Porto Alegre terá mesquita financiada por Abu Dhabi

O sonhado bi-mundial ficou pelo caminho, mas a presença de milhares de gaúchos torcedores do Internacional em dezembro em Abu Dhabi vai trazer um novo marco para a capital do Rio Grande do Sul. A cidade ganhará a sua primeira mesquita. Um antigo sonho da comunidade islâmica gaúcha está muito perto de tornar-se realidade. Os detalhes já foram apresentados à Prefeitura Municipal. Uma carta do prefeito José Fortunati irá permitir que o acordo com os representantes do Emirados Árabes seja assinado e o Centro Cultural Islâmico do Rio Grande do Sul comece a virar realidade.

A área onde o empreendimento será construído não está fechada, mas deverá ser nas imediações do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O custo da obra é estimado em R$ 7 milhões. A presidente do Instituto Jerusalém, Rima Hourari, acredita que a presença do Internacional no Mundial da FIFA permitiu aos árabes de Abu Dhabi saberem sobre a existência de Porto Alegre. Os recursos virão de empresários locais, do Crescente Vermelho (equivalente árabe para a Cruz Vermelha) e de uma ONG financiada pelo dízimo dos fiéis de lá.

O projeto arquitetônico foi contratado pela comunidade muçulmana aqui do estado junto a uma empresa de design. A escolha do parceiro pelo Instituto Jerusalém foi longa. Era preciso que fosse uma corrente islâmica que compreendesse o despojamento da sociedade brasileira. A parceria com o Emirados Árabes Unidos atende a este requisito.

O local contará com oratórios, auditórios e salas de aula. O Instituto Jerusalém calcula em 60 mil o número de pessoas seguindo a fé islâmica no Rio Grande do Sul. Muitas são descendentes de povos árabes ou de outras regiões onde é comum a presença de muçulmanos. Rima Hourari adianta que o prédio será construído dentro das mais modernas técnicas para garantir a sua sustentabilidade e adequação aos melhores padrões ambientais.

O Centro Cultural Islâmico contará com o tradicional minarete das mesquitas, mas aqui acoplado a uma fachada de vidro e estilizado. A tradicional chamada para as orações deve ser mais discreta do que nos países onde prepondera a fé muçulmana para as seis orações do dia.

O prefeito José Fortunati é um entusiasta da ideia. A carta da Prefeitura Municipal está pronta e apresenta a capital do Rio Grande do Sul como a cidade da tolerância. O executivo faz agora uma discussão técnica para saber se a área pretendida interfere ou não na operação do aeroporto. Muito além da religião, a obra traz para a capital olhar de uma parte do mundo que até então nos desconhecia. E junto com ela o que isto possa significar em investimentos.

É uma boa notícia que se espera se transforme logo em realidade.

Zero Hora – Blog do Andre Machado 



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , ,

36 respostas

  1. Filho de italianos, muçulmano e brasileiro até a morte. Preciso falar mais alguma coisa? Aprendam e entendam antes de falar mal do Islamismo. O cristianismo e outras entidades secretas eu conheço e bem.como estão os brasileiros hoje?

    Curtir

    • Das Religiões Proselitistas.No Mundo a Única que não explora a ignorância das pessoas é o ISLAM.Não pede dinheiro a ninguém somente leva a Mensagem de DEUS.Dentro das MESQUITAS todos são iguais,sem fileiras de FIGURÕES.Não se distingue RICOS DE POBRES,SEM ÓDIO SEM RANCOR,ASSALAMU ALEIKUN.

      Curtir

  2. O ISLAM é a RELIGIÃO mais DEMOCRÁTICA.dentro de uma Mesquita não existe distinção todos são iguais.Não se distingue o RICO do POBRE todos sentam no chão revestido por um tapete.Não existem lugares na frente para AUTORIDADES.Pois ali são todos iguais perante ALAH PODEROSO E MISERICORDIOSO.Muitos escravos trazidos para o Brasil eram muçulmanos e tinham mais cultura de que seus donos cristãos.Pois além de seu idioma tribal falavam fluentemente o ÁRABE LÍNGUA LITÚRGICA DO ISLAM.Nós devemos muito aos árabes,nosso IDIOMA PORTUGUES é derivado do LATIM,GREGO e ÁRABE.Nossos números são arábicos.Exemplo ALGARISMO é em homenagem ao MATEMÁTICO ÁRABE AL KARISM. ASSAM ALEIKUN.

    Curtir

  3. ABDALAH.Não confundam CRIMINOSOS,que se dizem MUSLIM com verdadeiros CRENTES.Se tal taxassem os componentes do GRUPO CRIMINOSO PCC de cristãos,sendo que maioria devem ser CRISTÃOS.verdade seja dita a MORAL DO MUNDO ainda está no ISLAM.ISLAM é uma RELIGIÃO da PAZ e do AMOR ao PRÓXIMO.Portanto os muçulmanos de Porto Alegre merecem uma MESQUITA MODERNA. ASSALAM ALEIKUN.

    Curtir

  4. Localização muito perto de aeroportos é perigoso considerando as iniciativas terroristas usando aviões que eventualmente os árabes mais fervorosos tomam. Seria bem melhor que ficasse na zona sul.

    Curtir

  5. acredta em Ala e tudo vai dar certo!!

    Curtir

  6. Ok , desde que Brasileiros possam construir uma igreja Cristã em Abu Dhabi do mesmo porte, sejamos JUSTOS!!

    Na Espanha, estão enterrando porcos em terrenos que provavelmente seriam construídas mesquitas, é que segundo a fé islâmica, eles não podem ”se contaminar” com tecidos ou sangue de porco, pois o céu os recusará…. está na hora das empresas aéreas levar um porco na tripulação, terrorista nenhum fará atentando para misturar seu sangue ao de suínos e eu queria muito saber onde será esta mesquita

    Curtir

  7. Se vocês pesquisarem no repositório virtual da UFRGS (Portal Lume UFRGS), encontrarão um projeto, de 2009, de instalação de uma grande mesquita na Avenida Venâncio Aires. Hoje, a Mesquita de Porto Alegre está situada na Rua Doutor Flores…

    Curtir

    • Por mais um dia que vc fizesse seu comentário, coincidiria com o maior ataque terrorista da história, no dia 11/09 praticado pelos muçulmanos

      Curtir

  8. A Mesquita de Porto Alegre hoje funciona no décimo-primeiro andar de um prédio na Rua Dr.Flores. Mas, deste novo projeto, nunca mais se ouviu falar…

    Curtir

  9. Acho muito grande, pensando que POA só tem 205 muçulmanos, dos quais talvez a metade vai utilizar esse templo. É só para demonstrar a força e a superioridade daqueles complexados. Nojento!

    Curtir

  10. Se não tem dinheiro publico, por que não? Os incomodados que se mudem.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: