Lixo segue nas ruas e DMLU prevê normalização na quarta

Novo prestador de serviço deve assumir a coleta na Capital

Coleta de lixo deve ser normalizada a partir de quarta-feira Crédito: Bruno Alencastro

Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalharam ao longo do fim de semana para amenizar a situação, mas bairros de Porto Alegre seguem sem coleta de lixo. Nesta segunda-feira, ainda há focos de detritos em pontos da cidade.

Conforme o diretor em exercício do DMLU, Carlos Vicente Gonçalves, o serviço está irregular desde o último dia 7 em razão de protesto de garis da empresa terceirizada que pediu cancelamento do contrato com a prefeitura. Nesta quarta-feira, um novo prestador de serviços deve assumir a coleta nas ruas de 15 bairros de Porto Alegre que se encontram em situação mais precária. Serão cerca de 300 profissionais em 50 caminhões que recolherão o lixo acumulado.

“Estamos fazendo o possível para diminuir os danos à população, mas a demanda é grande. A partir de quarta-feira, os caminhões voltarão a passar três vezes por semana nos bairros, como sempre foi”, assinalou. Denúncias de lixo acumulado nas ruas da Capital podem ser feitas pelo telefone 156, do sistema de atendimento Fala Porto Alegre.

Detritos acumulados nas ruas revoltam a população que precisa conviver com o excesso de lixo, odor, ratos, baratas e moscas. Morador do bairro Tristeza, Daniel Araújo, 51 anos, reclama que para embarcar no ônibus ele precisa cruzar pela avenida Otto Niemeyer com a Marechal Hermes, onde sacolas e sofás impedem a passagem pela calçada, obrigando-o a transitar pela rua. “É tanto lixo que certamente alguém já se contaminou. Ratos fazem a festa. Somos obrigados a conviver com esse amontoado. Isto é lamentável”, disse.

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

14 respostas

  1. Moro na Rua Rimolo Biaggio, Bairro Ipanema,
    Fizeram desta rua um lixão a céu aberto, existe uma praça nesta rua totalmente lotada de lixo. gostaria que alguem tomasse uma atitude em relação a esta denuncia. existe também uma escola neste local,
    Foi feita uma area de contençao nesta praça, mas está tudo entupido de lixo e formou-se um bahando, a agua esta parada , o cheiro insuportável, perigo de mosquito da dengue.
    Por favor nos ajudem.

    Curtir

  2. Portoalegrense é porco mesmo, vide meus vizinhos… Moram muito bem, mas não sabem separar o lixo nem os horários certos de recolhimento. é uma lastima.

    Curtir

  3. Comentando a foto:

    Como é que o cara joga aquele sofá fora? Um armário? E GAVETAS? Aqui em POA existe o MENSAGEIRO DA CARIDADE eles vão até a sua casa de caminhão e recolhem móveis velhos, DE GRAÇA, fazem uma reforma e depois vendem por preços simbólicos. Recolhem tudo que é tipo de coisas. O coitado deve ter arrastado o sofá até lá, em plena madruga, era só ligar para (3223-2555) Tem que divulgar:

    Eles tem um site http://www.mensageirodacaridade.com.br/

    A imprensa podia dar uma força e divulgar este serviço, todo mundo sairia ganhando!

    Curtir

    • O mensageiro… também faz caridade é claro. mas são eficientes mesmo em buscar móveis colchões etc a domicílio.
      A foto acima é um foco de lixo formado por carroceiros que não fazem caridade, mas cobram das pessoas para “levar” as coisas e jogam tudo nos inúmeros focos de lixo que hoje estão espalhados por toda a cidade. Ninguém arrasta um sofá da própria casa para uma esquina qualquer.

      Curtir

      • Já utilizei os serviços do Mensageiro da Caridade e fiquei surpreendido com a qualidade. Telefonei, informei endereço e a relação dos móveis a serem transportados. Vieram no dia e hora marcados e levaram os móveis. Serviço nota 10! Deveria, sim, haver maior divulgação.

        Curtir

  4. Para alguma coisa esta gestão teve competência: DESEDUCAR a população para a questão do lixo. Sim, pois não se fala nem mais em resíduo. Orgânico, seletivo isto é coisa do passado. Voltamos 20 anos no tempo. Agora tudo é a mesma coisa – lixo: sofá velho, caliça, papelão e plástico, galhos, sobras de cozinha…e de preferência juntar tudos nos containeres caros que o povo tá pagando. E se eles estiverem cheios, joguem no chão mesmo, em terrenos baldios, nas esquinas…ou na frente do DMLU.
    E têm a coragem de transferir a incompetência deles para as empresas contratadas.

    Curtir

    • Mas vão fazer o que?
      Antes botar o lixo misturado num só lugar do que deixar de fora pra ir carroceiro espalhar tudo.

      E se o conteiner fica cheio, vão por onde? guardar em casa?

      Fogaça colocou lixeiras em tudo que e canto da cidade, e ainda tem, algumas foram destruidas, outras não aguentaram o tempo, mas ainda tem muitas, e eu vi uma boa mudança com essas lixeiras, mas vão me chamar de NAZISTA, mas é só ver, os lugares mais sujos são onde ficam os mendigos.

      Falo isso por que aqui em frente de casa, eles levam lixo pra praça e espalham tudo, fica podre.
      Claro, tem uns outros fdp que levam o cão pra passear e não limpam o coco, mas quando se fala em sofa velho, restos de papel, sacolas entre outras coisas, os mendigos que dormem na praça que deixam.
      Faz um tempo, até fogo numa lixeira colocaram.

      No centro o que tem de parede PRETA por causa dos medngisof azendo fogo… o lixo espalhado, vixi, um absurdo…

      Curtir

  5. E ta uma vergonha..
    Esses tempos meu pai teve que pagar para o caminhão de lixo recolher uns restos de lixo que estavam na calçada…

    Pra podar uma arvore que tava entrando nos apartamentos e pegando nos fios de luz, entraram em contato com a SMAM que fica praticamente na frente do nosso predio… bom, 600 reais eles podavam na hora…
    Ou, esperar 2 anos pra isso.

    Curtir

  6. Lixo ?? É só recolher e reciclar. Quanto dinheiro, recursos naturais, empregos, são jogados fora??????

    Curtir

    • Isso, leva la pra tua casa o lixo de todas as ruas… pode reciclar la, te apoio levando o meu.

      A dificuldade de entender que ninguem ta recolhendo o lixo?
      Que mendigos estão rasgando tudo e largando nas calçadas?
      Nenhuma empresa recolhe?

      Curtir

  7. dois comentários:

    1) Não existe alguma cláusula no contrato no que diz respeito a aviso prévio? é simplesmente ‘não queremos mais servir a cidade’ e pronto? nem 30 dias até se encontre outra empresa? Achei estranho…

    2) Sabendo que a prefeitura está com um problema em resolver a questão da coleta de lixo, custa muito para a população evitar de colocar ainda mais lixo na rua e ainda de forma mal condicionada? Acho que as pessoas pensam que só porque pagam impostos elas perdem qualquer responsabilidade sobre o lixo. Custa trazer o lixo de volta e esperar até quarta-feira, dia em que a prefeitura disse que normalizará a coleta? As pessoas só sabem reclamar, mas não mexem um dedo para evitar situações como essas.

    Curtir

  8. É uma vergonha o que está acontecendo em POA. Qual o problema da prefeitura com estas empresas que recolhem o lixo na cidade. Todo ano é a mesma função. Contratam empresas que não prestam bem o serviço, deixando lixo esparramado nas ruas etc e agora este problema. Espero que o sr prefeito e a DMLU façam uma parceria com uma empresa que realmente recolha o lixo adequadamente, pois isso é um problema histórico na cidade.

    Curtir

  9. espero mesmo que se normalize o quanto antes ,pq ta complicado de conviver com essa imundice.Por favor senhor prefeito assim não da.o minimo que precisamos é de uma cidade limpa.

    Curtir

  10. Moro no Floresta, na Comendador Azevedo. A situação está precária. Catadores de lixo que normalmente já fazem uma baderna nos ultimos dias fizeram a festa nas calçadas. Os cães e gatos acabaram aparecendo, coisa que não se via mais por lá, e fizeram tb o caos. Ontem às 19 horas parecia cenário de filme pós-apocalíptico.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: