O que Porto Alegre tem a mostrar na China?

Vai mostrar o quê na China?

O descaso generalizado da nossa infra-estrutura?

As paradas de ônibus pichadas, os elevadores quebrados?

Os engarrafamentos quilométricos dos corredores de ônibus, frutos de uma organização de transporte retardada?

Talvez o caos enfrentado pelos veículos particulares, inescapável pela falta de opções mais racionais?

A falta de fiscalização de trânsito?

Será então a inexistência da segurança para os pedestres, na forma de faixas de segurança mal-posicionadas ou sinaleiras de pedestres inexistentes em cruzamentos difíceis de atravessar?

Já sei! Vão mostrar a falta de fiscalização da conservação das calçadas, a inexistência de conservação das ruas, avenidas, praças, monumentos e outras áreas públicas?

Vão mostrar também a orla abandonada, o cais do porto morto e inacessível, a iluminação pública dispendiosa e de baixa qualidade?

Podem mostrar a orla que foi privatizada com acesso exclusivo, enquanto a proposta de abertura ao público da estrutura do pontal foi negada nessa capital de resistência?

Vão mostrar também os projetos abandonados, como o porto dos casais, o dado pier, o aeromóvel?

Vão mostrar as obras inacabadas, como o esqueletão da Praça XV?

Vão mostrar as obras mal executadas, como o Camelódromo, que divergiu do projeto de maneira abismal?

Vão mostrar um aeroporto que para dias e dias por ano em função da neblina, mesmo que o equipamento de auxílio a pouso por instrumentos mais sofisticado esteja mofando num depósito, visto que sua instalação requer a remoção de uma vila de ocupação ilegal?

Ah não! Infra-estrutura urbana é coisa de rico! Pelo jeito vão mostrar as favelas descontroladas, sem esgoto, sem transporte, sem respeito ao meio-ambiente pré-existente. Podem mostrar a inexistência da segurança e do estado nas áreas dominadas pelos criminosos – realidade que não é exclusiva do Rio, me acreditem. Podem mostrar também o falido atendimento hospitalar municipal, com os recursos sangrados pelos residentes das outras cidades.

Sério, não sei o que mostrar de Porto Alegre. Talvez como um showcase de como não fazer uma cidade.

Felipe Mobus



Categorias:Aeromóvel, COPA 2014, Economia da cidade, Meios de Transporte / Trânsito, Metro Linha 2, Opinião, ORLA, Projeto de Revitalização do Cais Mauá, TURISMO

Tags:, , , , , , , ,

2 respostas

  1. Revoltante.

    Curtir

  2. ASPOAKPOSKPAOS. Muito bom cara, eu ia falar essas coisas aqui, mas quando terminei de ler tudo, vi que tirou as palavras da minha boca. KKKK… Revoltante… Revoltante… :S

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: