Foi dado ontem o primeiro passo para a operação de montagem da segunda plataforma petrolífera em solo gaúcho. O complexo de oficinas responsável pelas peças que irão compor a P-55 da Petrobras ganhou inauguração solene no canteiro de obras da WTorre, responsável pela construção do dique seco na Barra de Rio Grande.
A partir de agora, a Quip S/A, que também monitorou as obras da milionária P-53 entre 2006 e 2008, assume o novo setor. Cerca de 1,5 mil operários atuam em ritmo acelerado na área do dique. De acordo com o cronograma da Petrobras, a P-55 será concluída em julho de 2011, com orçamento de US$ 1,65 bilhão.
Na recém-inaugurada oficina de 19 mil metros quadrados, serão feitos o corte, a fundição e a pintura das vigas e chapas metálicas que posteriormente serão encaminhadas ao setor vizinho de pré-edificação.
À Quip caberá a construção do convés, dois módulos e as obras de integração da plataforma. A fabricação dos componentes para a montagem do casco está sendo feita em Suape (PE), no Estaleiro Atlântico Sul. A plataforma terá 46 mil toneladas.
ZH, 29/04/2009
Categorias:Economia Estadual
Faça seu comentário aqui: