Criação de Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego é aprovada

Para oposição, nova pasta da prefeitura serve para gerar CCs e acomodar os aliados

Marcus Meneghetti, especial para o JC

Parlamentares da base de José Fortunati apoiaram a instituição de mais um órgão no Executivo municipio FERNANDA WESTERHOFER/CMPA/DIVULGAÇÃO/JC

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovaram ontem o projeto de lei do Executivo que cria a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE). Mesmo sob acusações de que a nova pasta serviria para acomodar o correligionário do prefeito José Fortunati (PDT) – o ex-deputado Pompeo de Mattos -, a votação foi fechada com 26 votos favoráveis e 10 contrários.

Partidos de oposição ao governo Fortunati, PT e P-Sol se basearam em dois argumentos para refutar a nova pasta: o aumento de gastos por conta da criação de cargos em comissão (CCs) e de um novo secretário, e a acomodação de aliados políticos.

“Criticamos o loteamento de cargos na esfera nacional, estadual e municipal. E, como já foi divulgado na imprensa, o prefeito Fortunati está usando a Secretaria do Trabalho para acomodar o aliado político Pompeo de Mattos”, denunciou Fernanda Melchionna (P-Sol).

A Secretaria do Trabalho foi uma promessa de campanha do ex-prefeito da Capital José Fogaça (PMDB). No entanto, quando o projeto foi enviado à Câmara no mês passado, a base do governo do prefeito Fortunati ficou dividida. Na ocasião, o próprio PMDB hesitou em apoiar a nova pasta.

Mas ontem os vereadores que apoiam o governo se uniram em torno da criação da secretaria, que se concentrará em duas funções: qualificação profissional e gerenciamento das vagas de emprego. Essas atividades hoje são desempenhadas pelas secretarias da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e da Juventude (SMJ).

A nova pasta prevê oito CCs e seis funções gratificadas (FGs), além do próprio secretário. Para viabilizar o funcionamento do novo órgão, a Smic – comandada pelo PMDB – cederia parte do seu efetivo para a Secretaria do Trabalho.

“A nova secretaria vai acomodar os companheiros políticos, disse a vereadora Maria Celeste (PT). Quem sabe ela quer que o prefeito chame para a pasta a bancada do PT, numa tentativa de aproximação. Mas a verdade é que é uma secretaria enxuta, por isso, não creio que o PT seja contra uma secretaria que beneficiará a classe trabalhadora”, defendeu Nilo Santos (PTB).

O líder da bancada do PT, Mauro Pinheiro, rebateu. “Nós já acreditamos na Secretaria da Juventude, que inclusive já teve uma CPI. Nós acreditamos na Secretaria do Turismo, na Secretaria da Copa, no Inovapoa… Nós votamos a favor da criação dessas pastas. Mas o próprio portal da prefeitura revela que essas secretarias não investiram nada em muitos dos serviços que deveriam cuidar.”

Apesar da resistência da oposição, a criação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego foi aprovada.

Bernardino Vendrusculo diz que vendeu seu voto

O vereador Bernardino Vendrusculo (PMDB) admitiu ontem, na tribuna da Câmara Municipal de Porto Alegre, que vendeu seu voto favorável à criação Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego. Ante expressões de espanto e constrangimento, Vendrusculo afirmou que votaria na aprovação da nova pasta em troca de que a bancada do PDT apoiasse o seu projeto de lei que estende o prazo de pagamento do IPTU com desconto. “Peço que os colegas não se assustem. Negociei meu voto para a aprovação desse projeto. Afinal, é a mesma coisa que acontece no Congresso, onde o governo petista compra votos dos parlamentares. Ou alguém tem dúvidas? Por isso, eu voto na criação da secretaria e o PDT vota comigo no meu projeto.”

Jornal do Comércio

 



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

6 respostas

  1. Seria mais inteligente criar a Secretaria da Criação de Secretaria

    Curtir

  2. Fala baixo, João! Se eles ouvirem isso, criam uma nova “pasta”, com uma série de tetas para amamentar os leitões que povoam os partidos políticos, e ainda vão colocar a culpa em você. Até meus cachorros sabem que essas novas tetas foram criadas para acomodar alguns desempregados, especialmente o gauchinho Pompeo de Mattos (PDT).

    Curtir

  3. Pelo menos um secretario e mais um bando de incompetentes vão conseguir emprego.

    Curtir

  4. Eu criaria a Secretaria do Mobiliário Urbano e a Secretaria das Calçadas, pra fazer o trabalho que a SMOV não faz…

    Curtir

  5. Pela minha experiência… estas secretarias e ministérios de/do trabalho só sérvem para… DIFICULTAR o trabalho!

    Curtir

  6. “”OH, I get high with a little help from my friends, I get by with a little help from my friends””

    The Beatles.

    Bah, que nojeira essa gente!! morte a todos! bando de safados mesmo!!!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: