Ciclovia da rua Sete de Setembro já começa a tomar forma

Extensão total da nova ciclovia será de 585 metros   Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Extensão total da nova ciclovia será de 585 metros Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Na manhã desta segunda-feira, 7, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) começaram a implantação da ciclovia da rua Sete de Setembro, no Centro Histórico. A primeira etapa é a pintura do asfalto, na cor vermelha. A ciclovia terá 185 metros, entre a av. Borges de Medeiros e a rua General Câmara, e mais 400 metros, entre as ruas Caldas Júnior e Padre Thomé.(fotos)

Além deste novo espaço de deslocamento para os ciclistas, a meta para o primeiro semestre deste ano será a construção de outras três novas ciclovias: na rua D. Adda Mascarenhas de Moraes, zona Norte, com 1,2 quilômetro, entre Karl Iwers e a Vitório Francisco Giordani; na av. Chuí, zona Sul, com um total de 650 metros, entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias; e na rua José do Patrocínio e na av. Loureiro da Silva, com 2 quilômetros.

Ao todo, Porto Alegre já conta com 11 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que outros projetos estão em andamento. “Estamos avançando cada vez mais na construção de espaços para o deslocamento de ciclistas. Novos projetos estão em andamento para o primeiro semestre de 2013. Em um futuro próximo, faremos a ligação das redes cicloviárias”, projeta.

Prefeitura de Porto Alegre

____________________

O leitor Guilherme K. Schneider  nos envia esta foto de hoje:

ciclofaixa-sete-setembro-poa



Categorias:Bicicleta, Ciclofaixas, ciclovias

Tags:,

20 respostas

  1. Olha, não sou entendido em bicicletas, mas ela me pareceu larga o suficiente para duas bicicletas, mas as calçadas vão ser um problema, eu mesmo seeempre ando na rua, por que as calçadas na sete de setembro tem um caimento que me dói as pernas.

    Pode ser a idade (sóquenão), mas é um sr incomodo.

    Eles colocaram cavaletes em toda sete de setembro, acredito que pra demarcar onde vão fazer as pinturas.

    Sinaleiras, eu não acho vai precisar, ja que existem varios azuisinhos no centro, raramente tive problemas com motoristas na sete de setembro.

    Só falta mesmo lugares para guardar as bikes.

    Minha duvida é se vão retirar as areas azuis que ela vai passar, ou se os carros vão ficar ao lado, ja que boa parte da sete de setembro tem area azul.

  2. Nossa como é complicado fazer uma ciclo faixa né, deve ter custado uma fortuna.

    • Relendo essa minha ironia me surgiu uma duvida. Na matéria da prefeitura diz que é uma “ciclovia”, mas como ela ocupa uma “faixa” da rua, não seria ciclofaixa?
      Se alguém entendido do assunto souber explicar, agradeço.

      • As inteligentíssimas Prefeitura e EPTC ñ sabem a distinção de ciclovia e ciclofaixas, MILES de vezes tentamos explicar, mas os ignorantes sempre continuarão a, somente, falar em ciclovia pra tudo””

      • A diferença entre ciclofaixa e ciclovia é a separação com a pista, se for só pintura é ciclofaixa, mas pela largura tá parecendo que vão fazer duas mãos e colocar uma separação maior com a pista, ai é ciclovia.
        Pelo menos esta estão fazendo na rua e não na calçada.

  3. E essa tinta é a mesma tinta sabão da ciclo da Ipiranga???
    super escorregadia, quero ver pessoal caindo ai em dia de chuva, falo mais pelos pedestres desavisados…

  4. Aguardando o primeiro atropelamento de pedestres por bicicletas. A calçada é estreita e vai ter muito pedestre usando a ciclovia pra ultrapassar velhos e gordas com sacolas. Mas é bom ter um local apropriado para pedalar da estação do BikePoa no Mercado até o Gasômetro.

  5. Legal, mas precisava errar a mira e pintar o meio-fio???

  6. Boa notícia. Porém, quando falamos em metros de ciclovias, estamos mal, muito mal.

  7. “Em um futuro próximo, faremos a ligação das redes cicloviárias”. Ótimo, mas, será que só eu penso que isso é lógico?

  8. Esse trabalhador não deveria estar usando máscara?

    • Máscara E luvas E óculos que protegesse bem os olhos (tipo de mergulhador) E calças (ou uma bota a la 7 léguas).

      Brabo, a EPTC como pública tinha que dar exemplo mas não consegue!

      Ah e protetor solar também… quem trabalha na rua ganha um frasco com FPS15/30, manipulado e fedidinho porque Sundown/Nivea/Copertone é caro haha

Faça seu comentário aqui: