Água invade centro tecnológico e data center do Estado do RS é desligado

Sites do governo e serviços ficarão inoperantes

Foto: Ricardo Stuckert

O governo do Rio Grande do Sul informou nesta segunda-feira (6) que irá desligar o sistema de processamento de dados estaduais.

A medida foi tomada para evitar um colapso da rede após a sede do Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação S.A) ser inundada por causa das enchentes na Capital. A água atingiu o quadro elétrico, no-breaks e geradores, conforme o governo estadual, depois que as casas de bombas que operam na região do centro, a Rótula das Cuia, foram desativadas.

Com o desligamento do sistema, sites do governo e serviços podem ficar inoperantes. Foram mantidos sistemas da Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública em razão da crise enfrentada pelo estado, segundo o centro.

“Nesse sentido, com o intuito de preservar a infraestrutura instalada, e de ter condições de retomar nossas atividades no menor intervalo de tempo possível, a equipe responsável pela gestão da crise tomou a decisão consciente de desligar o Data Center, retirando temporariamente a maioria dos nossos serviços do ar”, diz nota do governo.

O desligamento total deve ocorrer em até 4 horas. Não há informação sobre quando o sistema será normalizado.

Da Agência Brasil

Link: https://sul21.com.br/noticias/geral/2024/05/agua-invade-centro-tecnologico-e-data-center-do-rs-e-desligado/



Categorias:Enchente

Tags:, ,

2 respostas

  1. Tenho conhecidos que trabalham lá e moro por perto.Havia um plano de contingência.

    Barricatas de sacos de areia e lona (muito melhor montados do que os dos portoes da Av Mauá), bomba de água para remover a água que entrasse, nives de alerta conforme a situação da rua, foram alugados geradores. E enquanto isso se fazia upload e configuração de sistemas para servidores em outro local geográfico “na nuvem”.

    A questão é que quando se desligou a casa de bombas da Rótula das cuias a água subiu tão alto e tão rapidamente que invadiu tudo e não foi possível concluir os trabalhos de transformar em núvem os sistemas.

  2. Cenário de ficção científica…

    Primeiro infraestruturas físicas particulares

    Segundo mobilidade

    Terceiro centro de dados

    Somados a falta de água e luz

    Agora jacaré

    Só faltam os zumbis e os saques massivos

Faça seu comentário aqui: