Vídeo e fotos: Palácio Piratini completa 100 anos

O Palácio Piratini completou, no dia 16 de maio de 2021, 100 anos.

Este post é especial com este vídeo do Governo do Estado e algumas fotos by Porto Imagem, para homenagear este magnífico exemplo da arquitetura histórica de Porto Alegre.

Um pouco da sua história

O Piratini foi construído para substituir o antigo Palácio de Barro, que existia no mesmo local e havia sido edificado no ano de 1773 por ordem do então governador José Marcelino de Figueiredo. Em fins do século XIX, esse prédio original se encontrava em péssimo estado, demandando a construção de um novo, o que aconteceu por ordem do presidente do estado Júlio de Castilhos.

O primeiro projeto para o novo palácio foi de autoria do arquiteto Affonso Hebert, da Secretaria de Obras Públicas, e a pedra fundamental foi lançada em 27 de outubro de 1896. O ritmo dos trabalhos, porém, foi lento e sempre declinante, até que as obras foram suspensas pelo novo presidente do estado, Carlos Barbosa Gonçalves, alegando que não atendia às exigências da época, estando a estrutura apenas nos alicerces. O Secretário de Obras da época, Cândido José de Godoy, parece ter tido um papel influente para a escolha de um projeto mais rico, que fosse “o edifício público mais belo e majestoso de todo o Brasil”. Então o governo enviou a Paris uma delegação, em 1908, para que realizasse um concurso internacional para uma nova planta, que substituiria a de Hebert.

Herrmann Wendroth, 1852: O antigo Palácio do Governo, que precedeu o Palácio Piratini, ao lado da antiga Matriz.

O concurso atraiu apenas dois participantes: A. Agustín Rey e A. Janin. Mesmo louvados, os desenhos também não foram aproveitados. Um ano depois, o arquiteto francês Maurice Gras veio ao Rio Grande do Sul e foi apresentado ao presidente Carlos Barbosa, por representantes diplomáticos da França no Brasil. Ele apresentou uma nova proposta, que foi aprovada, e em 20 de setembro de 1909 foi lançada a segunda pedra fundamental do palácio. As obras reiniciaram em ritmo vivo, mas quando Barbosa deixou o governo em, janeiro de 1913, muito ainda faltava para a conclusão. Por motivos diversos as obras prosseguiram daí em diante com muito mais devagar, só sendo reacesas no início da década de 1920, na quarta administração de Borges de Medeiros.

Entrada da ala residencial do Palácio Piratini – Foto: Fernando Bueno – site do Governo do Estado

Em 16 de maio de 1921 finalmente o prédio pôde ser ocupado, mas sem inauguração oficial e em caráter parcial, pois as alas residenciais, os salões nobres e os jardins não estavam prontos. Somente na década de 1970 o palácio foi dado como concluído, ainda que trabalhos menores continuassem a ser realizados e intervenções de restauro já começassem a ser necessárias em algumas áreas mais antigas.

Postal antigo, década de 20. Aparecendo ainda a antiga Igreja Matriz ao lado do Palácio Pìratini.

Em 1955, através de decreto do governador Ildo Meneghetti, foi outorgado o nome oficial de Palácio Piratini, uma homenagem à primeira capital da República Rio-Grandense (1836-1845) durante o episódio da Revolução Farroupilha (1835-1845).

Endereço: Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90010-905
Horas:
Telefone: (51) 3210-4100
Inauguração: 16 de maio de 1921
Arquiteto: Maurice Gras
Estilo arquitetônico: Arquitetura neoclássica
Início da construção: 1909
Fim da construção: foi ocupado em 16 de maio de 1921

Fotos

Todas as fotos atuais © Gilberto Simon.



Categorias:Fotografia, Fotos antigas, Patrimônio Histórico

Tags:, ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: