Ônibus elétricos entram em operação em Porto Alegre

Porto Alegre, 05/02/2024: Foto: Alex Rocha/PMPA

Nesta segunda-feira, 5, entraram em operação com passageiros dois novos ônibus 100% elétricos para trazer mais conforto e atratividade para o transporte público de Porto Alegre. Os veículos dos modelos Marcopolo Attivi Integral e Caio/Eletra eMillenium – que já circulavam pela cidade desde o início do ano – passam a integrar a frota em teste por mais 30 dias na linha 520.3 – Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora. Eles serão responsáveis por 32 viagens – 16 por sentido – que serão oferecidas em tabela extra. 

Os ônibus atendem ao chamamento público publicado em julho de 2023 pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), que vai testar ainda outros fabricantes ao longo do ano. A qualificação integra as melhorias realizadas pelo programa Mais Transporte.

O início da operação foi acompanhado pelo prefeito Sebastião Melo, secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, presidentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, e da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Tula Vardaramatos.

“Temos o desafio de qualificar o transporte coletivo, oferecendo uma passagem que caiba no bolso do cidadão. E os ônibus elétricos são um exemplo disso, trazendo sustentabilidade, melhorando a mobilidade humana e o dia a dia para milhares de passageiros” –  Prefeito Sebastião Melo.

O secretário de Mobilidade Urbana destacou a importância deste início de eletrificação da frota. “A primeira viagem com passageiros é um grande passo na revolução tecnológica que ajuda a tornar a cidade mais moderna e sustentável. Até maio vamos dar início ao projeto-piloto para implementação de 12 novos veículos elétricos no sistema de transporte da Capital”, reforça Castro Júnior.

O projeto-piloto de eletromobilidade tem previsão de início no primeiro semestre de 2024 com duas linhas totalmente elétricas. No piloto, as linhas 178.1 – Praia de Belas Elétrica, que vai do Terminal Azenha ao Centro via Borges de Medeiros, e a nova linha Integradora, que terá partida também na Azenha rumo ao Centro.

Veículos – Os ônibus em teste chegaram em 16 de dezembro e passaram por um período de adaptações no veículo e treinamentos com motoristas. Os dois veículos têm ar condicionado, acessibilidade com espaço reservado para idosos e cadeirantes cadeirantes.

O Attivi Integral da Marcopolo tem 12,95 metros de comprimento, capacidade para até 81 passageiros, com 36 assentos, autonomia de até 280 quilômetros rodados, baterias LFP com 396,8kWh  (Quilowatt-hora) de capacidade com tempo de recarga de quatro horas. O ônibus da Caio/Eletra eMillenium possui 12,1 metros de comprimento, capacidade para 70 passageiros, com 28 assentos, autonomia de 200 a 250 quilômetros e banco de baterias 360kWh.

Itinerário – A linha 520.3 realiza 115 viagens, tem uma frota de 20 veículos e transporta 14,4 mil passageiros em dias úteis. Os dois ônibus,  nas cores verde e lilás, promovem uma redução na emissão de gases poluentes de 128 toneladas por ano. A linha foi escolhida pelas suas características de extensão, carregamento e percurso, com aclives e declives, ideais para os testes.  Com saída no terminal Triângulo, o itinerário percorre as avenidas Assis Brasil, Plínio Brasil Milano, rua 24 de Outubro, avenida Independência, rua Pinto Bandeira, avenida Mauá até o terminal da praça Revolução Farroupilha, próximo ao Mercado Público. No sentido Centro-Bairro, percorre a avenida Júlio de Castilhos, rua Cel. Vicente, avenida Alberto Bins, rua Senhor dos Passos, Praça Dom Feliciano, avenida Independência, rua Mostardeiro, avenida Goethe, rua Dr. Timóteo, rua Dr. Poty de Medeiros, rua Quintino Bocaiúva, rua Eudoro Berlink, rua Carlos Trein Filho, rua Ten. Cel. Fabricio Pilar, rua Pedro Chaves Barcellos, avenida Plínio Brasil Milano, avenida Assis Brasil até chegar no Terminal Triângulo.

Foto: Alex Rocha/PMPA
Prefeito Melo conversou com passageiros sobre o programa Mais Transporte nesta segunda-feira Foto: Alex Rocha/PMPA

Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/onibus-eletricos-entram-em-operacao-em-porto-alegre



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5 respostas

  1. Realmente a troca de matriz energética é um grande desafio, penso que o quanto antes enfrentarmos esse tema é melhor para todos nós. A participação de nossa cidade dando oportunidade ao nossos cidadãos de experimentar e avaliar a qualidade e eficiência destes novos coletivos é muito bem vinda. Vemos nitidamente na mídia mundial que a eletromobilidade é um tema muito sério e o crescimento do mercado dos veículos elétricos cresceu vertiginosamente, então mais uma vez é o momento para que tenhamos novos olhos para o sistema de transporte de passageiros da nossa cidade, como bem falado aqui, um novo mobiliário urbano é indispensável, até mesmo para entrar em sintonia com o que vemos na orla do Guaíba, da qual tenho muito gosto! Enfim nossa cidade tem que dar passos em direção a sua modernidade, vamos todos acompanhar as próximas campanhas para o chefe do executivo municipal e escolher bem! Abs!

  2. Comentando detalhe apenas. O tal ônibus elétrico todo modernoso e espalhafatoso (que cores escolhem!) e a parada tende piedade, o máximo do urbanismo tosco, cenário paupérrimo. Daqueles descompassos bem porto-alegrenses. A cidade definitivamente seria percebida de forma mais agradável, interessante e estimulante se contasse com equipamentos públicos mais refinados em termos de design e com materiais mais nobres, questão de qualidade, algo mais no padrão Curitiba, por que não!? Um dia quem sabe nos livremos de coisas como essas paradas toscas de cobertura de chapa ou daquelas azuis e amarelo (junção cromática feia) de latão amassado, e por favor que possamos nos ver livres também dos bancos de praça arcaicos de suporte de ferro e pau a pique com pintura feia, e também das não-funcionais, com má performance de contenção por conta do baixo volume de suporte e pra acabar ainda feinhas pra caramba, lixeirinhas bolotas-laranja e seu suporte azul-anil, visualmente urgh!

  3. Toda a frota de ônibus de qualquer grande cidade deveria ser 100% elétrica há muito tempo, principalmente aqui no Brasil onde a matriz energética é limpa. Só pelo fato de não se ter aqueles ônibus barulhentos e movidos Diesel circulando já melhora demais a qualidade de vida das cidades.

    • Pra afirmar uma coisa dessas só pode ser consultor de vendas de conssecionaria de carro eletrico.. 1 caminhão eletrico custa três vezes um a diesel… eles fazem uma conta MALUCA pra chegar num alinhamento de universo onde o beneficio eletrico compensa. É coisa pra inglês ver, chamar a atenção… FINANCEIRAMENTE, vais ver na planilha de calculo da passagem ficando mais cara ano que vem por conta dos veículos eletricos e adivinha quem paga a conta? HAAAAAAHAHAHAHAHAHAHAH

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