4º Distrito: projeto de requalificação da Avenida Farrapos é selecionado por agência internacional

Vice-prefeito liderou participação de Porto Alegre na concorrência internacional Foto: Alex Rocha/PMPA

O projeto Requalificação da Avenida Farrapos e Entorno foi selecionado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) para receber investimento de cerca de R$ 1,3 milhão. O anúncio foi feito nesta sexta-feira,  11, pelo vice-prefeito, Ricardo Gomes, em reunião com o prefeito Sebastião Melo, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE).

As melhorias devem ocorrer do Viaduto da Conceição até a rua Teodora, em um trecho de aproximadamente 5 quilômetros. A escolha do projeto executivo marca a primeira obra de revitalização urbanística do 4º Distrito. A participação na concorrência de aplicação de fundos europeus foi articulada pelo vice-prefeito e pelo diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann.

“A prefeitura irá trabalhar concretamente para transformar o 4º Distrito. Infraestrutura e desenvolvimento econômico e social deverão andar juntos”, afirma Melo.

De acordo com o vice-prefeito, o investimento é importante para a economia e valorização da região. “O 4º Distrito tem um potencial extraordinário para oferecer oportunidades aos porto-alegrenses, seja de emprego, moradia ou lazer. A requalificação de uma das principais vias, somada à ida da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) ao Instituto Caldeira, é mais um passo para revitalizar a região”, comemora Gomes.

“A partir de agora, poderemos começar a desenvolver o projeto executivo que deve ser sustentável, com priorização de pedestres, qualidade para transporte público, qualificação da paisagem e, principalmente, humanização da via”, explica a diretora de Planejamento Urbano da Smamus, Patricia da Silva Tschoepke.

Detalhes técnicos do projeto e próximos passos da iniciativa serão analisados em nova reunião.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização 4º Distrito

Tags:, ,

5 respostas

  1. Lá vou eu passar por “negativo” novamente…. mas R$ 1,3 milhões na Farrapos “não fazem nem cócegas.”

    Curtir

    • 1,3 MILHÃO, e não milhões.

      Esse valor vai ser da elaboração do projeto em si, não da sua execução. No inicio eu também pensei isso, mas me informei melhor e soube que era o valor a ser pago pelo projeto. O projeto que irá dizer o que deverá ser feito e como. Aí sim sairá o valor total do que será realizado.

      Curtir

      • Se este valor for destinado a projetos, me parece mais coerente.
        Foi mal pelo erro de concordância. Está anotado aqui para não mais esquecer a regra.

        Curtir

  2. “A prefeitura irá trabalhar –>concretamente<– para transformar o 4º Distrito. Infraestrutura e desenvolvimento econômico e social deverão andar juntos”, afirma Melo.

    Na parte em que ele fala concretamente, se refere a tijolos de concreto.

    Vi comentários de pessoas falando que esse prefeito está botando a mão na massa, etc.
    Legal isso, mas está fazendo tudo pelo menor orçamento possível…ele assim como os que vieram antes dele, estão descaracterizando a cidade sem dar nenhuma importância para isso, esse apenas está fazendo de forma mais acelerada…aposto que se ele achar algum lugar na farrapos que possa colocar tijolinhos de cimento ficará feliz.

    Curtir

  3. Mais positivo impossível! Queremos muito ver esse projeto se materializar! Essa região do IV Distrito tem imenso potencial e revitalizada criará condições para que empresas e negócios criativos, tecnológicos se estabeleçam e a meu ver no Brasil não há cidade que tenha tanto potencial para isso como Porto Alegre, e portanto vai bombar, dando nova vida para essa enorme área hoje tão lamentavelmente detonada e gerando riquezas que contribuirão para um orçamento mais forte para investimentos por toda cidade.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: