Jornal Metro – Porto Alegre – 05/09/2013
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Categorias:Bicicleta, Ciclofaixas, ciclovias
Tags:avenida chuí, ciclofaixas, ciclovia da avenida chuí, ciclovias
Para mim o nome dessa ciclovia é “tô sem grana, mas quero dizer que fiz”. O mais seguro seria construir uma ciclovia do outro lado, na calçada e junto ao muro do Jockey. Sem cruzamentos, sem perigo. Mas construir gasta. E pintar uma faixinha no asfalto (leia-se tapear) é mais fácil e dá pra dizer que foi feito. Se acontecer algum infortúnio a culpa jogue-se a culpa ou no ciclista, ou no motorista, ou no pedestre.
Não que pareça haver muita lógica nos projetos de cicliovia, mas qual seria a justificativa de fazer a ciclovia entre o estacionamento e a calçada, e não entre o estacionamento e as faixas para automóvel, que seria a opção padrão?
Faz menos sentido ainda para mim construir a ciclofaixa da José do Patrocínio como uma via bidirecional de um lado da rua. A EPTC dá algum esclarecimento sobre as decisões de projeto deles?
offtopic: Isso aqui já não deveria estar acontecendo em PoA?
http://www.pmf.sc.gov.br/noticias/index.php?pagina=notpagina¬i=9907
Ou a promessa do Fortunatti para licitação do transporte coletivo nesse ano vai ficar só na promessa?
Cara, o Fortunatti vai ficar empurrando com a barriga até que entre no esquecimento.
Se livrar de uma máfia assim não é tão fácil. Precisa ter COLHÕES pra isso.
OFF : http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/05/porto-alegre-desiste-brts-para-copa-e-maior-legado-fica-outubro-de-2014.htm
Note que o e vão entregar depois da copa não é um BRT, mas onibus grande e pista de concreto. BRT é mais que isso.
O que tornaria realmente um BRT (pagamento antecipado de passagem) só vai sair depois, pois segundo a prefeitura, ainda não foi feito projeto para as estações (que são facilmente feitas em pré-fabricados de vidro, aço inox, concreto pré-moldado e um pouco de automação (nada mais complicado do que um elevador) para as portas. Pelo menos o acesso no mesmo nível entre plataforma da estação e assoalho do ônibus será garantido com ônibus de piso baixo. Pessoalmente prefiro, pois em caso de pane fora da estação, as pessoas podem sair mais facilmente do ônibus.
Até onde sei o pagamento não tem sequer previsão de implantação. Considerando que tudo atrasa, algo sem data vem quando?
Pagamento antecipado é muito importante mesmo. Mas pelo que entendi vão inclusive botar os ônibus da RM, como “os Viamão”, no corredor de ônibus. Mais uma coisa para reduzir a eficiência…
Se realmente querem algo eficiente, terão que ter tarifa integrada entre o BRT e os ônibus da RM, e quem vêm de outras cidades vai ter que desembarcar no início do corredor para embarcar no BRT.
A qualidade do asfalto é boa, a largura é adequada, mas a tinta é a mesma de sempre.
Agora, o que é lamentável que continuam escrevendo dando a idéia que a ciclovia termina na Diário de notícias (e esse blog divulgando assim). Isso não é verdade. A ciclovia da Icaraí não tem ligação com a da Chuí que não tem ligação com a da Diário.
Aliás, a travessia da Chuí para a diário é de extremo risco, pois não há sinaleira nem faixa de segurança perto, não sei como ninguém foi atropelado ainda (que eu saiba).
Em síntese, somos todos otários para os gênios da EPTC .
Com certeza, eles fazem ciclovias que não resolvem os pontos realmente críticos mas quem não pedala acha que algo está sendo feito.
Mas a questão da divulgação é coisa da prefeitura. A EPTC inclusive colocou placas indicando que as ciclovias terminam, onde indiquei. A infra é insuficiente mas é devidamente sinalizada.
E isso que nem deveria ter tinta, pelo o que eu expliquei acima.
Essa ciclovia me parece bem melhor que as demais… Pelo menos a qualidade do asfalto e pintura.
Esta pintura está errada. Os manuais de sinalização em uso no Brasil não recomendam a pintura da ciclofaixa inteira, e sim apenas a pintura da divisão entre a ciclofaixa e a pista[1]. Pintura da faixa inteira deveria ser usada somente quando a ciclovia ou ciclofaixa CRUZA uma via.
Enfim, a prefeitura não consegue nem seguir um manual.
[1] http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/MANUAL_HORIZONTAL_RESOLUCAO_236.pdf página 35
[2] idem, página 49
Muito bom, não sabia disso. De qualquer forma, sem a tinta vermelha em toda a ciclovia, deveria haver alguma forma “agressiva” de inibir o estacionamento sobre a ciclovia.
E se for pintar toda ciclovia deveriam usar um anti derrapante.
Sim, chama-se guincho.