Prefeito sanciona Lei que cria a Secretaria dos Direitos Animais

O prefeito José Fortunati sanciona segunda-feira, 25, a Lei que cria a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), durante solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal, às 14h30. A proposta de criação da pasta, que tem como objetivo estabelecer e executar políticas públicas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar animal, foi aprovada na Câmara Municipal em 27 de junho.

Para Fortunati, a nova secretaria irá aglutinar e potencializar o trabalho que a prefeitura já desenvolve relacionado ao bem-estar animal. “Significa um grande salto de qualidade na relação do poder público para com as políticas voltadas aos animais domésticos, com atenção para questões de saúde pública”, afirmou.

De acordo com a primeira-dama Regina Becker, o trabalho desenvolvido pela Seda terá embasamento legal, fundamentado na Constituição Federal e em legislações específicas. “Pela primeira vez no Brasil e América do Sul essa abordagem tem caráter jurídico, cujo enfoque recai em um princípio constitucional que reza que os animais são portadores de direitos e devem ser tutelados pelo Estado”, frisou.

Caberá à secretaria gerir ações, em desenvolvimento e futuras, como o projeto Bicho Amigo, que atua no controle reprodutivo de cães e gatos, combate aos maus-tratos, educação ambiental e guarda responsável, implementado pela Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad).

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:

11 respostas

  1. Isto diz tudo:
    “Não se trata de defender humanos ou animais, apenas o mais forte defender o mais fraco.”

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: