dos comentários, as primeiras fotos do chafariz funcionando e iluminado! Obrigado Lucas e Guilherme!

Estive ali, pouco depois, e conversei com o Alexandre, funcionário da Prefeitura, e com o Glênio Bohrer, responsável pelo Programa Viva o Centro. O Alexandre me esclareceu que o reservatório do chafariz comporta 12 mil litros de água. Esta quantidade de água é necessária pois há uma filtragem da água que passa pelos canos, e esta se faz mais lenta do que os jatos d’água. Então é necessário um reservatório deste porte. Toda a água é reaproveitada, entrando no sistema novamente, e filtrada.

Os 19 jatos (e não 14 como a imprensa noticiou anteriormente) vão jorrar água há cerca de 2,5 metros de altura, com diversas cores, trocando alternadamente. Ainda serão estudados pela prefeitura e Coca Cola os horários e dias que serão ligados os jatos. Provavelmente serão ligados umas 3 ou 4 vezes por semana, em horários diversos. Haverão placas comunicando os dias e horários exatos no próprio Largo.

Os testes finais foram feitos em torno das 22h. Estas imagens que vocês estão vendo agora são destes testes.

O público passante não hesitou e fotografou também. Estava na cara das pessoas a satisfação por ver algo assim em Porto Alegre, como se fosse único no mundo. Eu até comentei com uma transeunte que muitas cidades do mundo possuiam chafarizes tão ou mais bonitos que esse e que estava na hora de Porto Alegre ter algo semelhante também. Ela concordou e elogiou a iniciativa da Prefeitura.

Vejam aqui as imagens feitas há poucos minutos no Largo Glênio peres, centro histórico de Porto Alegre.

Todas as fotos: Gilberto Simon

_________________________

Confira o vídeo:

Caros leitores, desculpem a qualidade do vídeo. Está em estado bruto. Não retirei sequer o som original. Mas o intuito era trazer em primeira mão a vocês estas imagens. Gilberto.

______________



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro

Tags:, , , , , ,

46 respostas

  1. Achei legal, mas nada tira da cabeça do porto alegrense que isso é uma jogada de marketing pré-eleição, o que é bonito enche os olhos do povão que não olha pros lados pra ver a calçada horrorosa, o entorno do Mercado Público que cheira muito mal e é horrível pra quem tem as pernas e os olhos saudáveis, imagina pra um cego ou cadeirante, para caminhar. As calçadas de TODO centro, estão assim. Podiam começar arrumando o que já se têm pra depois ficarem inventando modas como essa. E essa água toda? De onde vem? Pra onde vai? A feira do peixe? Continua?
    Afinal, são tantas coisas mais importantes pra se fazer.. não podemos ser hipócritas, ficou bonito sim. Porém eu acho que tem muuuuuuuuuuuuuuuito mais coisas pra se fazer e arrumar. Porto Alegre não alegrou. A orla do Guaíba e a Pepsi tem tbm uma parceria. Está abandonado aquilo lá, com muito lixo por todo lado… esperamos com certeza que não aconteça o mesmo com o chafariz.

    Curtir

  2. Quem sabe ao invés de Chafariz meia-boca, que é o que foi feito pela Coca-Cola, tivessem colocados algumas réplicas dos antigos bondes, servindo de bares? Por que a população não foi consultada? Para onde irão as feiras que ali éram realizadas como a tradicional feira do peixe da semana santa? Quem disse ao Sr. Fortunati que ele tem total autoridade de utilizar espaços públicos sem consultar a população? Achei de péssimo gosto. Já pararam para pensar nos dias de ventos fortes? Nos períodos de natal quando o centro fica entupido de gente? Vai virar uma sujeira só. Aqueles pombos em volta defecando por tudo. Mendigos tomando banho. Pelo amor de Deus, e as pessoas defendem essa obra eleitoreira?? Porto Alegre é demais mesmo!! Avenidas mal sinalizadas, mal iluminadas, sujas, violência, saúde (Ah!! está sendo inaugurada hoje a PRIMEIRA UPA 24hs de Porto Alegre) que coisa né? Bem pertinho das eleições. Por que será?? E VIVA o aeromóvel inerte em sua estrutura de 30 anos sem nenhum político que o colocasse em funcionamento. Usem o chafariz do Fortunati…deleitem-se nesta obra do nada, para nada…Lamentável!! Triste! Pequeno! Infeliz! Quero saber de quanto foi a contribuição da Coca-cola à campanha do Fortunati?

    Curtir

  3. Sinceramente, acho que as pessoas devem reclamar quando ocorre uma obra pela metade como esta que esta sendo mencionada pois as mesmas são financiadas com dinheiro publico que e proveniente do pagamento dos nossos impostos, então como numa compra se você não fica satisfeito reclama. O que esta ocorrendo em Porto alegre são as obras pela metade, como esta que esta sendo discutida, porque não foi feito um projeto completo para o largo algo que integrasse a área da praça Montevidéu com o terminal parobe e a praça XV e ficasse harmonioso, o que vai ocorrer no momento de reforma destes outros espaços esta fontes ficaram perdidas sem uma justificativa. O mesmo ocorre na reformar do corredor da protraio, o terminal ficara na Manoel Elias porém o corredor só vai até a saturnino, então o BRT vai trafegar juntos com os carros entre a saturnino e a Manoel Elias assim o intuito de criar um transporte rápido se perde pois vai se manter o problema naquela parte da cidade, obra pela metade.

    Curtir

  4. Achei que ficou bem meia boca, mas para os padrões de Porto Alegre é algo ótimo.

    Faltou um melhor acabamento, além disso os jorros poderiam se mover. Uma música poderia dar um ar mais bacana também.

    Não precisaria ser algo TOP como esse de Las Vegas, mas não custa sonhar.

    Curtir

  5. O entorno esta horrivel…credo!

    Curtir

  6. Ótimo! Banho de graça, ao alcance de todos. Que bom!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: