Governo e Grêmio elaboram plano de urbanização para área da Arena

 

Governador Tarso Genro recebeu presidente Fábio Koff nesta quarta-feira. Secretário de Esporte diz que foco é resgatar dignidade de moradores.

Fábio Koff (E) e Tarso Genro discutem plano de urbanização para o Humaitá (Foto: Caco Argemi/Plácio Piratini)

Fábio Koff (E) e Tarso Genro discutem plano de urbanização para o Humaitá (Foto: Caco Argemi/Plácio Piratini)

Uma comissão formada por integrantes do governo do estado, do município de Porto Alegre e por dirigentes do Grêmio irá elaborar um plano executivo para a urbanização do bairro Humaitá, na Zona Norte de Porto Alegre. O projeto começou a ser alinhavado na manhã desta quarta-feira (26), durante um encontro que reuniu o governador Tarso Genro e o presidente gremista Fábio Koff. A ideia é melhorar a área do entorno da Arena.

“O acesso à Arena nos proporciona um choque entre a imponência do estádio e a pobreza que o circunda. Um cartão de visita para a cidade, uma área de turismo. Temos que ter imagens melhores, uma vista melhor naquele local”, disse o presidente Fábio Koff.

Além das obras viárias ao redor da Arena do Grêmio, devem ser feitas melhorias na infraestrutura do bairro Humaitá, com investimentos na área da habitação.

“Temos que olhar o desenvolvimento habitacional, além do social. Desde creches, segurança e também cuidar a parte da usina da reciclagem do lixo. Vamos cuidar da parte da mobilidade urbana, mas principalmente recuperar a dignidade humana daquelas pessoas que moram na região”, disse o secretário do Esporte e Lazer do estado, Kalil Sehbe.

O titular da Secretaria de Esportes explicou que o governador Tarso Genro solicitou um estudo completo de toda a área, para que haja uma construção coletiva. Somente a parte de mobilidade urbana, de acordo com o secretário Kalil, está orçada em R$ 80 milhões.

Fonte: G1



Categorias:Arena do Grêmio, Arquitetura | Urbanismo, Grandes Projetos, Reurbanização

Tags:, , , , , ,

22 respostas

  1. E por falar em guarda municipal, acho que a de POA é um elefante branco, não por culpa dos guardas, mas da própria prefeitura! Se existe uma guarda municipal em POA, como se explica esse mar infinito de vandalismo e destruição de monumentos, paradas de ônibus, praças, pixações etc, etc que assolam essa cidade? Hum… então quer dizer que a nossa guarda municipal com curso na UFSM não consegue se quer coibir um pouquinho que seja essas ações criminosas, que aqui em POA já viram rotineiras e normais? Será possivel um dia ver o viaduto da Borges sem aquelas pixações, as paradas de ônibus sem serem quebradas, pixadas, queimadas como as da Farrapos, Assis Brasil, 3º Perimetral (essas deveriam ser cartão postal de POA, pois são a cara da cidade) Pois então, voltando a nossa estudada guarda municipal para que serve?

    Curtir

  2. ……..”elaboram plano de urbanização..?”

    Agora????
    Ja deveriam te-lo feito ha pelo menos 3 anos atras…..

    Curtir

  3. Quero saber do Koff quando ele vai melhorar o entorno do time.

    Curtir

  4. proibido não é e se ele está perguntando é por que não sabe. Acho que é uma dúvida pertinente, ele não está atacando a imagem do Fortunati

    Curtir

  5. Péssima negociação com a OAS. Não foram exigidas as devidas contrapartidas de melhoria de acessibilidade, por exemplo. Quando votamos os projetos em dezembro de 2009 fiz 4 emendas sobre a área do Olímpico e nenhuma foi aprovada: levaram tudo de lambuja, sob pressão do Paulo Odone e cia.

    Curtir

    • Confundiram a OAS com alguma entidade beneficiente decerto.

      Curtir

      • É boa essa, empresa faz uma obra que gera um impacto monstro num bairro que nunca esteve preparado mas fica por isso mesmo, porque ele não é beneficiente.

