Temporais ainda mais intensos devem castigar o RS

MetSul prevê formação de ciclone que agrava a instabilidade entre terça e quarta-feira

Temporais ainda mais intensos devem castigar o RS Crédito: Paulo Nunes

A MetSul Meteorologia alerta que a instabilidade não apenas continua, como deve se intensificar nesta terça-feira. Permanece a advertência quanto a volumes extremos de chuva que, em alguns locais, do Centro para o Sul gaúcho, podem alcançar de 100 a 150 mm em poucas horas com prováveis inundações. Na quarta, um centro de baixa pressão deve originar ciclone, instabilizando ainda mais a atmosfera.

Na Metade Norte, o sol aparece e a temperatura sobe rápido, com calor intenso. No Sul, no Oeste e em parte do Centro, o tempo segue instável. Modelos indicam ocorrência de muitos raios, chuva forte a torrencial, possíveis vendavais e granizo isolado. Áreas urbanas podem voltar a sofrer com alagamentos. No Norte do Estado, o calor instabiliza a atmosfera com pancadas isoladas e alguns temporais da tarde para a noite.

As temperaturas seguem altas, com mínimas acima dos 13°C mesmo em pontos altos como São José dos Ausentes e máximas extrapolando os 37°C, caso de Santa Rosa por exemplo. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 26°C.

Chuva causou transtornos nesta segunda

A segunda-feira começou com a instabilidade concentrada na Metade Sul do Estado, mas no começo da tarde o forte aquecimento formou nuvens de grande desenvolvimento, com registro de tempo severo em vários pontos. Houve granizo em Rio Grande, São José do Norte, São Leopoldo, Livramento, Marau e Tramandaí, dentre outros municípios.

Em Canguçu, o vento atingiu 97 km/h. Na Capital, até o começo da noite, havia chovido 41 milímetros no Jardim Botânico. O mau tempo provocou transtornos no tráfego, no transporte público e no fornecimento de energia elétrica.

Foram 16 pontos de alagamento importantes no decorrer do dia e, como a instabilidade prossegue, a água demora para baixar nas áreas atingidas de Porto Alegre. Pelo menos 56 semáforos registraram falhas de acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação e o Trensurb teve circulação limitada a apenas um dos trilhos após raio e galho danificarem rede de energia dos veículos.

Com a formação do ciclone, na quarta, o vento ganha força e podem ocorrer rajadas intensas na quinta. As condições continuarão favoráveis à ocorrência de temporais que em alguns pontos podem ser severos e com potencial de danos. Ar mais seco e frio entre quinta e sexta afasta a forte instabilidade e traz acentuada queda da temperatura.

Correio do Povo



Categorias:Clima

Tags:, , ,

9 respostas

  1. Culpa do Pontal do Estaleiro e do Cais, nem fizeram os prédios e ja ta assim, imagina depois de pronto?

    hahahaha

    Sobre o muro, tenho mais medo que de uma enchente e ele arrebente, ae é uma tsunami invadindo a cidade..

    Curtir

    • O maior sonho de consumo do Trade Turístico é a derrubada daquele muro, que realmente não serve para nada, nem as comportas foram inauguradas. É uma parte do Guaiba que deixa de ser admirada, espero que a tal cascata inserida no novo projeto caia fora, deixar tudo limpo, cleam e com muitas flores. Quem não conheçe a orla de Santos…72 km de ciclovias e de canteiros floridos e mais, o cais com os Transatlânticos… tb nosso sonho se o canal permitise, como era antigamente. Que legal, o pit stop em Poa…. em vêz de Rio Grande!
      Podia ser tb no Barra!

      Curtir

  2. E alguns querendo derrubar o muro da Mauá.
    Tsc… Tsc… Tsc…

    Curtir

    • Eu confesso que não acredito que o muro seja tão eficiente assim. Quando a natureza quer passar, não é um muro que vai deter. Diques em alguns locais do mundo que são construídos para aguentar furacão não resistem, o que diremos então de um murinho. Ele acaba sim é barrando a água de escorrer para o Guaíba inundando o centro.

      Curtir

  3. Espero que não se repita o problema de alagamento na via do trensurb na São Pedro como no último temporal.
    Bah, depender de ônibus e chegar na aula 8h não dá!!

    Curtir

  4. Tô até com medo de sair de casa essa manhã.

    Curtir

    • Agora pela manhã, antes das 7 horas, próximo à Protásio Alves, um poste desabou em direção à rua, ficando preso pela fiação, um pouco antes do ônibus passar. Foi apavorante!

      Curtir

  5. Particularmente não lembro de ter visto tanta chuva assim aqui no RS.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: