Independência irá mudar junto à rua Coronel Vicente

Independência irá mudar junto à Coronel Vicente

Traduzindo: se hoje o pedestre já tem que esperar num canteiro intermediário minúsculo entupido de gente, e se misturar a uma saída de estacionamento quanto termina sua travessia, amanhã vamos garantir que ele vai ter que esperar por aquela mínima fase de pedestres que só vai abrir a cada três minutos.

Vamos também garantir que o pedestre que já mofava esperando pra atravessar a esquina da Oswaldo com a Sarmento espere mais tempo ainda, pois agora os veículos poderão dobrar bem mais rápido. Afinal de contas, não é como se as pessoas precisassem caminhar junto a universidades e hospitais.

Parabéns a todos os envolvidos. É assim que se constrói um trânsito mais humano e seguro no nosso Centro Histórico.

ps: não, eu não vi o projeto ainda (até porque não é costumeiro dessa prefeitura publicar né?), mas posso dar certeza de que vai ser feito da pior forma possível para o pedestre.



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , ,

17 respostas

  1. No entorno da UFRGS, UFCSPA e Santa Casa tem os piores absurdos cometidos contra os pedestres:

    *Sarmento Leite X Osvaldo Aranha: é ridículo: 10 segundos para pedestres 3 minutos para os carros. Se tu não estiver esperando junto ao meio fio quando a sinaleira abre, esquece! Dá tempo de comprar um curros, comer o dito cujo, e a sinaleira não abriu ainda. Todos os dias vejo pessoas correndo desesperadas quando vêem a sinaleira aberta, mesmo estando a uma distância considerável, pois é algo raro de acontecer. E é tão pouco tempo que caminhando em uma velocidade normal, o sinal vermelho começa a piscar antes de chegar ao outro lado. É uma esquina consideravelmente movimentada, quanto pra carros quanto pedestres. Por que não utilizam o pedaço de terreno da santa casa para construir uma passarela no local, ao invés de tornar a travessia ainda mais complicada? A sinaleira poderia continuar apenas acionada por sensores no piso quando um dos ônibus precisam dobrar da Osvaldo para a Sarmento.

    *Osvaldo Aranha X João Pessoa X André da Rocha: simplesmente não existe tempo para pedestres para a travessia da João Pessoa, sempre há transito vindo de uma das avenidas no sentido centro-bairro. Há uma mensagem clara para os veículos vindos da Osvaldo Aranha: “Ao converter, respeite o pedestre”, totalmente ignorada pela totalidade dos motoristas. Eu simplesmente atravesso pela faixa na frente dos carros, e reclamo se alguém resolve buzinar. Mas as pessoas idosas, ou as que não querem arriscar a vida para atravessar uma rua? É tão simples implantar um tempo para pedestres acionado por botoeira, será que é preciso soletrar isso pra EPTC?

    Às vezes é um problema de simples solução, o que falta mesmo é vontade!

  2. O centro tem ruas estreitas, calçadas e pequenas e cada vez mais carros tem privilégios…

  3. Estranho, quando eu comentei sobre ser atropelado por ciclistas, me chamaram de dramático e azarado aqui no blog.

    Parece que não sou só eu.
    haha

    Sobre essa mudança, não consigo ver muita diferença, vai até ser uma mão na roda, para quem for utilizar o maléfico carro para ir para a santa casa, até mesmo para as ambulâncias, acho até que vai facilitar de dar a volta, se não me engano para pegar a independência nessa região, tu precisa dar uma sra volta dependendo da rua e do sentindo que tu vem.
    Recentemente abriram uma rua que tem mais pra cima, ficou meio estranho, mas ficou bom, e para a felicidade de todos, tiraram umas vagas de estacionamento pra isso.
    Só concordo sobre a falta de espaço para os pedestres mesmo.

    Sobre o meu comentário mais acima, não sei o que deu, mas essa bagaça postou sozinho, se quiser apagar…)

  4. PRECISA VER NA FRENTE DO HOSPITAL CONCEIÇÃO ONDE MILHARES DE PEDESTRES TEM QUE CRUZAR EM SOMENTE UMA FAIXA DE PEDESTRES

  5. Não sei como é o transito ali na Independência, mas essa é uma área da cidade que deveria ter melhores condições para o pedestre caminhar, afinal, é um espaço onde existem um complexo hospitalar e duas universidades. Não digo para bloquear o transito para os carros, mas aumentar os tempos para os pedestres atravessarem e talvez criar uma faixa exclusiva para ambulâncias nos acessos ao hospital seria melhor. Hoje é ridículo ter que esperar um tempão e ter 10 segundos para atravessar na Sarmento Leite ou na Osvaldo Aranha com a Conceição. Fora a parte da João Pessoa com a Osvaldo Aranha que não tem sinaleira para pedestres.

  6. Na Coronel Vicente o motorista continuará podendo dobrar à direita, além de poder ir reto e entrar à esquerda.

  7. Uma coisa não ficou clara: vão continuar valendo os dois sentidos na Cel. Vicente ou somente o novo, à esquerda (e a frente)?

    • Ficou meio ambíguo na matéria. Se vetassem a conversão à direita, facilitaria para a travessia dos pedestres, mas acho muito improvável que façam isso.

  8. É lamentável, sabem, ver como pode uma administração pública, ser tão inescrupolosa, tão sem princípios humanos, tão desrespeitosa com a comunidade administrada qto é a atual pois senão vejam bem, há qto tempo algumas ações no sentido de tornar aquela área mais segura são necessárias. Prá não falar em todas as situações de risco e segurança, vou falar nas condições encontradas por um grande nº de idosos que habitam e circulam por aquelas áreas, em especial na região compreendia entre a saída do Túnel da Conceição e o auditório Araújo Viana a longo tempo sem solução no entanto, agora, com fortes interesses econômicos envolvidos providenciam em mudanças que, aliás, vão piorar mais ainda as péssimas condições já existentes para a habitabilidade da 3ª idade. Francamente, é um despropósito, pra não dizer, um escárnio com a população!

  9. Pois é, a mudança na Independência com a Pinheiro Machado achei positivo, diminuiu a tranqueira na Praça Júlio sem penalizar pedestres, mas essa nova mudança é burra. Ali a travessia já é ruim e vai piorar.

  10. Fora que a calçada não existe na frente da Santa Casa e a faixa de pedestre sobre a calçada está apagada. os carros que saem do estacionamento simplesmente ignoram os pedestres e só cuidam dos carros da Independência pra sairem correndo na primeira brecha. Andar ali é uma batalha carros x pessoas.

    • Quase fui atropelado bem ali passando pela calçada. O motorista só olhava para um sentido da via. Só me safei porque me apoiei no carro e assim pude dar um pulo para fora do caminho da roda.

  11. Desavisado, já me atrasei pra compromisso por ter dedidido atravessar (metade da) Independência na frente da Santa Casa… E a obra de abertura da da Pinheiro Machado ferrou o pedestre. Agora pra atravessar a avenida tem que andar bem mais, ou se arriscar no meio dos carros e ônibus como fazem os alunos dos cursinhos que tem por ali.

Faça seu comentário aqui: