Usina do Gasômetro recebe nova iluminação em Porto Alegre

Mais de 450 novos pontos de luz foram instalados pela prefeitura

Nova pintura do local está em fase de levantamento de custos

Do G1 RS

Notícia do dia 4 de abril de 2012

Nova iluminação da Usina do Gasômetro (Foto: Cristine Rochol/Divulgação, PMPA)

A Usina do Gasômetro, localizada na orla do Guaíba, em Porto Alegre, está mais iluminada. De acordo com a prefeitura, mais de 450 novos pontos de luz foram instalados e acesos a partir da noite desta quarta-feira (4). A iluminação destaca a arquitetura do Centro Cultural, um dos marcos turísticos da capital gaúcha, e valoriza os 124 metros de altura da chaminé ao lado do prédio.

A iniciativa faz parte do projeto Porto Alegre + Luz, que tem o objetivo de renovar toda a iluminação pública da cidade. O prefeito José Fortunati destacou que o investimento é uma das formas de qualificar os espaços públicos e ampliar a segurança nos ambientes. “A Usina e o espaço junto à orla são áreas nobres da cidade, intensamente frequentados por moradores e turistas. Essa qualificação alia tecnologia e eficiência energética em benefício dos cidadãos”, disse.

A nova iluminação foi instalada no solo, nas colunas do prédio, nas janelas, no topo da fachada, em estruturas que projetam a altura da chaminé e em postes que iluminam os passeios no entorno. O projeto recebeu investimento de R$ 1,1 milhão.

Conforme o secretário de Obras e Viação, Cássio Trogildo, os pontos instalados, incluindo projetores luminárias em 29 postes novos, são de baixo consumo. Além da iluminação, a Secretaria da Cultura já trabalha no levantamento de custos para pintura externa da Usina, de acordo com o secretário Sérgius Gonzaga.

G1 – RS



Categorias:Patrimônio Histórico, TURISMO

Tags:

15 respostas

  1. Concordo com o Guilherme e com o Antonio.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: