Operação recolheu, ontem, 3 toneladas de lixo do Jacuí e conscientizou a população para a preservação do meio ambiente

Além do recolhimento dos detritos, trabalhadores e voluntários prestaram esclarecimentos à população Crédito: VINÍCIUS RORATTO
Para contribuir com a limpeza e preservação ambiental nas ilhas do Delta do Jacuí, a Concepa, a Brigada Militar, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), prefeituras da Capital e de Eldorado do Sul realizaram ontem um mutirão para recolher o lixo e conscientizar os moradores sobre a importância do tratamento dos resíduos. O volume recolhido foi de 3 toneladas.
De acordo com a bióloga da Sema e gestora do Parque e da Área de Proteção Ambiental Delta do Jacuí, Vânia Mara Ângelo da Costa, a 8 Operação Delta contou com a participação de 80 funcionários das entidades e voluntários e, assim como na última edição, ocorrida em maio deste ano, a expectativa é de recolher cerca de duas toneladas de lixo. “Na primeira edição, retiramos 20 toneladas, mas esse montante foi diminuindo com o tempo, prova de que está ocorrendo uma maior conscientização da população”, explicou a bióloga. Vânia destaca que grande parte das ilhas se transformou em depósito do lixo produzido na cidade, por isso a importância de ações que despertem a consciência ecológica.
A moradora Sandra Rita da Silva avaliou como positiva a ação da Operação Delta. Segundo ela, é comum as pessoas depositarem lixo nas esquinas do bairro e até mesmo nas ruas, propiciando a proliferação de insetos e ficando vulneráveis às doenças. “A gente até sabe que é errado, mas acaba agindo sem pensar”, lamentou Vânia.
Além do recolhimento do lixo, os trabalhadores e voluntários realizaram ações de educação, batendo de porta em porta e conversando com os moradores. O coordenador de Engenharia da Concepa, Fábio Hirsch, explicou que o objetivo é conscientizar os moradores da região sobre a responsabilidade ecológica, com ênfase para o trato com animais, risco da manutenção de lixões a céu aberto e preservação ambiente. “Além disso, em média, recolhemos cerca de 70 toneladas de resíduos recicláveis descartados irregularmente nas rodovias”, salientou Fábio, acrescentando que constantemente a empresa remove lixo nos acostamentos dos trechos rodoviários sob sua concessão, entre Osório e Guaíba.
Categorias:Meio Ambiente
muito legal tentar conscientizar as pessoas da nossa cidade que o lixo causa uita coisa ruim para elas e para própia cidade em que vivem ,se cada um fizer a sua perte o mundo pode sim melhorar.”é de pouco á pouco que se formam as grandes coisas”
CurtirCurtir
Eh complicado mais aos poucos tem como conscientizar essas pessoas que o lixo soh serve para atrapalhar ainda mais as suas vidas .Ah e otima iniciativa dessas pessoas que fazem esse trabalho muito legal mesmo parabens.
CurtirCurtir
E’ complicado exigir conscientizacao quanto ‘a limpeza e preservacao do ambiente de familias que, muitas vezes, dormem com ratazanas e condicoes pessimas de higiene.
CurtirCurtir
Quee loucura…
Bem que as empresas de reciclagem poderiam abrir os olhos pra isso, imagina o que não tem de plastico facil de pegar na quela tal ilha de plastico que tem no meio do mar?
Tambem deve ter muita coisa nos rios.. haha
CurtirCurtir