        Newsflash: contrapartidas de estrutura de entorno são coisa comum em todos os empreendimentos de grande porte no Brasil. E em vários outros lugares do mundo.

        Se a OAS (e o Grêmio) estivesse minimamente interessada na cidade, e na qualidade da “experiência de estádio” do torcedor, teria pelo menos asfaltado a Av. José Pedro Boésio, que leva ao Trensurb, que hoje está em modo quinto-mundo. Isso teria custado uma fração do que custou o estádio de primeiro-mundo. E teriam feito isso ANTES de inaugurar a toque de caixa.

        Curtir

        • E’ tipico de terceiro mundo achar que empresas privadas devem fazer o trabalho do poder publico. Aquelas ruas do entorno sao de quinto-mundo porque o governo federal, estadual e municipal nunca investiram um p*to la’. So’ se lembraram que aquilo la’ existe por conta da Arena.

          Curtir

        • “A rua que leva ao Trensurb” nao eh aquela onde termina, simplesmente, a Rodovia do Parque?

          Quero saber quais os planos dos GOVERNOS para o fluxo de trafego na regiao!

          Botar na conta da OAS/Gremio e esquecer que a Rodovia precede a Arena – enquanto projeto – eh muita demagogia de politico oportunista.

          Curtir

        • Somente para ilustrar:
          A Toniolo, Busnello S.A. foi escolhida pela Multiplan Empreendimentos Imobiliários para executar as obras de contrapartida à implantação do Barra Shopping Sul. O contrato totaliza R$ 11 milhões e inclui a duplicação da Av. Diário de Notícias, numa extensão de 2.400m- desde o Estaleiro Só até a confluência com a Wenceslau Escobar e de urbanização da via. A construtora também fará a infra-estrutura para 200 moradias que serão erguidas na Vila Nova para reasentar famílias removidas do entorno do shopping. Um minucioso planejamento está sendo ultimado para minimizar eventuais impactos sobre o trânsito na região, inclusive com a utilização do período noturno para o transporte de materiais de construção até o canteiro de obras. Outra prioridade é o estrito cumprimento do prazo contratual, de cinco meses, ao longo do qual serão gerados cerca de 250 postos de trabalho diretos.

          Pergunta: O que a OAS e o Gremio ficaram de contra partida?

          Curtir

    • Paulo Odone e quem? O Paulo Odone é o maior interessado… Resta saber quem é a “cia”.

      Curtir

    • Interessante saber isso. Nos conte quem mais meteu pressão nisso aí….

      Curtir

  6. “O acesso à Arena nos proporciona um choque entre a imponência do estádio e a pobreza que o circunda. Um cartão de visita para a cidade, uma área de turismo. Temos que ter imagens melhores, uma vista melhor naquele local” PARABÉNS pra quem disse isso na cara de dois políticos populistas sem medo de ser acusado de higienista e elitista. Sem ironia.

    Curtir

    • Não te entendi, ele só falou uma verdade num intuito de construir algo melhor. Normal!

      Curtir

      • Sim, normal. O problema é que do nada surgem grupos “defensores dos pobres e oprimidos” e a esquerda babaca acusando o cara de querer expulsar os pobres dali, mesmo ele tendo deixado claro que quer melhorar a estrutura pra população em volta da arena. Mas por enquanto estão quietos.

        Curtir

    • É bem isso mesmo. Em várias notícias sobre a distribuição de renda no Brasil que aparecem no exterior, aparece aquela imagem do condomínio vertical ao lado de uma favelona.

      Curtir

    • Disse tudo, caro VOP.

      Curtir

  7. OFF TOPIC

    Alguém sabe pq raios a Prefeitura de PORTO ALEGRE tem que qualificar sua Guarda Municipal em uma faculdade de SANTA MARIA ? Link para a demência : http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=157338&FACULDADE+DE+DIREITO+QUALIFICA+GUARDAS+MUNICIPAIS+DA+CAPITAL

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: