Alteração do nome da Avenida Castelo Branco é proposta

A Câmara Municipal de Porto Alegre discutiu, no período Preliminar de Pauta desta quarta-feira (30/11), projeto dos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, ambos do PSOL, que altera a denominação da Avenida Presidente Castelo Branco para Avenida da Legalidade. Os autores justificam que esta é uma forma de homenagear as gaúchas e os gaúchos que participaram e apoiaram o Movimento da Legalidade, ocorrido em 1961, e refazer o sentido da história do País, lembrando de fatos que contrapõem o regime autoritário civil-militar que vigorou no Brasil no período de 1964 a 1985 e que foi marcado por diversos crimes contra a humanidade. Também é destacado que a Avenida Castelo Branco é uma das vias públicas mais importantes de Porto Alegre, sendo caminho de pessoas que saem ou que chegam à Capital.

Câmara Municipal

___________________________

Tanta coisa pra eles fazerem, vão mudar nome de avenida ????



Categorias:Outros assuntos

Tags:

27 respostas

  1. Mais vale o verde-oliva do que o verde-melancia dos econazistas portoalegrenses e o vermelho do PT.

  2. Leiam e depois reflitam se foi bom ou nao o periodo dos governos militares e nao a ditadura militar

    http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8lnu8/militar-e-incompetente-demais-0402CC19346EDCC11326?types=A&

    • Com certeza os militares foram melhores do que esses vermelhos. Na época dos militares a censura era declarada, mas hoje os esquerdistas usam do aparato estatal para promover represálias a quem manifesta-se contrariamente a eles.

  3. Pergunta: O que a população de Porto Alegre sabe sobre o movimento da “Legalidade”??
    Isto me lembra George Orwel em “1984” O Big Brother rescrevendo a história. Também não dá para esperar muito destes dois vereadores. Não tem nada mais útil para propor? Por falar nisto esta vereadora é contra o alargamento da Av. Tronco, ela quer que continue tudo do jeito que está.

  4. Absurdo, parece até que nao há problemas para resolver na cidade e está sobrando tempo para os nobres, ociosos e entediados vereadores. Além de já consolidado, o nome Castelo Branco soa até mais bonito e imponente do que Legalidade, ainda mais sabendo-se que somos o país da ilegalidade. Hehe. No Rio mudaram o nome da principal avenida da Barra da Tijuca, a que margeia a orla, de Sernambetiba para Lúcio Costa, urbanista responsável justamente pelo projeto de criaçao de todo o referidobairro e ainda assim todos a chamam de Sernambetiba e muitos sequer sabem onde fica a Lúcio Costa ou quem foi o cara. Nao colou e acabou gerando mais confusao do que qualquer outra coisa.

  5. Esperavam o que de vereadores do PSOL? Compromisso com o desenvolvimento e a geração de empregos?

  6. Não acho apropriado. Independente do catáter da homenagem anterior (um presidente do período militar), querendo ou não, o nome se consolidou, e as pessoas já conhecem assim.

    Penso que a homenagem é válida, mas acho que existem outras vias, praças, monumentos, etc. que podem recebê-la sem alterar um logradouro já consolidado.

    • E eu não tenho simpatia nenhuma com o regime militar. Muito pelo contrário! Mas isso aí é achar pelo em ovo só pra complicar.

      Tenho de que esses vereadores, dos quais tenho bastante respeito, tem projetos mais úteis para a cidade.

  7. “…projeto dos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, ambos do PSOL..”
    hahahaha…tinha que ser desses “dois”!!,

  8. O mais puro rancor vermelho. Só faltava sugerirem mudar o nome para Avenida Mao Tsé-Tung logo de uma vez…

    As minhas convicções políticas não vem ao caso agora, mas essa histeria revanchista contra os militares passa dos limites…

    • Não se trata de “rancor vermelho”… se trata de incentivar a democracia, que foi roubada pela ditadura militar.

      Não foi correto então, a derrubada do Muro de Berlim?

      Também não foi correta a derrubada das estátuas de Saddan Hussein, de Stalin?

      • Derrubar as estátuas do Saddam e do Stalin são outros 500. E a “ditadura” militar não “roubou” democracia nenhuma, a intenção era evitar que os Guevaristas, Maoístas e outros vermelhos o fizessem…

  9. Que façam um memorial então, mas mudar avenida de nome, acho meio estranho.

  10. O Castelo Branco era da linha dos militares que queriam sair logo, depois entrou a turma do Costa e Silva, que era alinhada com os EUA e deu no que deu. E concordo, essa mania de reescrever a história da maneira que me agrada….

    A idéia da Tronco é uma boa.

  11. Não vejo, fundamento nenhum para esta alteração, pois autoritário ou não, é parte de nossa história!
    Sem falar que temos problemas mais importantes em nossa cidade para serem analisados pelos vereadores.

  12. Podiam colocar esse nome no lugar da Av. Tronco, a Castelo Branco já é conhecia assim a muito tempo, vai ser estranho mudarem de nome agora.

  13. Eu dei gargalhada quando li.

    Mas entulho autoritário? O que significa isso?

    • A resposta é muito simples, Felipe X, é tudo aquilo que, gerado em períodos ditatoriais, remanesce após a queda de uma ditadura (normas, práticas, “homenagens” forçadas de todos os tipos – a herança, enfim). Stalingrado, por exemplo, mudou de nome, e foi uma mudança muito boa e necessária. Mas a direita e a esquerda autoritárias/conservadoras são semelhantes nesse aspecto – acham que seus ídolos são intocáveis. Ditadura é ditadura, não importa o sinal.

  14. Ufa..
    Pensei que iriam mudar o nome pra Avenida Ditador Tarso Genro

    Ou… Avenida Hugo Chaves…

    Sabe como é… idolos de alguns

  15. Sou favorável à proposta, pois não se trata de mera mudança de nome, mas de remoção do entulho autoritário. E o nome proposto resgata um movimento legítimo, de defesa da constituição, liderada por Leonel Brizola. Por isso, com certeza, o prefeito Fortunati (PDT) concordará com a mudança proposta.

    • Sim prq Leonel Brizola nao foi nem um pouco autoritario! kkkkkkkk. Ele so’ ROUBOU aquilo que nao lhe pertencia e passou para o estado.

Faça seu comentário aqui: